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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Silva, Adler C. G. Tost, Daniel Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação Disciplina de Computação Gráfica – IA725 Profa. Wu, Shin - Ting
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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Sumário Mapeamento Básico de Textura Textura 3D Composição de Texturas Textura Procedural Distorção de Imagem Rugosidade vs. Deslocamento Traçado de Raio vs. Mapeamento de Ambiente Mapeamento de Sombra Conclusões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Básico Características: Forma de mapeamento Entidade de mapeamento Formas de mapeamento Planar Cilíndrica Esférica Cúbica Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Planar (x, y, z) -> (x, y) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento Cilíndrico
(x, y, z) -> (r, q, y) = (0, arctg(x/z), y ) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Esférico (x, y, z) -> (r, q, j) r = 0 q = z/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 = x/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Cúbico Mapas planares em diferentes faces Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Entidade de Mapeamento
Determina o que representa o vetor (x, y, z) nas conversões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Entidade de Mapeamento
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Coordenadas Normalizadas
Substitui forma e entidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Anti-aliasing Aliasing: efeito causado devido à subamostragem. Resultado com perda de continuidade (serrilhado) Soluções Filtragem Superamostragem Mapas MIP (Multim Im Parvo) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Filtragem e superamostragem
Crow, 1981 Catmull, 1978 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento MIP Williams (1983) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Métodos de Anti-aliasing
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Textura 3D (x, y, z) -> (x, y, z) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Composição de texturas
Ocasionalmente, é necessário combinar-se duas ou mais texturas em um objeto. O que pode ser realizado através do canal alfa, emulando transparência em texturas. Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Textura Procedural A textura não é gerada por mapas. Em vez disso, um procedimento é usado para calcular a cor a ser aplicada ao pixel floor(z)%2 ramp(x) sin(x) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Textura Procedural Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Distorção de Imagens Textura aplicada sobre uma malha de 2D de polígonos Movendo-se os pontos, move-se a textura e tem-se a distorção Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Distorção de Imagens Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Rugosidade
Introduzido por Blinn em 1978 com o intuito de dar ao objeto uma aparência rugosa. Modifica os vetores normais dos vértices segundo as seguintes equações: n = Su x Sv S’(u, v) = S(u, v) + P(u, v)n/|n| n’ = S’u x S’v n’ = n + Pv(n x Su)/|n| + Pu(Sv x n)/|n| Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Rugosidade
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Mapeamento de Rugosidade
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Mapeamento de Deslocamento
Introduzido por Cook em 1984 com o objetivo de melhorar as falhas do mapeamento de rugosidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Deslocamento
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Mapeamento de Deslocamento
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Rugosidade vs. Deslocamento
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Traçado de Raio Modelo de Iluminação Global Raios são traçados do observador para os objetos Formação automática de sombras e reflexões especulares Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Ambiente
Simulação de superfícies refletoras Aplicação de textura sobre objetos espelhados Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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T. de Raio vs. M. de Ambiente
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Mapeamento de Sombra Introduzido por Williams em 1978, objetivo de conseguir sombras sem calculos complexos Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Mapeamento de Sombra Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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Conclusões O mapeamento de texturas pode ser utilizado para uma infinidade de aplicações A utilização de texturas torna a cena final mais atrativa e realista Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento dos hardwares gráficos, pode-se utilizar a textura sem um grande custo computacional Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004
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