A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Mundial do Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Mundial do Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Dia Mundial do Ambiente
A Poluição

2 índice O que é a Poluição? 2 Tipos de poluição
3 Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos 4 Poluição global 4.1 Efeito estufa 4.2 Aquecimento global Continuação Poemas sobre o dia Mundial do Ambiente A minha opinião Bibliografia e identificação

3 O que é a Poluição? A poluição pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes que contaminam o ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos.

4 Tipos de Poluição A Aviação civil é uma das maiores fontes de poluição sonora nas grandes cidades. O termo poluição também se pode referir a ondas electromagnéticas ou radioactividade. Uma interpretação mais ampla do termo deu origem a ideias como poluição sonora, poluição visual e poluição luminosa. No caso da poluição sonora, esta é o efeito provocado pela difusão do som em grande quantidade, muito acima do tolerável pelos organismos vivos, através do meio ambiente. Dependendo de sua intensidade causa danos irreversíveis em seres vivos. A Aviação civil (aviões) é uma das maiores fontes de poluição sonora nas grandes cidades. Outros tipos de Poluição: Poluição atmosférica Poluição hídrica Poluição do solo Poluição sonora Poluição térmica

5 Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos
Dioxinas - provenientes de resíduos e do lixo, podem causar cancro, má formação de fetos, doenças neurológicas, etc. Partículas emitidas por carros e indústrias, afectam o pulmão, causando asma, bronquite, alergias e até cancro. Chumbo - metal pesado proveniente de carros, pinturas, água contaminada, indústrias, afecta o cérebro, causando problemas mentais e outros efeitos sérios na coordenação motora e na capacidade de atenção. Mercúrio - tem origem em centrais eléctricas e na incineração de lixo. Assim como o chumbo, afecta o cérebro, causando efeitos igualmente graves. Pesticidas, Benzeno e isolantes podem causar distúrbios hormonais (nas hormonas), deficiências imunológicas, má formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, cancro do testículo e do ovário.

6 Poluição Global Os problemas da poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozono, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população. A explicação para toda essa dificuldade reside no facto de se tratar de uma poluição cumulativa ou seja, os seus efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro.

7 Efeito se Estufa A Terra recebe uma quantidade de radiação solar, a maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) reflectido para o espaço. A concentração de gás carbónico que vem principalmente da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra deve reflectir para o espaço. O calor não sendo irradiado para o espaço provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.

8 Aquecimento Global Devido à poluição atmosférica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a médio e longo prazo pode ter carácter irreversível e, por isso, desde já devem ser adoptadas medidas para diminuir as emissões dos gases que provocam esse aquecimento. Outros cientistas, no entanto, admitem o aumento do teor do gás carbónico na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gás tem origem na concentração de vapor de água. Essa controvérsia acaba adiando a tomada de decisão para a adopção de uma política que diminua os efeitos do aumento da temperatura média da Terra. O carbono presente na atmosfera garante uma das condições básicas para a existência de vida no planeta: a temperatura. A Terra é aquecida pelas radiações infravermelhas emitidas pelo Sol até uma temperatura de –27ºC. Essas radiações chegam à superfície e são reflectidas para o espaço. O carbono forma uma placa protectora que aprisiona parte dessas radiações infravermelhas e as reflecte novamente para a superfície. Isso produz um aumento de 43ºC na temperatura média do planeta, mantendo-a em torno dos 16ºC.

9 Continuação Sem o carbono na atmosfera a superfície seria coberta de gelo. Devido à poluição atmosférica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a médio e longo prazo pode ter carácter irreversível e, por isso, desde já devem ser adoptadas medidas para diminuir as emissões dos gases que provocam esse aquecimento. O excesso de carbono, no entanto, tenderia a aprisionar mais radiações infravermelhas, produzindo o chamado efeito estufa: a elevação da temperatura média a ponto de reduzir ou até acabar com as capotas de gelo que cobrem os pólos. Os cientistas ainda não estão de acordo se o efeito estufa já está ocorrendo, mas preocupam-se com o aumento do dióxido de carbono na atmosfera a um ritmo médio de 1% ao ano. A queima da cobertura vegetal nos países subdesenvolvidos é responsável por 25% desse aumento. A maior fonte, no entanto, é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, principalmente nos países desenvolvidos.

10 Poema sobre o dia Mundial do Ambiente
Os fumos dos carros, Dos foguetões e das fábricas Contaminam o ar, É por isso que nos custa a respirar. Não provoques incêndios... As árvores não são para estragar, Lembra-te que sem elas, Não podemos respirar. Aqui termino Esta poesia Sobre o ambiente Do nosso dia a dia. Não polua o ambiente Temos de ajudar Porque muitas pessoas Só lixo sabem deitar. Não o polua Não lhe faça mal Tem que ficar bonito Pois é de Portugal. No Dia do Ambiente Todos vamos ajudar Agradeça ao ambiente Por ele nos resguardar.

11 A minha opinião Por isso, temos de prevenir hoje para ter amanhã.
Escolhi este tema porque infelizmente é uma realidade muito presente no nosso dia a dia, e, se não tomarmos medidas rapidamente qualquer dia só respiramos fumo, e depois perceberemos que a culpa foi toda nossa. Por isso, temos de prevenir hoje para ter amanhã.

12 Bibliografia WWW.WIKIPÉDIA.PT Trabalho realizado por: Inês Costa Nunes


Carregar ppt "Dia Mundial do Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google