A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia 28.03 Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia 28.03 Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia 28.03 Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga escala. Principais aspectos do delineamento de uma proposta de avaliação. Principais aspectos do delineamento de uma proposta de avaliação.

2 Desenvolvimento do trabalho Tarde do dia 28.03 Experiências de avaliação: o que podemos aprender com elas. Experiências de avaliação: o que podemos aprender com elas. Reflexão sobre os conceitos, características e tendências no contexto de cada Estado. Reflexão sobre os conceitos, características e tendências no contexto de cada Estado.

3 Avaliação Conceitos e características A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

4 Fortalecimento da avaliação a partir da década de 90 Contexto: Estado formulador / supervisor Estado formulador / supervisor Descentralização da implementação Descentralização da implementação Autonomia para o implementador Autonomia para o implementador Foco nos resultados Foco nos resultados Maior participação da sociedade civil. Maior participação da sociedade civil.

5 Fortalecimento da avaliação Avaliação passa a ser ferramenta para garantir: Racionalização na tomada de decisão Racionalização na tomada de decisão Responsabilização do implementador Responsabilização do implementador Transparência na implementação Prestação de contas do Estado.

6 Tipos de avaliação mais usados Avaliação diagnóstica (antes do T0) Avaliação de processo (T0 aT1) Avaliação de produto (T1) Considerando-se as etapas da ação

7 Tipos de avaliação mais usados Considerando-se as etapas da ação T0 Início da ação Fim da ação T1 Diagnósti co Implemen tação Produtos Linha de tempo

8 Tipos de avaliação mais usados Avaliação de desempenho (T1) Avaliação de impacto (T1-T0) Avaliação de efetividade {T2-(T1-T0)} Considerando-se o resultado da ação T0 Início da ação Fim da ação Tempo depois do fim da ação T1T2

9 Cada tipo de avaliação pressupõe um delineamento diferente, com coleta e processamento de dados específicos.

10 Avaliação: características fundamentais IsençãoValidadeConfiabilidadePrecisão Uso Responsável

11 Esse movimento também ocorre na Educação.

12 Fortalecimento da avaliação no campo da Educação a partir da década de 90 Os movimentos internacionais de educação investem em duas frentes: acesso e qualidade. A avaliação educacional deveria informar a qualidade educacional.

13 A avaliação e a Educação Duas perguntas: O que é avaliar? O que é qualidade da Educação?

14 Evolução do entendimento sobre Avaliação Educacional Década de 50 Década de 60 Década de 70 Década de 90 Atribuir juízo de valor (juiz) Negociar (comunicador) Medir (técnico) Descrever (critérios e padrões) Fonte: Tenório, Robinson. Avaliação de programas e projetos educacionais

15 Avaliação Entendemos avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão. É bem simples: são três variáveis que devem estar sempre juntas para que o ato de avaliar cumpra o seu papel. (LUCKESI, 2000:69)

16 Avaliação Para que essa avaliação seja bem fundamentada, cada escola (cada sistema) deveria se pautar por um quadro referencial de critérios que permita inferências sobre qual a qualidade educacional desejada. (DEPRESBITERES, 2001:143)

17 Lógica da avaliação: Análise das informações Coleta de informação sobre os fatos relevantes Determinação dos fatos relevantes Definição de critérios para julgamento Aplicação dos critérios Emissão de juízo de qualidade Tomada de decisão

18 Indicadores Indicadores O uso de indicadores sistematiza a coleta de dados sobre os fatos relevantes. O uso de indicadores sistematiza a coleta de dados sobre os fatos relevantes. Sua definição varia com objetivos e capacidade de ação daquele que está avaliando. Sua definição varia com objetivos e capacidade de ação daquele que está avaliando. Antes: ênfase dada aos insumos Antes: ênfase dada aos insumos Hoje: ênfase nos resultados e produtos Hoje: ênfase nos resultados e produtos

19 Tipos de Indicadores De provisão de recursos e financiamento. De provisão de recursos e financiamento. Taxas de acesso / participação por nível. Taxas de acesso / participação por nível. Custo em cada um dos níveis. Custo em cada um dos níveis. Tamanho de turma / razão alunos / professor. Tamanho de turma / razão alunos / professor. Treinamento dos docentes. Treinamento dos docentes. Medidas do aproveitamento dos alunos em áreas chave do currículo. Medidas do aproveitamento dos alunos em áreas chave do currículo. Taxas de progresso do alunado. Taxas de progresso do alunado. Fonte: Rowe, Ken. Indicadores do Desempenho Educacional

20 Qualidade educacional Ser Humano Ser cidadão Bem viver democrático, com acesso ao conhecimento e à cultura e possibilidade de trabalho Fonte: esquema proposto a partir de Luckesi, 2000. Escolarização Ter acesso à escola Permanecer na escola Aprender na escola

21 Desafio: Identificar os indicadores que informem sobre a qualidade educacional. Articular esses indicadores para que se forme o panorama sob avaliação.

22 Avaliação de Sistema Avaliação de sala de aula

23 Semelhanças Os cuidados com os processos avaliativos devem ser comuns às escolas e aos sistemas educacionais. As perguntas conceituais norteadoras são as mesmas.

24 Diferenças Avaliação Educacional Avaliação Educacional Matriz de indicadores comum ao Estado Equipe de avaliadores Avaliação Pedagógica Avaliação Pedagógica Plano de ensino voltado para a comunidade Professores e coordenadores

25 Avaliação da escola Avaliação da escola Todos os alunos da(s) rede(s) Todos os alunos da(s) rede(s) Plano de Educação Plano de Educação Procedimentos padronizados / larga escala Procedimentos padronizados / larga escala Informa a sociedade Informa a sociedade Compromisso do Estado Compromisso do Estado Avaliação na escola Avaliação na escola Cada aluno na sala de aula Cada aluno na sala de aula Projeto político-pedagógico Projeto político-pedagógico Procedimentos variados / pequena escala Procedimentos variados / pequena escala Informa pais e comunidade Informa pais e comunidade Compromisso da equipe educacional Compromisso da equipe educacional Diferenças

26 Avaliação da escola Avaliação na escola São complementares. É preciso haver profunda articulação entre elas. São complementares. É preciso haver profunda articulação entre elas. Gestores de sistema precisam entender que NÃO são gestores de escola. Gestores de sistema precisam entender que NÃO são gestores de escola. +

27 Avaliação de Sistema Série de procedimentos, previamente estabelecidos, para coleta e tratamento de dados que, analisados a partir de padrões e critérios relacionados aos objetivos desse sistema, podem ser usados para informar a tomada de decisões e favorecer o julgamento de valor.

28 Implementa Avaliação não é um fim em si mesma. Avaliação não é um fim em si mesma. Planeja Avalia Implementa

29 Avaliação e seu uso A avaliação só se justifica se for voltada para o uso. (PATTON, 1997)

30 Características da avaliação útil, de acordo com Patton: 1 – Clareza de usos possíveis para usuários potenciais. 2- Criação e alimentação de uma cultura de teste que lastre a avaliação.

31 3 – Parceria entre avaliador, contratante, e avaliando na decisão do que avaliar e das responsabilidades sobre os resultados. 4 – Implementação reflexiva, oportuna, confiável, e integrada ao programa. 5 - Uso dos resultados de maneira transparente e responsável.


Carregar ppt "Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia 28.03 Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google