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Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais

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Apresentação em tema: "Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Silva, Adler C. G. Tost, Daniel Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação Disciplina de Computação Gráfica – IA725 Profa. Wu, Shin - Ting

2 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Sumário Mapeamento Básico de Textura Textura 3D Composição de Texturas Textura Procedural Distorção de Imagem Rugosidade vs. Deslocamento Traçado de Raio vs. Mapeamento de Ambiente Mapeamento de Sombra Conclusões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

3 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Básico Características: Forma de mapeamento Entidade de mapeamento Formas de mapeamento Planar Cilíndrica Esférica Cúbica Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

4 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Planar (x, y, z) -> (x, y) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

5 Mapeamento Cilíndrico
(x, y, z) -> (r, q, y) = (0, arctg(x/z), y ) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

6 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Esférico (x, y, z) -> (r, q, j) r = 0 q = z/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 = x/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

7 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento Cúbico Mapas planares em diferentes faces Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

8 Entidade de Mapeamento
Determina o que representa o vetor (x, y, z) nas conversões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

9 Entidade de Mapeamento
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10 Coordenadas Normalizadas
Substitui forma e entidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

11 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Anti-aliasing Aliasing: efeito causado devido à subamostragem. Resultado com perda de continuidade (serrilhado) Soluções Filtragem Superamostragem Mapas MIP (Multim Im Parvo) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

12 Filtragem e superamostragem
Crow, 1981 Catmull, 1978 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

13 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento MIP Williams (1983) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

14 Métodos de Anti-aliasing
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15 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Textura 3D (x, y, z) -> (x, y, z) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

16 Composição de texturas
Ocasionalmente, é necessário combinar-se duas ou mais texturas em um objeto. O que pode ser realizado através do canal alfa, emulando transparência em texturas. Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

17 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Textura Procedural A textura não é gerada por mapas. Em vez disso, um procedimento é usado para calcular a cor a ser aplicada ao pixel floor(z)%2 ramp(x) sin(x) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

18 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Textura Procedural Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

19 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Distorção de Imagens Textura aplicada sobre uma malha de 2D de polígonos Movendo-se os pontos, move-se a textura e tem-se a distorção Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

20 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Distorção de Imagens Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

21 Mapeamento de Rugosidade
Introduzido por Blinn em 1978 com o intuito de dar ao objeto uma aparência rugosa. Modifica os vetores normais dos vértices segundo as seguintes equações: n = Su x Sv S’(u, v) = S(u, v) + P(u, v)n/|n| n’ = S’u x S’v n’ = n + Pv(n x Su)/|n| + Pu(Sv x n)/|n| Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

22 Mapeamento de Rugosidade
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23 Mapeamento de Rugosidade
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24 Mapeamento de Deslocamento
Introduzido por Cook em 1984 com o objetivo de melhorar as falhas do mapeamento de rugosidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

25 Mapeamento de Deslocamento
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26 Mapeamento de Deslocamento
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27 Rugosidade vs. Deslocamento
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28 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Traçado de Raio Modelo de Iluminação Global Raios são traçados do observador para os objetos Formação automática de sombras e reflexões especulares Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

29 Mapeamento de Ambiente
Simulação de superfícies refletoras Aplicação de textura sobre objetos espelhados Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

30 T. de Raio vs. M. de Ambiente
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31 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento de Sombra Introduzido por Williams em 1978, objetivo de conseguir sombras sem calculos complexos Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

32 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Mapeamento de Sombra Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

33 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
Conclusões O mapeamento de texturas pode ser utilizado para uma infinidade de aplicações A utilização de texturas torna a cena final mais atrativa e realista Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento dos hardwares gráficos, pode-se utilizar a textura sem um grande custo computacional Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004


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