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A Educação no contexto da Globalização

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Apresentação em tema: "A Educação no contexto da Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação no contexto da Globalização
Crescimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Educação

2 Desenvolvimento Crescimento Melhorias Transformação … …
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento Crescimento Nível de vida Social Económica Melhorias Produtos Transformação Política Tecnologias Cultural Índice de Desenvolvimento Humano Rendimento per capita Produto nacional bruto Índex das liberdades humanas

3 … Organizações Internacionais
Informações de diversa natureza: económica, social e cultural Nações Unidas (PNUD) ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) Produção; Esperança de vida; Taxa de alfabetização de adultos; Taxa de escolaridade;

4 Obviar a exclusão e a discriminação das mulheres
Nações Unidas (PNUD) Índice de Desenvolvimento ajustado ao género (IDG) Medida de participação segundo o género (MPG) Obviar a exclusão e a discriminação das mulheres Em construção: Índex das Liberdades Humanas Respeito pelos Direitos Humanos

5 ÍNDEX DAS LIBERDADES HUMANAS
Indicadores Económico-Sociais Económicos PIB per capita Repartição sectorial da população activa Consumo de Energia/habitante Demográficos Taxas de natalidade Taxas de mortalidade Taxas de fertilidade Esperança de Vida Taxa de emigração Sócio-Culturais Taxa de analfabetismo Nº de anos de escolaridade obrigatória Nº habitantes/médico Nº Jornais diários/1000 habitantes Calorias diárias/habitante

6 Indicadores Político-Sociais
Estabilidade das Instituições Democracia Política Descentralização Igualdade entre os sexos Cumprimento dos direitos humanos Desenvolvimento Sustentável Integra a capacidade finita do ecossistema global Satisfação das necessidades presentes e futuras Reorientação das actividades humanas

7 AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
Dimensão económica (eficiência, crescimento, estabilidade) A (100%) B (100%) C (100%) Dimensão social Dimensão ecológica (equidade) (reproduzibilidade dos recursos) Extraído de Mela, Alfredo; Belloni, Maria Carmen; Davico, Luca, A Sociologia do Ambiente, Lisboa, Editorial Estampa, 2001, pp.218.

8 MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Princípios Fundamentais Equidade Perspectiva Holística Futuro Objectivos do desenvolvimento Satisfação de necessidades básicas Independência Melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas Objectivos da sustentabilidade Esgotamento (desgaste) mínimo dos recursos naturais não renováveis Níveis sustentáveis da população Emissões de poluição dentro da capacidade assimilativa do ambiente Uso sustentável dos recursos renováveis

9 Medir o bem estar da população
Rendimento per capita Produto Interno Bruto per capita(PIB) o rendimento nacional dividido pela população produção criada ao longo de um determinado ano num país INDICADORES ECONÓMICOS DO BEM-ESTAR Dados PNUD Dados BANCO MUNDIAL 2000 PIB per capita em PPA Rendimento per capita * Mundo $ 7 446 $ 7 410 $ 5 170 PBR $ 2002 $ 1 980 $ 410 PMR $ 5 734 $ 5 680 $ 1970 PAR $ $ $ Fonte: PNUD 2002 e Banco Mundial * Não é considerada a paridade do poder de aquisição entre regiões (PPA).

10 TABELA I INDICADORES ECONÓMICOS DO BEM-ESTAR
Dados PNUD Dados BANCO MUNDIAL 2000 PIB per capita em PPA Rendimento per capita * Mundo $ 7 446 $ 7 410 $ 5 170 PBR $ 2002 $ 1 980 $ 410 PMR $ 5 734 $ 5 680 $ 1970 PAR $ $ $ Fonte: PNUD 2002 e Banco Mundial * Não é considerada a paridade do poder de aquisição entre regiões (PPA).

11 Os indicadores relativos à educação
TABELA II INDICADORES DE BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES EM 2000 – Acesso e utilização da Educação Grupos Países Taxa de alfabetização de adultos Taxa de alfabetização de jovens Taxa bruta de matricula combinada no ensino básico, secundário e superior Mundo -- 65 PBR 62,4 75,4 51 PMR 86,0 95,6 73 PAR 93 Fonte: PNUD 2002

12 Taxa de alfabetização de adultos
TABELA III INDICADORES DE BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES EM 2000 – Acesso e utilização da Educação por sexo Grupos Países Taxa de alfabetização de adultos Homens Mulheres Alunos de educação primária que alcançam o 5º grau % Mundo 85 74 77 Países Industrializados -- Países em desenvolvimento 82 66 76 Países menos desenvolvidos 61 40 62 Fonte: Unicef- O Estado do Mundo 2003

13 Em relação à EDUCAÇÃO, as Nações Unidas salientam:
Nos países em desenvolvimento existem diferenças em função da riqueza na escolarização e no nível de estudos atingido; Ao nível da oferta apesar de se investir em educação não se presta atenção às necessidades dos pobres; Em alguns países a procura de educação pelos pobres é reduzida devido aos benefícios esperados serem menores

14 … Nações Unidas DIMENSÕES DA POBREZA Medição da Pobreza Rendimento
Educação Saúde

15 Distinção entre POBREZA ABSOLUTA e POBREZA RELATIVA
limiar de pobreza que é particular para cada país dadas as arbitrariedade que pode comportar a definição de pobreza relativa que tem a ver com o nível de desenvolvimento atingido Vida nos limites da existência; luta pela sobrevivência em circunstâncias miseráveis Ausência de rendimento suficiente (dinheiro ou espécie) para satisfazer as necessidades básicas RIQUEZA ABSOLUTA Os que vivem na “absoluta abundância” Têm mais rendimento do que o que necessitam para satisfazer as necessidades básicas suas e da sua família: comida, vestuário, casa

16 Escapar à Pobreza Melhorarias nos domínios da saúde e a educação; Encarar a educação não apenas como bem privado mas também como bem público EDUCAÇÃO Fen. Económicos Fen. demográficos Fen. Sociais Fen. Políticos Melhoria da qualidade da população activa Aumento das capacidades de adaptação Permite alcançar as liberdades individuais OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO UNFPA Objectivo 2 “Alcançar o ensino primário para todos”

17 Contudo, como salienta Amartya Sen
Investimento em educação Não deve ter como fim reduzir a pobreza Deve ter como fim alargar as potencialidades A Educação é constitutiva do desenvolvimento Mais Educação Mais investimento

18 = Perspectiva de Amartya Sen Qualidade de vida; Bem-estar
Capacidades; potencialidades = Pobreza Privação de Potencialidades Não é apenas uma questão de rendimentos Riqueza não é o único factor que influi na pobreza ou que gera potencialidades; A relação entre baixos rendimentos e potencialidades é variável e contingente; A carência relativa de rendimentos pode significar privação absoluta de potencialidades; Reforçar as Potencialidades para conduzir a vida Alargar a capacidade da pessoa para ser mais produtiva e obter mais rendimentos

19 Como podem os PBR investir em Educação?
Melhor Qualidade de vida Maior capacidade para a pessoa obter maiores rendimentos Possibilidade de libertar-se da Pobreza “Os elevados níveis de literacia constituem um importante suporte social às oportunidades económicas” – Amartya Sen Como podem os PBR investir em Educação? Transferência de riqueza dos países ricos para os países pobres


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