A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Símbolos de Páscoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Símbolos de Páscoa."— Transcrição da apresentação:

1 Símbolos de Páscoa

2 Porque comemoramos a páscoa?
A verdadeira origem é hebraica quando o povo judeu saiu do Egito, foi a primeira celebração pascal. Hoje na era cristã se comemora a páscoa celebrando a ressureição de Jesus Cristo que é considerado o último cordeiro pascal, aquele que tira o pecado do mundo, então páscoa é uma festa cristã de celebração.

3 OVO Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

4 COELHO Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.

5 PÃO E VINHO O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

6 SINOS Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.

7 Círio Pascal Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casascristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

8 Girassol O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado. 

9 Cordeiro Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

10 Cruz È um símbolo da religião cristã que mostra o sofrimento de Cristo para salvar seus irmãos. Ela representa para os cristãos a porta da libertação dos pecados para a vida eterna, pois Jesus morreu na cruz para lavar os pecados de cada ser humano.

11 A Páscoa vem nos deixar a mensagem de Jesus ressuscitado

12 Ele venceu a morte para nos fazer pessoas melhores, libertas do pecado
Ele venceu a morte para nos fazer pessoas melhores, libertas do pecado. Mas para segui-lo precisamos aprender a AMAR. O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR E VIVENCIAR VERDADEIRAMENTE A PÁSCOA DE JESUS?


Carregar ppt "Símbolos de Páscoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google