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Professores colaboradores: Ana Jansen Andrea Matos Gerson Pedro

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Apresentação em tema: "Professores colaboradores: Ana Jansen Andrea Matos Gerson Pedro"— Transcrição da apresentação:

1 Professores colaboradores: Ana Jansen Andrea Matos Gerson Pedro
MATERIAL DE APOIO - TCC Professores colaboradores: Ana Jansen Andrea Matos Gerson Pedro Giuseppina Adele Rischioni Khalil Amin Khalil Neivaldo Gonçalves Costa

2 PRAZO INICIAL Os grupos (Para os 7ºs Semestres Administração) deverão elaborar e entregar um cronograma detalhado das atividade de cada componente do grupo com data especificada pelo professor. Tais como: Formação dos grupos; Tema do TCC; Pré-projeto; Etc. Os grupos (Para os 8º Semestre Administração) detalhado do até o término do TCC.

3 APOIO – TCC Regras Básicas: Papel branco A4
Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho da fonte: 12 Espacejamento (entre linhas): 1,5 (um e meio) Paginação: Canto Superior Direito Margens: - Esquerda: 3 cm - Direita: 2 cm - Superior: 3 cm - Inferior: 2 cm 50 páginas (Da introdução até a conclusão)

4 CUIDADOS DIVERSOS E CUIDADOS PARA TRANSMISSÃO E TROCAS DE ARQUIVOS
Todos os arquivos deverão ser salvos no pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e etc) na versão até 2003; Na formatação final conferir os parâmetros de margem, fonte, espacejamento que podem ter sido alterados por ocasião das trocas de arquivos pelos integrantes do grupo; A redação deve respeitar a 3ª pessoa do singular ou até mesmo a 3ª pessoa do plural, e não deve conter a prática do “gerundismo”; Um integrante do grupo, que não o que gerou a versão final, fazer uma revisão final, procurando erros, tais como: - Erros de formatação; - Erros de ortografia e concordância; - Palavras em língua estrangeira deve ser digitadas em Itálico; - Organizar as referências, primeiramente as bibliográficas e depois as webgráficas (eletrônicas/digitais) em ordem alfabética de entrada;

5 CUIDADOS DIVERSOS - CONTINUAÇÃO
Conferir se todas as citações presentes no desenvolvimento do trabalho constam na bibliografia; Não deixar de numerar as folhas dos anexos; Conferir o formato das referências bibliográficas e webgráficas (digitais) conforme norma vigente; Conferir se todas as ilustrações, tabelas, gráficos (devidamente numeradas) e abreviações constam das suas respectivas listas; O resumo não é uma enumeração de tópicos, trata-se de uma seqüência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 500 palavras, seguidas das palavras-chave; Sugestão para conversão do trabalho final em formato .PDF: usar o programa freeware chamado PrimoPDF a disposição em ou com o Professor Khalil;

6 CUIDADOS DIVERSOS - CONTINUAÇÃO
Só colocar em nota de rodapé algum breve comentário ou uma pequena explicação a respeito do tópico abordado, em detrimento da permissão da norma para referências bibliográficas ou webgráficas; Não colocar no rodapé referências bibliográficas ou webgráficas. Utilizar o espaço específico para essa finalidade nos elementos pós-textuais (Final do T.C.C.).

7 CUIDADOS DIVERSOS - APRESENTAÇÃO
Indumentária / vestimenta condizente com uma apresentação à banca avaliadora; Dirigir-se à banca sempre de maneira formal e respeitosa. Na hipótese de ser necessário fazer qualquer esclarecimento acerca do trabalho, pedir permissão à banca para fazê-lo. Não fazer uso do “gerundismo” como “muleta” de linguagem – “Vou estar falando” – “Vou estar apresentando”; Padronização das anotações de apresentação (“Cola”). Não usar qualquer tipo de papel; Evitar a leitura do conteúdo dos slides durante a apresentação; Caso o grupo decida por apresentar algum conteúdo de cunho emocional, por exemplo, fotos, imagens e depoimentos, pedir permissão à banca;

