A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância da Leitura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância da Leitura"— Transcrição da apresentação:

1 Importância da Leitura
“Quem lê, constrói sua própria ciência”. “É preciso ler, ler muito e ler bem”

2 Eficiência da Leitura A Leitura envolve algumas habilidades: interpretação e compreensão do texto. Processo Reconhecimento das palavras impressas (sílaba-sílaba; palavra-palavra; conjunto de palavras, captação de palavras em frases inteiras) Interpretação do pensamento do autor Compreensão do pensamento do autor Reprodução da idéia de modo pessoal

3 Eficiência da Leitura Deve-se FIXAR o que se lê.
Boa leitura depende do número de fixação por linha; Captar um conjunto de palavras a cada fixação, aumenta a velocidade da leitura; Quando se lê sílaba por sílaba -- leitura mais lenta; Para + eficiente deve-se ler o conjunto de palavras;

4 Técnicas de Leitura 1ª Técnica: SUBLINHA
Arte de colocar em destaque as idéias principais e palavras-chave de um texto; Embora, não haja normas fixas para execução da sublinha, é importante que se crie um código pessoal. O hábito de sublinhar se adquire pela repetição tornando-a mecânica.

5 Indicações Auxiliares para SUBLINHAR
Não sublinhar na 1ª leitura, a menos que se tenha prévio conhecimento do assunto. Sublinhar apenas o importante: idéias principais, dando destaque as palavras-chaves. Como uma constelação, a idéia principal está circundada de outros elementos que só servem de suporte.

6 Indicações Auxiliares para SUBLINHAR
Sublinha quando bem feita possibilita releitura semelhante a telegrama. Passagens importante ou duvidosas (Traço ou ? à margem). Não interromper a leitura ao encontrar palavras desconhecidas (anotar e depois procurar o significado) Servir de “palavras-ferramentas”: substantivo e verbo indicadores de relações entre idéias (como, logo, portanto) Pode, ainda, usar # cores.

7 Técnicas de Leitura 2ª Técnica – ESQUEMAS E RESUMOS APÓS LEITURA.
Serve para melhor captar, discernir, assimilar, gravar e facilitar a evolução futura dos conteúdos.

8 Esquema É o plano, linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento do seu escrito. O plano delimita um tema e estabelece trajetória básica de sua apresentação, tornando possível uma visão geral.

9 Esquema – Regras para Elaboração
Ser fiel ao texto. Destacar no tema os títulos e subtítulos. Ser simples, claro. Não apenas reunir ideais e fatos, também subordiná-los, Manter sistemas uniforme de observação,gráficos e símbolos.

10 Resumo È formado por parágrafos com sentido completo.
Comporta apreciação crítica a partir de uma posição assumida.

11 Resumo – Regras para Elaboração
Não resumir antes de ler, esclarecer todo o texto, sublinhar, fazer breves anotações à margem do texto. Ser breve e compreensível. Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e anotações a margem do texto. No caso de transcrição textual, usar “aspas”. Juntar as idéias integradoras, referências bibliográficas e críticas de caráter pessoal.

12 Linguagem Científica Impessoal Clareza Concisão
Despojadas de adjetivação Uso correto de formas de tratamento Objetividade Uso das Normas Técnicas.

13 Forma de Apresentação de textos
RESUMO RESENHA PROJETO DE PESQUISA RELATÓRIO MONOGRAFIA DISSERTAÇÃO (

14 Forma de Apresentação de textos
TESE SINOPSE E RESUMO (texto reduzido) ARTIGO CIENTÍFICO (publicação de resultados estudo) PAPER OU COMUNICAÇÃO ESCRITA (destina-se p/ comunicação oral) INFORME CIENTÍFICO (resultados parciais) ENSAIO CIENTÍFICO (proposta pessoal doa autor)

15 Fases da Pesquisa Científica
Pré-Projeto Projeto Coleta de dados/ interpretação e análise Redação do texto científico Apresentação gráfica dos trabalhos científicos.


Carregar ppt "Importância da Leitura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google