A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODERNISMO: ANOS POSTERIORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODERNISMO: ANOS POSTERIORES"— Transcrição da apresentação:

1 MODERNISMO: ANOS POSTERIORES
REVISTAS

2 MODERNISMO APÓS A REALIZAÇÃO DA SEMANA DE ARTE MODERNA (SAM), inicia-se o primeiro e mais radical Momento Modernista. Compreendido entre 1922 e 1930, esse período é marcado por uma série de manifestos e revistas, de duração efêmera, que divulgavam as novas idéias. Confira o depoimento de Mário de Andrade: " A semana de Arte Moderna dava um primeiro golpe na pureza do nosso aristocracismo espiritual. (...) E vivemos uns oito anos até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história do país registra."

3 MODERNISMO Por ser um período de busca de definições, essa fase compreendeu alguns grupos que se dividiram ideologicamente. Em São Paulo, do lado mais engajado, estavam Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Alcântara Machado, Sergio Milliet etc. Esse grupo foi o responsável pela fundação das revistas Klaxon, Terra Roxa e Outras Terras. Além disso, Oswald de Andrade escreveu o Manifesto da Poesia Pau-Brasil e Manifesto Antropófago, que deu origem a Revista de Antropofagia. Do lado mais conservador estavam Menotti Del Picchia, Cassiano Ricardo e Plínio Salgado. Eles foram os organizadores do Grupo Verde Amarelismo, que acentuou o seu teor reacionário com a formação da Escola da Anta.

4 MODERNISMO A revista "Estética", lançada no Rio de Janeiro em 1924, liderada por Sérgio Buarque de Holanda. O seu conteúdo era muito rico em material teórico. Foi nessa revista que Graça Aranha publicou artigos que revelavam a sua tentativa em atualizar-se dentro do movimento modernista e que marcavam também o seu rompimento com a Academia Brasileira de Letras. Confira um trecho do artigo "Mocidade e Estética": "A ação do jovem moderno será eminentemente social. A estética que o inspira lhe patenteará pela análise do que é o Brasil e quais os trabalhos extremos a que se deve consagrar"

5 MODERNISMO A revista católica "Festa", também do Rio de Janeiro, da qual participavam Tasso da Silveira, Murilo Mendes e Cecília Meireles e com colaborações de Mário de Andrade. Em sua primeira fase, de 1927 a 1929, foram publicados doze números. Sua diagramação era moderna: títulos em letras minúsculas e matérias organizadas de forma pouco convencional. A revista destaca-se devido ao seu caráter crítico, apresentados ao público em longos ensaios.

6 MODERNISMO O periódico "A Revista", responsável pela divulgação das idéias modernistas em Minas Gerais, contava com a participação de Carlos Drummond de Andrade. Apesar da publicação de apenas três números essa revista abriu o caminho para o surgimento da "Revista Verde" de Cataguazes.

7 MODERNISMO


Carregar ppt "MODERNISMO: ANOS POSTERIORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google