A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia Morais Orientador: Eduardo Tavares

3 Roteiro Introdução Motivação Objetivos Modelo em Alto Nível
Modelo em Redes de Petri Métricas Próximos Passos

4 Introdução Século XXI - Expansão dos mercados; Novo tipo de cliente;
Empresas buscam por um novo estilo de gerenciamento e de redefinem as bases da qualidade; Setor de produção agrícola do café – Cultivo até o processo de industrialização; Melhoria na qualidade do produto A necessidade de aumento de produção, da redução de custos e do aumento da qualidade de bens de consumo, tem motivado a constante evolução dos sistemas de produção (ARAÚJO ET AL., 2001). Na entrada do século XXI, com a expansão dos mercados e o uso intensivo de tecnologias, as empresas começaram a lidar com um novo cliente, que exige produtos e serviços de alto nível, obrigando-as a buscar também um novo estilo de gerenciamento e de redefinir as bases da qualidade. Isto impõe que empresas, independente da localização, busquem melhorias contínuas e aperfeiçoem produtos, processos buscando a eliminação dos desperdícios (Brito e Dacol, 2008). No setor de produção do café desde o seu cultivo até o processo de industrialização, também percebe-se essa evolução, ou seja, as buscas por melhoria na qualidade do produto, pela eficácia e eficiência com o qual o mesmo seja produzido e pela redução de custos em contra-partida com o aumento de produção tem-se intensificado.

5 Introdução Eficácia e eficiência;
Redução de custos x Aumento de produção; Segundo (PONTES ET AL., 2005) a competição entre as fábricas de café e a exigência dos clientes por produtos diferenciados aumentaram substancialmente.

6 Motivação BRASIL - Produtor e Exportador; 30% mercado internacional;
Alguns processos de produção, não apresentam desempenho satisfatórios, logo isto pode impactar em toda a cadeia produtiva; Contribuição à comunidade acadêmica e a empresa do ramo alimentício analisada; Prover melhorias no processo de produção através da análise e modelagem do mesmo;

7 Objetivos Geral Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver e validar um método formal aplicando os conceitos de Redes de Petri, a fim melhorar o desempenho do processo de produção.

8 Objetivos Específicos
Utilizar a abordagem e os conceitos de GSPN para modelar desempenho do processo de produção; Realizar um estudo de caso; Analisar o motivo pelo qual está ocorrendo o desperdício de embalagens na fase de empacotamento, bem como a capacidade de produção está sendo insatisfatória; Propor melhorias no processo de produção e implantá-las;

9 Modelo em Alto Nível

10

11 Modelo em Redes de Petri

12 Métricas As métricas a serem analisadas são: Vazão Total de Produção
((P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao)+(P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao)) Vazão de Produção (Produtos Válidos) (P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao) Vazão de Produção (Produtos com Avaria) (P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao) Utilização de Recurso P{#Operadores=0}

13 Métricas As métricas a serem analisadas são:
Vazão de Produção Diária (Produtos Válidos) ((P{#ProdutoOK>0}*1/Taxa_Producao)*(3600*8)) Vazão de Produção Diária (Produtos com Avaria) ((P{#Avaria>0}*1/Taxa_Producao)*(3600*8))

14 Próximos Passos Continuar a coleta de dados (Iniciada em 21-05);
Calcular a melhor distribuição por fase; Validar e refinar o modelo;

15 Referências PONTES, H. L. J., CARVALHO, H. J. R., CHIN, S. Y., PORTO, A. J. V., Melhoria no sistema produtivo de uma fábrica de café: estudo de caso, In: XII SIMPEP, 2005, Bauru – São Paulo.

16


Carregar ppt "Análise e Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google