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Planilha Eletrônica - Excel

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Apresentação em tema: "Planilha Eletrônica - Excel"— Transcrição da apresentação:

1 Planilha Eletrônica - Excel
Fórmulas Básicas

2 Inserção e edição de fórmulas
Procedimentos: Selecione a célula em que se quer inserir a fórmula. Digite um sinal de igual (=) para informar o Excel de que se está inserindo uma fórmula. Digite os operandos e operadores da fórmula. Pressione “Enter” para confirmar a fórmula.

3 Inserção e edição de fórmulas
Existem três diferentes modos de entrada no Excel, que determinam como o programa interpreta certas ações do mouse e pressionamentos de tecla: Quando se digita o sinal de igual para iniciar uma fórmula, o Excel passa ao modo de digitação, que é o modo que é empregado para inserir texto (como os operandos e operadores da fórmula).

4 Inserção e edição de fórmulas
Se uma tecla de navegação (como Page Up, Home ou uma tecla de seta) for pressionada ou se uma outra célula for selecionada na planilha, o Excel entrará no modo pronto. Esse modo é empregado para selecionar uma célula ou intervalo de células como operando de uma fórmula. Nesse modo podem ser utilizadas quaisquer técnicas padrão de seleção de intervalo. O retorno ao modo de digitação ocorre ao digitar qualquer operador ou caractere.

5 Inserção e edição de fórmulas
Se a tecla F2 for pressionada, o Excel entrará no modo de edição, que o modo utilizado para fazer modificações na fórmula. Neste caso, por exemplo, as teclas de setas moverão o cursor através da fórmula, permitindo sua edição. Ao pressionar novamente a tecla F2, retorna-se ao modo de digitação.

6 Fórmulas aritméticas Combinam números, endereços de célula e resultados de função com operadores matemáticos para realizar cálculos.

7 Fórmulas aritméticas

8 Fórmulas de comparação
Instrução que compara dois ou mais números, string de texto, conteúdo de célula ou resultados de função. Se a instrução for verdadeira, o resultado da fórmula receberá o valor lógico VERDADEIRO (que é correspondente a qualquer valor lógico não-zero). Se a instrução for falsa, a fórmula retornará o valor lógico FALSO (que equivale a 0).

9 Fórmulas de comparação

10 Fórmulas de texto É uma fórmula que retorna texto. O operador empregado é o ‘e comercial’ (&), que permite trabalhar com células de texto, string de texto entre aspas e resultados de funções de texto.

11 Fórmulas de referência
Combinam duas referências de células ou intervalos para criar uma referência conjunta única.

12 Precedência de operadores

13 Precedência de operadores
Para sobrescrever a ordem de precedência de operadores descrita anteriormente, torna-se necessário o uso de parênteses. Nesse caso, o Excel realizará as operações entre parênteses antes que as demais. Observa-se, contudo, que se houver várias operações dentro dos parênteses, as regras de procedência anteriores continuam verdadeiras.

14 Precedência de operadores
Não se utilizam colchetes ou chaves nas fórmulas digitadas no Excel; tais símbolos devem ser substituídos por parênteses. No caso de vários parênteses aninhados, a prioridade sempre é dada ao conjunto mais interno.

15 Controle de cálculos de planilha
Por padrão, o Excel calcula uma fórmula assim que sua entrada é confirmada pelo usuário. Dependendo da planilha, contudo, a atualização de cálculos pode ser demorada, em especial para grandes planilhas de dados. O Excel oferece, nesse caso, a desativação do cálculo automático.

16 Controle de cálculos de planilha
Opções de cálculo: Automático. Recálculo de todas as fórmulas assim que os dados de uma fórmula mudam. Automático, exceto para tabelas de dados. Recálculo de todas as fórmulas automaticamente, exceto aquelas associadas a tabelas de dados. Manual. Não há recálculo de fórmulas até que o usuário peça o recálculo ou até que a pasta de trabalho seja salva.

17 Referências absoluta e relativa
Existem basicamente dois tipos de endereçamento de fórmulas no Excel: a absoluta e a relativa. No caso da referência relativa, ao se realizar uma cópia ou movimentação de fórmula, o Excel mantém a relação inicial entre as células que ocorrem na fórmula original e a das células na fórmula copiada/movida.

18 Referências absoluta e relativa
No caso de referências absolutas, o Excel utiliza o endereço físico da célula. Para tanto, é necessário utilizar um sinal de cifrão ($) antes da linha e da coluna de endereçamento da célula.

19 Referências absoluta e relativa
Em certas situações, pode ser interessante que apenas a linha ou a coluna em dada fórmula seja(m) referenciada(s) de forma absoluta. Nesse caso, basta utilizar um cifrão ($) antes da entidade (linha ou coluna) desejada.

20 Formatação de números, datas e horas
Por padrão, o Excel exibe os resultados numéricos de uma dada célula no formato geral. Existem, contudo, sete categorias diferentes que podem ser empregadas, dependendo da escolha feita pelo usuário: número, moeda, contábil, porcentagem, fração, científico e especial.

21 Formatação de números, datas e horas
Número: possui três componentes – número de casas decimais, separador de milhares empregado e formato de exibição de números negativos. Moeda: formato similar ao formato número, mas com separador de milhar sempre exibido e opção por símbolo da moeda empregada.

22 Formatação de números, datas e horas
Contábil: pode-se selecionar o número de casas decimais e se é preciso exibir o sinal de moeda. Porcentagem: os números são exibidos multiplicados por 100 e com um sinal de porcentagem (%) à direita. Fração: permite exibir quantidades decimais como frações.

23 Formatação de números, datas e horas
Científico: o número é exibido de modo a apresentar mantissa (número significativo seguido por parte decimal) e expoente; a base considerada sempre é a 10. Especiais: formatos projetados para casos especiais, como CEP’s, CPF’s e telefones.

24 Formatação de números, datas e horas

25 Formatação de números, datas e horas

26 Formatação de números, datas e horas
Formatos personalizados: Quando nenhum formato predefinido se ajusta às necessidades do usuário, existe a possibilidade de se criar um formato numérico personalizado. A sintaxe padrão nesses casos é: formato positivo; formato negativo; formato de zero; formato de texto

27 Formatação de números, datas e horas
Caso uma (ou mais) partes do formato padrão anterior for(em) omitida(s), os números serão controlados da seguinte forma:

28 Formatação de números, datas e horas
Formatos personalizados:

29 Formatação de números, datas e horas
Formatos personalizados (continuação):

30 Formatação de números, datas e horas
Formatos personalizados (continuação):

31 Formatação de números, datas e horas
Formatos personalizados (continuação):

32 Formatação de números, datas e horas
Exemplos de formatos numéricos personalizados:

33 Formatação de números, datas e horas
Exemplos de formatos numéricos personalizados:


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