A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontuação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontuação."— Transcrição da apresentação:

1 Pontuação

2 Pontuação Os sinais de pontuação podem ser classificados em dois grupos: 1º sinais que marcam as pausas (vírgula, ponto, ponto e vírgula) 2º sinais que marcam a melodia, entoação

3 Pontuação 1º Sinais que marcam as pausas
A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Usa-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. No interior da oração, a vírgula serve: Para separar elementos que exercem a mesma função sintáctica, quando não vêm unidos pelas conjunções e, ou e nem. Ex. A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas enchem-lhe a voz de formas e cores.

4 Pontuação Para separar elementos que exercem funções sintácticas diversas: Isolar o aposto: Alice, a menina, estava feliz. Isolar o vocativo: Que ideias tristes, minha senhora! Isolar complemento circunstancial de lugar: Lá fora, a chuva cai.

5 Pontuação Entre orações, emprega-se a vírgula:
Separar orações coordenadas assindéticas. Ex: Subiram ao sótão, desceram à cave, espreitaram no poço. Antes da conjunção adversativa mas. Ex: Não era velho, mas parecia nunca ter sido novo. Isolar as orações subordinadas relativas explicativas. Ex: O Loas, que tinha relações sobrenaturais, diagnosticara um espírito.

6 Pontuação Toda a oração ou termo de oração de valor meramente explicativo pronunciam-se entre pausas; por isso, são isolados por vírgulas na escrita. Os termos essenciais e integrantes da oração ligam-se uns com os outros sem pausa; não podem, assim, ser separados por vírgula.

7 Pontuação O ponto assinala a pausa máxima da voz. Usa-se para indicar o término de uma oração declarativa. O ponto e vírgula pode marcar o fim de uma frase, mas também se usa para separar elementos de uma enumeração; corresponde-lhe também uma pausa mais ou menos longa.

8 Pontuação 2º Sinais que marcam a melodia
Os dois pontos usam-se para introduzir uma citação ou para anunciar uma enumeração ou explicação O ponto de interrogação usa-se no fim de qualquer interrogação directa. O ponto de exclamação usa-se no final de um enunciado exclamativo (espanto, surpresa, alegria, entusiasmo, cólera, dor, súplica)

9 Pontuação As aspas usam-se:
No início e fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto; Para sobressair estrangeirismos, arcaísmos, neologismos; Para marcar o título de uma obra; Para realçar ironicamente uma palavra ou expressão.

10 Pontuação Os parênteses usam-se para intercalar num texto qualquer indicação acessória, seja uma explicação dada, uma reflexão, um comentário, uma nota emocional. Os parênteses rectos usam-se na transcrição de texto alheio, em que o autor intercala observações próprias e para isolar uma construção internamente já separada por parênteses.

11 Pontuação O travessão serve para:
indicar, nos diálogos, a mudança de interlocutor; Isolar, num contexto, palavras ou frases. Ex: -Acho – e retomou o discurso – que já assustámos muito o nosso jovem!


Carregar ppt "Pontuação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google