8 CUIDADOS DIVERSOS – APRESENTAÇÃO - CONTINUAÇÃO
Antes de iniciar sua apresentação, o integrante do grupo deve apresentar-se. Sendo o primeiro apresentador, após apresentar-se, o mesmo deve apresentar o tema / foco do trabalho antes das sua respectiva apresentação; Os apresentadores, durante a apresentação, deverão olhar de maneira ampla e intermitente para a banca, para os convidados e se necessário para os slides; Respeitar o tempo sugerido de apresentação, de 15 minutos; Cada um dos integrantes dos grupos devem levar para o dia da apresentação, uma cópia da apresentação, em mais de um tipo de mídia (CD , Pen Drive), e realizar um teste prévio no equipamento que será utilizado para a apresentação, com o objetivo de evitarem falhas na abertura dos arquivos;

9 REGRAS Deverão ser obedecidas as normas metodológicas contidas na ABNT – NBR e nos livros atualizados: - TCC – Métodos e Técnicas – Nilo Otani e Francisco ª P. Fialho – Editora Visual Books, 2ª Edição ; Todos os grupos assinarão um termo de ciência relativo a prática de plágio, fornecido e arquivado pelo professor. Constatado a prática de plágio o grupo ficará automaticamente impossibilitado de apresentar o trabalho à banca avaliadora. Conforme termo de ciência assinado pelos integrantes do grupo;

10 ALGUMAS REGRAS METODOLÓGICAS
A contagem de páginas deve ser considerada a partir da folha de rosto (Não inclui a capa). A partir da Introdução (Início dos elementos textuais) as folhas devem se numeradas com algarísmos arábicos (Ex: 5, 6, 7...), inclusive os anexos inseridos após a bibliografia; no canto superior direito da página. Os anexos devem ser identificados por letras (ANEXO A /ANEXO B...) e com as páginas numeradas ao final do T.C.C., ou seja, nos elementos pós-textuais; Na capa deve conter: Nome da instituição (Faculdade); Título do trabalho; Local e Ano. A lista de nomes dos alunos aparecerá ela primeira vez na folha de rosto. Obs: Desconsiderar “NOME DO GRADUANDO” no exemplo de capa da página 131 do livro do Nilo Otani.

11 ESTRUTURA FÍSICA DO TCC

12 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS OBRIGATÓRIO / OPCIONAL
Capa Obrigatório Folha de Rosto Folha de Aprovação Dedicatória Opcional Agradecimentos Epígrafe Resumo Resumo em Língua Estrangeira Obrigatório Lista de Tabelas e Quadros Lista de Ilustrações e Figuras Lista de Abreviaturas e Siglas Lista de Anexos Sumário Fonte: Adaptado de ABNT NBR 14724, 2005

13 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências – Bibliográficas e Webgráficas - Obrigatórias Apêndice - Opcional Anexos - Opcional Glossário-Opcional

14 ALGUMAS REGRAS METODOLÓGICAS
Título de capítulo (caixa alta / à margem esquerda e em negrito); Separar as referências bibliográficas das referências webgráficas (eletrônicas); As bibliografias e webgrafias são em ordem alfabética; A CAPA NÃO TEM BORDAS; Observar exemplos de capa e lombada no livro recomendado;

15 ALGUMAS REGRAS METODOLÓGICAS
Só poderão ficar até 3 parágrafos sem referenciar, a partir do 4º voltar a referenciar; Mudando o tópico, obrigatoriamente terão que voltar a referenciar; Observar as regras de citações, tais como, citação breve, citação longa, “citação antes” e “citação depois”, conforme norma e livro recomendado;

16 PRAZOS DE ENTREGA – DAS ATIVIDADES DE TCC.
- Os prazos serão informados no decorrer das aula; - A disciplina de TCC trata-se de uma disciplina receptiva (não ativa), ou seja o aluno produz e o professor orienta.

17 Ótimo trabalho!


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