A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização Econômica e seus Impactos sobre a Saúde, Segurança e Condições de Vida dos(as) Trabalhadores(as) Fátima Pianta fatimapianta@solicomm.net

2 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Considerações iniciais Para quem compra chá inglês no supermercado da esquina, conversa com o mundo no computador de casa e viaja no final de semana para Buenos Aires, o diagnóstico deve soar como uma heresia: há mais perdedores do que ganhadores com o processo de globalização da economia.

3 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Considerações iniciais Estimula o lucro, discrimina os salários. Estimula o lucro, discrimina os salários. Favorece quem tem alta qualificação, desfavorece quem tem baixa qualificação. Favorece quem tem alta qualificação, desfavorece quem tem baixa qualificação. Favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas empresas. Favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas empresas. Ganham os credores, perdem os devedores. Ganham os credores, perdem os devedores.

4 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Caracterização O crescimento em número, poder e investimento direto das TNCs; O crescimento em número, poder e investimento direto das TNCs; a emergência de um mundo econômico tripolar; a emergência de um mundo econômico tripolar; erosão da soberania e poder dos Estados Nacionais; erosão da soberania e poder dos Estados Nacionais; pressões para redução efetiva dos gastos sociais; pressões para redução efetiva dos gastos sociais; aumento da instabilidade nos setores produtivos e financeiro; aumento da instabilidade nos setores produtivos e financeiro; aumento da disparidade na distribuição das riquezas; aumento da disparidade na distribuição das riquezas; aumento da marginalização social, política e econômica. aumento da marginalização social, política e econômica.

5 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre o Mundo do Trabalho introdução de tecnologias; introdução de tecnologias; declínio da atividades de manufatura; declínio da atividades de manufatura; a introdução de novos processos de produção e gestão do trabalho; a introdução de novos processos de produção e gestão do trabalho; as proliferação de pequenas unidades de produção; as proliferação de pequenas unidades de produção; aumento da mobilidade das unidades de produção e das empresas; aumento da mobilidade das unidades de produção e das empresas; precarização do trabalho; precarização do trabalho; aumento dos níveis de desemprego; aumento dos níveis de desemprego; aumento da intensidade e duração do trabalho; aumento da intensidade e duração do trabalho; diminuição dos níveis de remuneração. diminuição dos níveis de remuneração.

6 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre o Meio Ambiente O aquecimento global; O aquecimento global; a depleção da camada de ozônio; a depleção da camada de ozônio; a poluição da água, solo e ar; a poluição da água, solo e ar; a depleção de recursos renováveis e não renováveis; a depleção de recursos renováveis e não renováveis; a desertificação; a desertificação; a extinção de inúmeras espécies de animais e plantas. a extinção de inúmeras espécies de animais e plantas.

7 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre as Condições de Vida e Saúde dos trabalhadores - antigos padrões alta incidência de acidentes do trabalho; alta incidência de acidentes do trabalho; alta incidência de acidentes fatais; alta incidência de acidentes fatais; exposições a altas concentrações de agentes tóxicos e poluentes, com efeitos agudos e de curta latência; exposições a altas concentrações de agentes tóxicos e poluentes, com efeitos agudos e de curta latência; presença de outras doenças relacionadas ao trabalho, porem não reconhecidas tanto no aspecto legal quanto epidemiológico; presença de outras doenças relacionadas ao trabalho, porem não reconhecidas tanto no aspecto legal quanto epidemiológico; perfil de morbidade geral caracterizada pelo predomínio das doenças infecciosas e parasitárias, desnutrição e doenças carências. perfil de morbidade geral caracterizada pelo predomínio das doenças infecciosas e parasitárias, desnutrição e doenças carências.

8 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Impactos sobre as Condições de Vida e Saúde dos Trabalhadores - Padrões ou Perfis de Transição incidência significativa de acidentes do trabalho, com uma distribuição uniforme entre os diversos setores e atividades econômicas; incidência significativa de acidentes do trabalho, com uma distribuição uniforme entre os diversos setores e atividades econômicas; alta incidência, em certos casos verdadeiras epidemias, de doenças relacionadas ao trabalho; alta incidência, em certos casos verdadeiras epidemias, de doenças relacionadas ao trabalho; padrões mistos de Morbidade e Mortalidade Geral, caracterizados pela coexistência das doenças infecciosas, parasitárias e carenciais e das crônico-degenerativas e da violência. padrões mistos de Morbidade e Mortalidade Geral, caracterizados pela coexistência das doenças infecciosas, parasitárias e carenciais e das crônico-degenerativas e da violência.

9 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Agenda de Trabalho a ampliação da circulação de informações e ampliação de debate sobre o tema; a ampliação da circulação de informações e ampliação de debate sobre o tema; o intercâmbio de instrumentos de intervenção e negociação; o intercâmbio de instrumentos de intervenção e negociação; investimento na preparação de recursos humanos; investimento na preparação de recursos humanos; a construção de mecanismos e estratégias de ação conjunta. a construção de mecanismos e estratégias de ação conjunta.

10 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 Direito a Ter Direitos o direito universalizado à atenção, promoção e proteção daqueles que trabalham, independente de sua forma de inserção no processo produtivo; o direito universalizado à atenção, promoção e proteção daqueles que trabalham, independente de sua forma de inserção no processo produtivo; o direito à formação, informação e ao conhecimento, ágil e decodificada, adequada a cada usuário; o direito à formação, informação e ao conhecimento, ágil e decodificada, adequada a cada usuário; o direito à participação efetiva, em processos democráticos; o direito à participação efetiva, em processos democráticos; os princípios da solidariedade efetiva e da ética norteando as decisões e as ações. os princípios da solidariedade efetiva e da ética norteando as decisões e as ações.

11 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 O que observamos e que constituí uma preocupação crescente de âmbito mundial, é a possibilidade de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, gerando múltiplos problemas decorrentes da alteração da fonte básica da identidade psicológica, da inserção social e socialização definidas pelo trabalho remunerado, que viabiliza o acesso a bens e serviços e o exercício de direitos de cidadania, produzindo, entre outras conseqüências, novas formas de adoecimento, individual e coletivo e profundas repercussões na vida social. Portanto, no fenômeno da globalização não há nada de novo a não ser o novo padrão de acumulação capitalista: o mais perverso e excludente de toda a história da humanidade.

12 FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006... O capital, se não se lhe erguem obstáculos, procura sempre, implacavelmente e sem piedade, reduzir toda a classe operária a esse nível da mais baixa degradação. (Karl Marx) (Karl Marx)


Carregar ppt "FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A Globalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google