A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo | padrão © Nelson Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo | padrão © Nelson Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 módulo | padrão © Nelson Gomes

2 Estruturas Regulares Naturais Irregulares Regulares Artificiais

3

4 Estruturas irregulares
Geométricas Não geométricas

5 Rede, malhaoutrama É uma estrutura modular simples que organiza uma superfície. As redes mais vulgares são baseadas no quadrado, no rectângulo ou no triângulo.

6 As malhas, redes ou estruturas poligonais podem servir de apoio à criação de módulos e padrões, logótipos e outras composições formais… Para compores e organizares os teus desenhos, recorres à divisão dos espaços criados pelas medianas e diagonais e obténs estruturas de malha regular ou irregular, simples ou complexas.

7 A estrutura bidimensional e tridimensional
A estrutura bi e tridimensional está muitas vezes ligada à geometria, sendo as formas básicas mais utilizadas o triângulo, o quadrado e a circunferência. Uma malha bidimensional pode tornar-se tridimensional acrescentando-lhe uma terceira dimensão –o comprimento (altura).

8 Padrão É um elemento que se repete de uma forma organizada e que por acumulação, forma um conjunto. O resultado da organização formal a partir de um ou vários módulos é um padrão. Também se chama composição padronizada. Módulo A palavra MÓDULO deriva do latim modus, que significa MEDIDA.

9

10 O PADRÃO É um conjunto organizado de módulos, que se repetem consoante determinadas posições; Esse padrão pode ter várias organizações, dependendo das posições do módulo: Translação ou Repetição simples; Alternância; Rotação;

11 Translação (repetição simples)
Designação dada a um conjunto resultante da deslocação repetitiva de um elemento, paralelamente a si próprio.

12 Translação (repetição simples)
Designação dada a um conjunto resultante da deslocação repetitiva de um elemento, paralelamente a si próprio.

13 Alternância É a designação dada a um conjunto quando resultante da distribuição alternada da cor, da posição relativa ou de dois elementos distintos. A alternância pode ser executada a partir da mudança de posição do módulo; A alternância pode ser executada a partir da mudança de cor do módulo; A alternância pode ser executada a partir da mudança de forma do módulo;

14 Rotação Rotação sobre um eixo de quatro módulos;
Designação dada a um conjunto resultante de um elemento de rotação sobre o seu eixo; Rotação Ou… Rotação sobre um eixo de quatro módulos;

15 Os que permitem melhores resultados são os assimétricos.
Podemos ainda organizar outras composições padronizadas, consoante o tipo de módulo… Módulo Os que permitem melhores resultados são os assimétricos.

16 ? ? Quantos eixos de simetria consegues distinguir?

17

18 O módulo e o padrão na “arte op”

19


Carregar ppt "Módulo | padrão © Nelson Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google