A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Aula 11 – 31/10/2011 Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land’s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Aula 11 – 31/10/2011 Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land’s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Aula 11 – 31/10/2011 Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land’s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva, Rede Vende Tudo

2 Estratégias Competitivas Básicas
Para reagir as essas ameaças as empresas podem adotar uma das seguintes estratégias: Estratégia de Liderança em Custos Estratégia de Diferenciação Estratégia de Inovação Estratégia de Crescimento Estratégia de Aliança

3 Liderança em Custos Tornar-se um produtor com custos dos produtos e serviços baixos, ou encontrar uma forma de ajudar seus fornecedores e clientes a reduzir seus custos ou, então, a aumentar os custos dos concorrentes. Tecnologia da Informação Utilizar a TI para reduzir substancialmente os custos dos processos empresariais Utilizar a TI para baixar os custos para os clientes e dos fornecedores. Exemplo Wal-Mart (pág. 47)

4 Liderança em Custos - Exemplos
Wal-Mart – Estoque Just-in-time com os principais fornecedores Dell Computer – Sistema de pedidos sob medida on-line Sistema de compras e distribuição centralizado utilizado pelas grandes redes de varejo (supermercados, farmácias, vestuário, etc.)

5 Liderança em Custos – Dell Inc.
Servidores da Dell Inc. Fornecedor m Internet EAI Cliente pedidos Fornecedor n Fornecedor 1 Fornecedor 2 Fornecedor 3 Utilizando o EAI (Enterprise Application Integration) tudo se passa como se tivesse uma pessoa acessando as telas das aplicações dos fornecedores e interagindo com elas.

6 Caso Verizon ou AT&T Qual a principal estratégia competitiva da AT&T?
Qual a principal estratégia competitiva da Verizon? Qual estratégia competitiva entre as duas você escolheria?

7 Liderança em Diferenciação
Desenvolver maneiras para diferenciar os produtos e serviços de uma empresa dos seus competidores ou reduzir a vantagem que existe entre seus concorrentes e sua empresa. Isso permitirá a uma empresa forcar seus produtos e serviços para lhes dar uma vantagem competitiva em um segmento particular do mercado.

8 Liderança em Diferenciação
Tecnologia da Informação A tecnologia de informação pode ajudar nessa estratégia desenvolvendo novos atributos da TI para diferenciar produtos e serviços. Exemplos: a) Estabilidade, facilidade de uso e segurança nos portais dos bancos; b) Comodidade e benefícios nas compras via portais de comércio eletrônico; c) Serviço de pesquisa de preços via WEB (Buscapé); d) Vendas de produtos via portal WEB.

9 Liderança em Diferenciação - Exemplos
Freightways – Serviços de rastreamento das encomendas on-line Amazon – Sistema de BI propondo produtos em promoção baseados no histórico de compras do cliente. Além disso o sistema de rastreamento da ordem de pedido é bem detalhado Google – Com o acréscimo de Maps, YouTube e Gmail Web. Verizon – FiOS, Qualidade da Rede e Atendimento aos Clientes Federal Express – Rastreamento de pacotes on-line e gerenciamento de vôo

10 Cadeia de Valor – Verizon

11 Liderança em Diferenciação
Suponha que você é gestor de TI de uma fábrica de Jeans e Camisas. Que tipo de diferenciação você acha que pode introduzir na venda dos seus produtos?

12 Liderança em Diferenciação – Land’s End
Servidor da Land’s End Internet EAI Servidor da Land’s End Cliente Molde eletrônico sob medida pedidos Fábrica

13

14 Liderança em Inovação Tecnologia da Informação
Criar novos produtos e serviços que incluam componentes da TI (Câmera digital, iPOD, GPS, TV LED 3D) Desenvolver novos e exclusivos mercados ou nichos de mercados com o auxílio da TI ((iPhone, iPAD, Netbook, e-book, TV digital) Realizar mudanças radicais nos processos empresariais com utilização eficaz da TI que reduzam drasticamente os custos, melhorem a qualidade, a eficiência, ou o atendimento ao consumidor, ou reduzam o tempo de lançamento de um produto. Exemplo: indústria de móveis (fabricação), indústria de carros (uso de robôs), educação (uso do Internet), comércio (via internet – Submarino)

15 Liderança em Inovação - Exemplos
Google – Mecanismo de pesquisa super otimizado Apple – iPod, iPhone, iPad, iTouch, iTunes Groupon – Compras coletivas EBAY, Buscapé Amazon e lojas parceiras funcionando no modelo Buscapé

16 Promover Crescimento Fazer que a capacidade de produzir produtos ou serviços da empresa cresça significativamente, expandir para o mercado global, diversificar os produtos e serviços, ou integrar produtos e serviços afins.

17 Promover Crescimento Tecnologia da Informação
Utilizar a TI para gerenciar a expansão regional e global da empresa. Utilizar a TI para diversificar e integrar outros produtos e serviços. Utilizar a TI para facilitar aquisições de empresas e fusões.

18 Promover Crescimento – Exemplos
Wal-Mart – Sistema de pedidos de produtos pela rede global via satélite Citicorp – Intranet Global, Sistemas de Negócios Globais e compras globais centralizado de TI

19 Aliança Estabelecer novas uniões e alianças com clientes, fornecedores, competidores, consultores e outras empresas. Essas associações podem significar fusões, aquisições, criação de “empresas virtuais” ou outros acordos de marketing, produção ou distribuição entre a empresa e seus parceiros de negócio.

20 Aliança Tecnologia da Informação
Utilizar a TI para criar parcerias virtuais Desenvolver sistemas de informação de empresas interligadas utilizando a Internet e a extranet para suportar relacionamentos estratégicos com os clientes, fornecedores e empresas terceirizadas.

21 Aliança - Exemplos Wal-Mart /Procter & Glamble – Sistema de reposição automática do estoque pelo fornecedor ATT com contrato de exclusividade na comercialização do iPhone Renault/Nissan – Compartilhamento de infraestrutura de fábricas Sistema de compras centralizado para restaurantes, farmácias, etc. Sistema de rádio taxi.

22 Cadeia de Valor – AT&T

23 Empresa produção virtual – Cisco Systems
Pedido Cisco San JoseSS peças Estoque Cisco Conta eletrônica da Jabil e da Hamilton (2) peças Jabil St. Petersburg Estoque Jabil Produto pedido + fatura (1) peças Monta o produto, testa e envia o produto ao cliente Estoque Hamilton

24 Exercícios Artigo Vantagem Competitiva Rede de Lojas Vende Tudo

25 Aula 11 FIM


Carregar ppt "Plano Aula 11 – 31/10/2011 Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land’s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google