A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA."— Transcrição da apresentação:

1 5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA

2 O REI NÃO É UMA DIVINDADE (como em outros povos)
O REI NÃO É UMA DIVINDADE (como em outros povos). É simplesmente REPRESENTANTE de DEUS e SERVIDOR do POVO Deus não está sujeito a um estado, a uma nação. Ele está a favor dos pobres e protege a sociedade que se constrói observando os seus mandamentos (TORAH). O rei, em Israel, é um irmão submisso à TORAH. Com a Monarquia surgem os Profetas, que não poupam as palavras para criticar os abusos de poder. A subida ao trono de David, depois do Êxodos, é 2º acontecimento mais importante de todos o A.T.

3 Promessas de Deus a David (2Sam 7)
O Rei David disse ao profeta Natan: «Não vês que eu moro num palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus está abrigada numa tenda?» (v. 2) Natan responde: «o Senhor faz hoje saber que será Ele próprio quem edificará uma casa para ti…. A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre".» (vv. 11 e 16) Este texto ajuda-nos a compreender porquê o Messias é apresentado como «Filho de David» (cfr. Is 7,14 e Is 11)

4 ALIANÇA COM O REI DAVID (2 Sam 7): A PROMESSA DO MESSIAS QUE HÁ DE VIR
Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» (Lc 1,30-33) Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre". (2Sam 7,12-16)

5 O PROFETA ISAIAS EVANGELHO DE S. MATEUS Ano 740 – Rei Ezequias Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Mt 1, 23 Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel. Is 7, 14

6 O PROFETA MIQUEIAS a.C. Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as cidades de Judá, é de ti que me há-de sair aquele que governará em Israel. As suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias de um passado longínquo. Ele permanecerá firme e apascentará o seu rebanho com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. (Mq 5,1.3) 3Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura (Lc 2,3-7)

7 6. A ALIANÇA NOS PROFETAS A TEOLOGIA DO CORAÇÃO: ADERIR INTERIORMENTE
AO DEUS DA ALIANÇA

8 OSEIAS, O PROFETA DO AMOR E DA MISERICÓRDIA
Então, te desposarei para sempre;desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com amor e misericórdia. Desposar-te-ei com fidelidade, e tu conhecerás o Senhor. (Os 20, 18-20)

9 JEREMIAS: UMA NOVA ALIANÇA
31Dias virão em que firmarei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá - oráculo do Senhor… Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (Jr 31,31-34)

10 O profeta Jeremias traz uma ideia absolutamente original: a Aliança antiga, escrita em tábuas de pedra, chegou ao fim. Agora Deus inaugura um tempo novo, em que Ele mesmo escrever a Lei no coração do homem. É uma intervenção de Deus, será Ele o Mestre desta nova Aliança!


Carregar ppt "5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google