A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico"— Transcrição da apresentação:

1

2 Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: Júlio Gouveia Rita Ferreira 2013

3 Objetivos da Apresentação
Divulgação de forma simples de alguns aspectos relativos ao conforto acústico salientando a importância que este tem na sala de aula. Apresentação do metodologia de medição que será efetuada no âmbito do Projeto QUAMIS.

4 O QUAMIS tem como objetivo avaliar a Qualidade do Ambiente Interior
Conforto Térmico Conforto Visual Conforto Acústico Qualidade do Ar Interior O QUAMIS tem como objetivo avaliar a Qualidade do Ambiente Interior

5 O que é o ruído? Ruído é um tipo de som desagradável ou indesejável, suscetível de causar incomodidade ao auditor.

6 Qual é a relação entre fontes sonoras e nível de ruído?
Nível Decibel (dB(A)) concerto de rock; descolagem de um avião a jato; disparo de uma arma motosserra; pressão de ar; discoteca; camião ferramentas elétricas; motociclos; fábricas; martelo pneumático 90-100 cortador de relva; metro; funcionar de um restaurante; 75-90 trafego rodoviário, secador de cabelo; telemóvel; rádio 70-80 conversa normal 50-70 escritório silencioso 40-45 sussurrar 20-50

7 Qual a relação entre os níveis de ruído e o bem-estar?

8 Porque é que o ruído na sala de aula é um problema?
O ruído afeta a saúde e o desempenho. Segundo a Organização Mundial de Saúde o nível máximo recomendado é de 35 dB dentro de uma sala de aula vazia e de 55 dB no exterior.

9 Efeitos do Ruído Sobre o organismo
Sobre o comportamento, o rendimento e a comunicação Auditivos: Exposição aguda, efeitos traumáticos; Exposição crónica. Comportamento: Nervosismo; Irritabilidade; Ansiedade; Agressividade; Intolerância Não auditivos: -Alteração do ritmo cardíaco; -Alteração do ritmo respiratório; -Alterações das secreções gastrointestinais; Alteração hormonal. Rendimento: Falta de atenção; Perda de eficácia; Fadiga. Comunicação: Interferência na comunicação

10 Rendimento Comunicação Comportamento

11 Quais são as principais fontes de ruído numa sala de aula?
Fontes exteriores Vias de tráfego Ruído nos corredores Máquinas de ventilação, etc… Fontes interiores Arrastar das cadeiras, sistema de aquecimento

12 Ruído nos Corredores Vias de Tráfego

13 Arrastar das Cadeiras Ventilação

14 Equipamentos utilizados no QUAMIS para medir o ruído
Sonómetro: aparelho destinado à obtenção do nível de pressão sonora Medição de ruído no exterior da sala de aula Medição de ruído no interior da sala de aula

15 FIM Um ambiente confortável na sala de aula permite uma melhor concentração do aluno, proporcionando assim condições mais adequadas de aprendizagem!


Carregar ppt "Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google