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Edu-blogs :: Temas :: Equipas

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Apresentação em tema: "Edu-blogs :: Temas :: Equipas"— Transcrição da apresentação:

1 Edu-blogs :: Temas :: Equipas
Aula 2

2 Sumário Normas de utilização para o Edu-blog Temas para os Projectos
Temas para os Seminários Formação das equipas de desenvolvimento de SW Delineação de Papéis Escolha dum Produto de SW Âmbito desta Aula Fases da Engenharia de SW definição, desenvolvimento e manutenção Gestão de Projectos de SW (4Ps): pessoal, produto, processo e projecto

3 Edu-blog de Engenharia de SW

4 Normas para utilização
É necessário registar-se no Blogger.com para adicionar um comentário Vamos a isto.. Criarei um tópico específico para cada Equipa de Desenvolvimento cada Tema de Projecto cada Tema de Seminário etc..

5 Temas dos Projectos

6 Temas propostos para os Projectos
Bibliotecas Digitais Repositórios Institucionais, OAI Metadados, família XML Processamento de áudio, vídeo, imagens Aplicações Web Sistema para a Red Manquelepi Rede para o desenvolvimento humano sustentável Comunidades Sociais de Investigação Projecto humanitário Clientes da Espanha, Portugal e Chile Equipes multi-disciplinares que abordam temas para assessorar Câmaras, Governo, Instituições e Associações (ONGs)

7 Temas propostos para os Projectos
Sistemas Ubíquos Serviços Web XML Programação Java, C++ Dispositivos Web Ubíquos PDAs, telemóveis e PCs portáteis Middleware para telemóveis e sensores sem fio Integração Ambientes para Educação Ubíqua Baseadas em dispositivos Web ubíquos

8 Temas propostos para os Projectos
Ambientes de Ensino-aprendizagem Objectos de Aprendizagem (SCORM) Metadados, XML Apicações Web Páginas Web, Portais, etc.. Sistema para “Psicólogos sem Fronteiras” Clientes do Brasil e Espanha procurar psicólogos portugueses interessados no projecto Sistema para a Red Manquelepi Ferramenta de Apoio a Pedagogos e Docência “construir una herramienta que permita la elaboración sencilla de cuestionarios Web (test, encuestas, pruebas objetivas, etc.”

9 Temas propostos para os Projectos
Governo Electrónico Sistemas de Workflow (WfMC) XML, Serviços Web XML Programação Java, C++ ou C# (.NET Frmework) Sistemas para Câmaras e Conselhos do Algarve Buscar clientes para Aprovação de Leis Gestão do fluxo de trabalho Gestão documental

10 Temas propostos para os Projectos
Agentes de SW Aplicações Web Serviços Web XML Agentes Sistema de Buscas Buscar informações na Web “deadline”, por exemplo Compilar as páginas Web que contêm a informação Seleccionar páginas para um público-alvo Distribuir o resultado da busca para uma lista de s de usuários relacionados com o tema

11 Outros Temas de Projectos
Projectos de Fim de Curso TODOS que escolherem algum dos temas anteriores serão fortes candidatos a projectos finais baseados nos resultados desta cadeira! Temas Originais Temas Inovadores Nichos de mercado Temas de projectos oriundos da cadeira AMS aqui iremos aprender sobre Gestão de Projectos do SW..

12 Seminários

13 Estado-da-arte em Eng SW
Pesquisar Seguir as normas da IEEE para artigos científicos A mini-monografia deve conter: resumo Introdução Conceitos Trabalhos relacionados Problema Possíveis soluções Vantagens e desvantagens Conclusões Trabalhos futuros Referencias Cada equipa fará uma apresentação de 60’ (1 aula) Todos elementos da equipa devem participar

14 Temas sugerido para os Seminários
CMM – Capability Maturity Model PCMM – People Capability Maturity Model Project Office novo conceito para gestão de projectos Arquitecturas de Software arquitecturas de chamada e retorno n-camadas, OO, RPC Engenharia Web boas práticas, modelos de processos Padrões de Desenho visão empírica de sua utilização, exemplo prático ou estudo de caso SQA – Software Quality Assurement Normativa ISO 9000 novas regras e teoria de qualidade de SW Outros …

