A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigo Científico Funções Básicas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigo Científico Funções Básicas:"— Transcrição da apresentação:

1 Artigo Científico Funções Básicas:
Comunicar resultados de pesquisas já concluídas ou em andamento.. Divulgar idéias e debates teórico-práticos Sobre temas relevantes para áreas específicas Mensurar a produtividade qualitativa e quantitativa individual dos autores e das instituições à qual servem. Explicitar claramente a metodologia empregada, os objetivos da pesquisa, os procedimentos empregados e os resultados alcançados.

2 Apresentação de artigos científicos impressos (NBR-6022 de 2003)
Deve seguir as normas da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos (NBR-6022 de 2003) Ao submeter o artigo a uma revista, é fundamental investigar quais são as normas específicas de edição.

3 Estrutura Título (Essência de todo o artigo)
Autor e colaboradores + Currículo (resumido) Resumo (Não deve exceder 250 palavras tendo: objetivos, Metodologia e os resultados alcançados) Palavras-chave: (Servem de sumário ao artigo e facilitam Pesquisas eletrônicas) Abstract ou Resumen, Résumé, Riassunto. Keywords: Introdução (literatura consultada, objetivos, esclarecimento da natureza do problema de pesquisa e sua resolução) Desenvolvimento (Descrição de vários parágrafos de todos os pontos relevantes do trabalho realizado) Resultados e Discussão (Dados deverão ser confrontados e relacionados aos objetivos do trabalho, ao problema e às questões propostas para estudo) Conclusão (Dados correspondentes aos objetivos inicialmente apresentados na Introdução e que respondem à questão-problema da pesquisa) Referências (Listagem de livros, artigos e outros elementos bibliográficos que foram referenciados ao longo do artigo de acordo com a NBR-6023 da ABNT.)

4 Tipos de Artigo Analítico Classificatório Argumentativo Definição:
Descrevem, classificam e definem o assunto Classificatório Ordenação de aspectos de determinado assunto e a explicação de suas partes. Forma mais indicada para documentação técnica Argumentativo Enfoque de um argumento e depois a apresentação de fatos que provam ou refutam o fato. Exige pesquisa profunda sobre o tema. Roteiro Definição do assunto Apresentação de aspectos relevantes e irrelevantes As partes Relações existentes Exposição da Divisão Tabulação dos Tipos Definição de cada espécie. Exposição da Teoria Fatos apresentados Síntese dos fatos Conclusão.

5 Dicas para redigir uma Redação Científica de qualidade
Saber o que vai escrever, para quê e para quem Escrever sobre o que conhece Concatenar as idéias e informar de maneira lógica Respeitar as regras gramaticais Evitar a argumentação demasiadamente abstrata Usar vocabulário técnico quando estritamente necessário Evitar repetição de detalhes superficiais ou dispensáveis Manter a unidade e o equilíbrio das partes Ter clareza e objetividade Utilizar linguagem direta, precisa e acessível Elaborar frases curtas e concisas Evitar o estilo prolixo, retórico ou confuso Rever o que escreveu.


Carregar ppt "Artigo Científico Funções Básicas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google