A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
É o estudo da variação nas propriedades físicas do solvente quando adicionado um soluto não volátil. As propriedades coligativas dependem da quantidade de partículas dissolvidas. PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Pressão que o vapor do líquido saturado exerce sobre o líquido.

3 TONOSCOPIA É o estudo do efeito do abaixamento da pressão máxima de vapor de um determinado líquido, tendo como responsável um soluto não-volátil. Um sólido que não passe facilmente para o estado gasoso em meio ao aquecimento (como acontece com o iodo) em um líquido puro (água, por exemplo), a pressão máxima de vapor desse líquido irá diminuir.

4 EXEMPLO:

5 EBULIOSCOPIA Um líquido entra em ebulição quando a pressão de vapor é igual à pressão externa, isto é, num local onde a pressão atmosférica é igual a 760 mm de Hg, os líquidos fervem na temperatura em sua pressão de vapor se igualar a este valor. A água ferve a 100ºC, quando a pressão externa for de 760 mm de Hg. Se a pressão atmosférica num determinado local é menos que 760 mm de Hg, no topo de uma montanha, por exemplo, a água ferve numa temperatura mais baixa que 100ºC.

6 A pressão de vapor de um líquido está diretamente relacionada com o ponto de ebulição. O éter e a acetona, apresentam pontos de ebulição baixo, 34,6 e 56ºC, respectivamente, apresentam elevada pressão de vapor, por isso, são muito voláteis. Quanto maior é a pressão de vapor de um líquido, menor será o seu ponto de ebulição.

7 EXEMPLO:

8 CRIOSCOPIA Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. O fenômeno da Crioscopia ocorre quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade descrita.

9 EXEMPLO:

10 OSMOMETRIA A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

11 Permeabilidade Membranas permeáveis: são membranas que deixam difundir o solvente e o soluto. - Membranas semipermeáveis: são membranas que deixam difundir apenas o solvente, impedindo a difusão do soluto. - Membranas impermeáveis: são membranas que não deixam difundir nem o solvente e nem o soluto.

12 EXEMPLO: OSMOSE

13 NOME: Rafael Laurindo N° 21 2° “B”
Trabalho Apresentado à Disciplina de Química sob orientação da Prof. (a) Cirlene Amate e com tema escolhido pela própria. NOME: Rafael Laurindo N° 21 2° “B”


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google