15 Equipas de Desenvolvimento
Pessoal

16 Pessoal envolvido em Projectos de SW
Gestores administrativos Gestores técnicos Profissionais ou técnicos Clientes Utilizadores finais Apesar de ser reconhecido como o factor mais importante no desenvolvimento de software, na prática isto continua a ser ignorado frequentemente Os participantes: Gestores administrativos: definem os aspectos do negócio que influem no projecto Gestores técnicos: planeiam, motivam, organizam e controlam aos profissionais e técnicos Profissionais e técnicos: proporcionam as competências técnias necessárias para a engenharia de um produto de software Clientes: definem os requisitos para a engenharia do software Utilizadores finais: interagem com o software uma vez em funcionamento

17 As equipas.. Gestores do Projecto de SW (ou Chefes de equipa)
Motivação Organização Resolução de problemas Promover ideias e inovações Incentivos por logros Equipas de software Pouco trabalho conjunto, (n individuos-m tarefas) responsabilidade centralizada no gestor Equipas e líderes informais, (n individuos, m tarefas, m<n) Equipas formais, (n individuos, t equipas, m tarefas) Para cada t, n >= 1 responsabilidade partilhada entre o chefe de equipa e o gestor

18 Estruturas da equipa Descentralizado Democrático
não há chefe permanente coordenadores de tarefas a curto prazo Descentralizado Controlado chefe definido para tarefas chefes secundários para sub-tarefas Centralizado Controlado chefe da equipa é responsável pela comunicação a alto nível pela coordenação interna da equipa Dificuldade do problema Tamanho do software Duração da equipa Modularidade do problema Qualidade e fiabilidade requeridas Rigidez na data de entrega Grau de sociabilização requerido Descentralizado democrático Sem chefe permanente Decisões por consenso Comunicação horizontal Descentralizado controlado Chefe principal e secundários Decisões de grupo mas implementação de soluções repartida entre subgrupos pelo chefe principal Comunicação horizontal entre subgrupos e indivíduos e vertical com o chefe principal Centralizado controlado Resolução interna de problemas e coordenação Comunicação vertical entre membros e o chefe Como a estrutura centralizada realiza as tarefas mais rapidamente, é a mais adequada para problemas simples. As equipas descentralizadas geram mais e melhores soluções que os indivíduos. Como que a estrutura DC é centralizada para a resolução de problemas, a estrutura DD é a melhor para problemas complexos. Como o rendimento da equipa é inversamente proporcional à quantidade de comunicação requerida, é melhor ter uma estrutura DC ou CC para projectos grandes já que facilita a formação de subgrupos Para equipas de duração prolongada a estrutura DD é melhor. Há muita evidência de ser a que produz melhores ambientes e satisfação no trabalho. Esta estrutura também é melhor para problema com baixa modularidade que requerem muita comunicação. As outras funcionam melhor em problemas mais modulares. As estruturas CC e DC produzem menos defeitos mas estes dados têm muito a ver com as actividades de controlo da qualidade implementadas. As estruturas descentralizadas requerem mais tempo para completar ou trabalho mas são melhores quando é requerida muita comunicação.

19 Problemas da equipa.. Problemas.. Como evitá-los
Ambiente de trabalho frenético Frustração por causas tecnológicas ou pessoais Má coordenação de procedimentos ou uma definição pobre ou inadequado modelo de processos Definição confusa de papéis Falhos frequentes Como evitá-los Não modificar objectivos definidos, acesso à informação requerida Atribuição apropriada de responsabilidade à equipa Selecção apropriada do modelo do processo Clara definição de papéis Técnicas de retro alimentação e solução de falhas

20 Formação de Equipas Respondam ao Tópico “Equipas de Desenvolvimento” no Edu-blog Indicando a composição da Equipa de Desenvolvimento e os respectivos papéis iniciais de cada elemento da equipa Estarei disponível on-line e em meu gabinete.. para atendimento e discussão de outras ideias

21 Escolham o Produto de SW …


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