A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica"— Transcrição da apresentação:

1 Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica
Temperatura Quantidade de Substância Intensidade luminosa kg m s A K Mol cd

2 Derivadas do S.I. Força: N=kg m s-2 Energia: J=Nm =kgm2 s-2
Área: m2 ; Volume: m3 Pressão: Pa= Nm-2 =kg m-1 s-2

3 Factores multiplicadores
Prefixo Símbolo Factor multiplicador tera- T 10 12 giga- G 9 mega- M 6 quilo- k 3 deci- d -1 centi- c -2 mili- m -3 micro- -6 nano- n -9 pico- p -12

4 Manipulação de números
Notação científica Todos os números, independentemente da sua magnitude, podem ser expressos na forma: N x 10n Se a vírgula é deslocada para a esquerda  n é negativo Se a vírgula é deslocada para a direita  n é positivo Soma e subtracção: todas as parcelas têm que ter o mesmo expoente n, depois somamos e subtraímos os N, mantendo-se o n. Multiplicação e divisão: “x”: multiplicamos os N e somamos os n. “:” : dividimos os N e subtraímos os n.

5 Algarismos significativos
São os únicos algarismos com significado de uma certa grandeza medida ou calculada. O último algarismo significativo, ao contrário dos restantes, é duvidoso. Regras para a utilização de algarismos significativos: Valor Algarismos Comentários Significativos 5,630 4 Zero com significado 0,270 3 Zero à esquerda sem significado 0,0004 1 1,0007 5 Todos os algarismos com significado 8,1 x 107 2 2 x 10–7 3,60 x 103 3600 2, 3 ou 4 Os zeros podem estar apenas a indicar a posição da vírgula

6 Operações com números significativos
“ +” e “-” : número de algarismos à direita da vírgula do resultado final é igual ao da parcela que os tiver em menor número. “x” e “:” : o número de algarismos significativos do resultado é igual ao do número de partida que os tiver em menor número. Nos cálculos intermédios devemos conservar mais um algarismo do que os significativos, só arredondando no final para o número correcto.

7 Outras unidades Pressão: atm ou mmHg Volume: l ou ml Temperatura: ºC
Energia: cal factores de conversão....saber converter

8 Cálculo algarismos significativos e arredondamento exactidão precisão


Carregar ppt "Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google