A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário: Desafios e horizontes da Filosofia: 1- A Filosofia e os Outros Saberes: 1.1- Realidade e Verdade – A plurivocidade da verdade. 2 Anos de Filosofia:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário: Desafios e horizontes da Filosofia: 1- A Filosofia e os Outros Saberes: 1.1- Realidade e Verdade – A plurivocidade da verdade. 2 Anos de Filosofia:"— Transcrição da apresentação:

1 Sumário: Desafios e horizontes da Filosofia: 1- A Filosofia e os Outros Saberes: 1.1- Realidade e Verdade – A plurivocidade da verdade. 2 Anos de Filosofia: Síntese global do seu objectivo etimologicamente definido Qual a relação entre a Realidade e a Verdade. O q é o Real? O q é a Verdade? Qd nos referimos ao real, será ao real em si mesmo (Cf. Númeno de Kant)? Ou a um real condicionado pelo nosso modo de o apreender (Fenómeno)? Realidade e Verdade: – Conceitos plurívocos; tantas realidades e tantas verdades quantas as formas de relação c/ela Ler Texto 1, p.235: Realidade. O que é? Ler Manual 1, p.235 Ler Texto 4, p.238: A plurivocidade da verdade Ver Escher, p.238; Ler Manual 2, p.239

2 1.1.1- Verdade e Certeza Conceitos sinónimos ou iguais?
Certeza: Estado Psicológico, subjectivo, vivido em convicção pelo sujeito. Verdade: Propriedades das afirmações, tanto quanto puderem ser comprovadas. De nível Onto/Lógico.

3 1.1.2- Concepções da Verdade.
A noção ocidental de verdade é a conjugação de três acepções originárias: grega, latina e hebraica a) Aletheia (aletheia). Ser # Não-Ser (ocultação). Cf. “A linguagem é a casa do ser” b) Veritas. Verdade = enunciado lógico/Linguagem: Verdade # Falsidade c) Emunah. Ético-moral: reside no interior da pessoa: verdade/Fidelidade # Infidelidade

4 A- Verdade Ontológica: como correspondência ou adequação ao real
A- Verdade Ontológica: como correspondência ou adequação ao real. Ler Texto 5, p.239. B- Verdade Lógica: como coerência. Ler Texto 6, p.240. C- Verdade Utilitarista ou Pragmática: A verdade é o q é útil, prático. Ler Texto 7, p.241 D- Verdade Consensualista: como consenso (Retórico-argumentativa). Ler Texto 8, p.242. Verdade Perspectivista: como perspectiva (ie, relativa à perspectiva do sujeito).Ler Texto 9, p.242.

5 Ver Quadro-Síntese, p. 243. Id. p.244.
Subsiste a questão: O q é a verdade?


Carregar ppt "Sumário: Desafios e horizontes da Filosofia: 1- A Filosofia e os Outros Saberes: 1.1- Realidade e Verdade – A plurivocidade da verdade. 2 Anos de Filosofia:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google