A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler e Levantar Esquemas e Resumos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler e Levantar Esquemas e Resumos"— Transcrição da apresentação:

1 Ler e Levantar Esquemas e Resumos
Natureza, função e regras do esquema

2 Definição: “esquema é o plano, a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento de seu escrito; esse plano delimita um tema, estabelece a trajetória básica de sua apresentação, subordinando ideias, selecionando fatos e argumentos.

3 Regras Seja fiel ao texto.
Apanhe o tema do autor, destaque títulos e subtítulos. Seja simples, claro e distribuído organicamente. Subordine ideias e fatos. Mantenha um sistema uniforme.

4 Resumo Consiste em reduzir o texto em suas unidades essenciais de pensamento, sendo fiel às ideias do autor e conciso para não ser muito extenso nas observações. A disposição das ideias deve ser organizada de forma que o aluno não precise recorrer ao texto original. Não indica tópicos apenas, mas condensa as ideias, fazendo uma apreciação das mesmas.

5 “O trabalho de Resumir ajuda a captação, a análise, o relacionamento, a fixação e a integração daquilo que estamos estudando, assim como facilita sua evocação e reduz o tempo destinado à preparação de provas, aumentando o aproveitamento geral”. (RUIZ, 2008, p. 44)

6 Dicas de como resumir bem
Não pretender resumir antes de ler, de esclarecer todo o texto, de sublinhar, de fazer breves anotações à margem do texto. Ser breve e compreensível: não se estenda demasiado, mas deve ser o suficiente, dispensando a leitura do texto original. Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e anotações à margem do texto.

7 Nos casos de transcrição textual, usar aspas e fazer referência completa à fonte consultada. É uma forma de valorizar seu resumo, ainda mais se for acompanhado de uma valorização crítica. Juntar, especialmente ao final, ideias integradoras, referências bibliográficas e críticas de caráter pessoal.

8 “Não basta ler uma, duas ou até três vezes o mesmo texto
“Não basta ler uma, duas ou até três vezes o mesmo texto. É preciso parar para analisá-lo, criticá-lo, questioná-lo, anotá-lo, sublinhá-lo, retê-lo, [parafraseá-lo] mentalmente e, quando necessário, em resumo escritos; é preciso captar com discernimento, analisar, associar, assimilar e reter com tenacidade, crescer através do desenvolvimento interno e não por agregação ou amontoamento desordenado de informações superficiais e assistemáticas. A leitura cultural é um trabalho de garimpeiro, não um passatempo ocioso.” (RUIZ, 2008, p.47)Adaptado.


Carregar ppt "Ler e Levantar Esquemas e Resumos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google