A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antoine Lavoisier.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antoine Lavoisier."— Transcrição da apresentação:

1 Antoine Lavoisier

2 Introdução Considerado o fundador da Química moderna, Lavoisier nasceu em 1743, em Paris, e faleceu em 1794, após ter sido condenado à morte na guilhotina. Em 1768, apenas quatro anos depois de ter concluído os seus estudos, entrou para a Academia das Ciências de Paris.

3 Trabalho desenvolvido:
Veio lançar os alicerces da Química como ciência sujeita a regras e princípios racionais, como acontecia já com outras disciplinas, como por exemplo, a Física. Apoiado no trabalho experimental, definiu a matéria pela propriedade de ter uma massa determinada, noção que desenvolveu paralelamente a um aperfeiçoamento da balança. Além disso, descobriu a composição da água e enunciou a lei da conservação da massa -“Numa reacção química, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos de reacção”. Estes conhecimentos tornaram-se essenciais para a História da Química. Definiu ainda o conceito de Elemento Químico como sendo a substância que não pode ser decomposta pela acção de processos químicos.

4 Outras actividades relevantes:
Ao mesmo tempo que se dedicava aos seus estudos científicos, Lavoisier empenhava-se na intervenção política, que era, naquele momento (a Revolução Francesa) - um campo de acção particularmente atraente. Foi suplente de deputado nos Estados Gerais de 1789, tendo sido depois nomeado, sucessivamente, membro da comissão incumbida de estabelecer o novo sistema de pesos e medidas, e Secretário do Tesouro.

5 Reagentes Produtos de reacção Depois de realizar várias experiências, Lavoisier chega finalmente ao enunciado da lei da conservação da massa (também conhecida por lei de Lavoisier). Lei de Lavoisier: “ Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”!

6 Conclusão Foi no decurso do século XVIII, que a Química adquiriu, de forma definitiva, as características de ciência experimental. Com o desenvolvimento de métodos de medição cuidadosos, tornou-se possível investigar com mais rigor os diversos fenómenos que despertavam o interesse dos cientistas da época (e dos químicos em particular). Antoine Lavoisier, pela quantidade de trabalho desenvolvido, mas essencialmente, pela qualidade e importância do mesmo, assumiu de forma decisiva, o papel de “pai da Química Moderna”.

7 Bibliografia Antoine Laurent de Lavoisier. In Diciopédia 2006 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, ISBN:

8 Realizado por: Ricardo Moreira nº ºA


Carregar ppt "Antoine Lavoisier."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google