A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grandes Migrações Alguns animais percorrem milhares de quilómetros para garantir a sobrevivência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grandes Migrações Alguns animais percorrem milhares de quilómetros para garantir a sobrevivência."— Transcrição da apresentação:

1 Grandes Migrações Alguns animais percorrem milhares de quilómetros para garantir a sobrevivência.

2 Andorinha-do-mar-árctica
Esta ave vive num eterno Verão, acasalando no Árctico e voando depois até à Antárctida: uma viagem de ida e volta de Km

3 Andorinha das chaminés
Aristóteles atribuiu a sua ausência no Inverno à hibernação, uma crença que perdurou durante séculos. Hoje, sabe-se que migram.

4 Búteo das pradarias Bandos destas aves realizam uma viagem de Km entre a América do Norte e as pampas, com paragens ocasionais. Os bútios orientam-se recorrendo a marcos como os rios existentes ao longo da sua rota.

5 Ganso de cabeça listada
Pulmões e músculos especializados dão-lhe energia para voar sobre os Himalaia a uma altitude com baixo teor de oxigénio. Este ganso consegue voar à altitude dos voos comerciais.

6 Morcego grande Os morcegos arborícolas são migradores. Por ironia, as mortes causadas pelas turbinas eólicas revelam as suas rotas migratórias. Os morcegos orientam-se pelo campo magnético da terra, calibrando a direcção à noite pelo pôr do Sol.

7 Saiga Viveu na Idade do Gelo ao lado dos mamutes. Usa o nariz para filtrar a poeira e o frio enquanto pasta nas estepes da Ásia Central. Os machos de saiga migram dez dias antes das fêmeas e deslocam-se mais depressa. As fêmeas seguem-nos.

8 Gnu A última grande migração terrestre do planeta leva os gnus do Serengeti ao Quénia, atravessando o rio Mara, em busca de novos pastos. Singular em áreas protegidas, a manada de Serengeti-Mara é a única população saudável de gnus em África.

9 Baleia cinzenta Deixando o local de alimentação estival no Árctico, viaja 8.000Km até ao México, reproduzindo-se nas águas abrigadas da Baixa Califórnia. Os olhos das baleias ajustam-se para melhorar a visão acima e abaixo da superfície, acompanhando marcos na costa e no fundo do mar. Também se orientam pela rebentação.

10 Atum do pacífico Nascem junto do Japão. Alguns rumam para leste, até à Califórnia e ao México, e regressam aos locais de desova na idade adulta. Os músculos bem irrigados do atum permitem-lhe viajar longas distâncias atravessando águas a diferentes temperaturas.

11 Tartaruga comum Nenhuma viaja mais do que a tartaruga comum, que nada Km até regressar à praia onde nasceu. Atraída pela luz reflectora do mar, uma tartaruga recém nascida começa a viajar.

12 Enguia europeia Os adultos em idade fértil migram até locais de desova no oceano. Só os seus descendentes regressam, aproveitando as correntes.

13 Tubarão branco Na última década, descobriu-se que os tubarões brancos fazem viagens transoceânicas, possivelmente para acasalar. Os tubarões detectam a carga eléctrica produzida pelo campo magnético da Terra através de um órgão localizado na cabeça, que ajuda os migrantes a orientarem-se.


Carregar ppt "Grandes Migrações Alguns animais percorrem milhares de quilómetros para garantir a sobrevivência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google