A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
Prof. Ms. Alex Cantuária

2 MÚSCULO ESQUELÉTICO Função:
Geração de Força para a Locomoção e para a Respiração; Geração de Força para a Sustentação Postural; Produção de Calor durante períodos de exposição ao Frio.

3 MÚSCULO ESQUELÉTICO Estrutura:
Células musculares: presença de miofilamentos (actina e miosina) contrateis.

4 FISIOLOGIA DO TRABALHO MUSCULAR
ACTINA

5 MIOSINA

6 ARRANJO ESPACIAL:

7 CONTRAÇÃO MUSCULAR É um processo que envolve diversas proteínas celulares e sistemas de produção de energia; Teoria do Deslizamento;

8 TEORIA DO DESLIZAMENTO
Influxo de Ca+ ; Liberação do Sítio Ativo da Actina; União da Miosina à Actina; Deslizamento da Actina sobre a Miosina; Ligação do ATP à ponte cruzada; Retorno do Ca+ para o retículo sarcoplasmático.

9 CONTRAÇÃO MUSCULAR Regulação do Acoplamento Excitação-Contração:
NERVO PERIFÉRICO SNC MEDULA ESPINHAL SARCOLEMA INTERAÇÃO A-M TENSÃO DAS PONTES LIB. Ca+ SISTEMA TT PRODUÇÃO DE FORÇA

10 CONTRAÇÃO MUSCULAR O QUE É NECESSÁRIO?

11 CONTRAÇÃO MUSCULAR 1. Estímulo Nervoso = Neurotransmissão:
Transmissão do potencial de ação na junção neuromuscular. 2. Proteínas Contráteis = Interação Actina-Miosina; 3. Formação de Energia = Metabolismo (hidrólise da ATP)

12 ESTÍMULO NERVOSO

13 JUNÇÃO NEUROMUSCULAR

14 TRANSMISSÃO NEURAL

15 INTERAÇÃO A - M

16 ENERGIA PARA AS FUNÇÕES ORGÂNICAS

17 FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO

18 OBS: Nossa Interação com o meio ambiente é uma constante relação de produção e liberação de energia de modo a sustentar uma tensão muscular. Entretanto nem sempre conseguimos estabelecer um equilíbrio entre a demanda e a oferta da mesma.

19 CONTRAÇÃO MUSCULAR FADIGA MUSCULAR: É o declínio da produção de força, especificamente, a fadiga muscular é definida como uma redução da produção de força máxima do músculo e caracterizada pela capacidade reduzida de realizar trabalho.

20 Quais Fatores contribuem?
FADIGA MUSCULAR

21 FADIGA MUSCULAR ATIVIDADES DE ALTA INTENSIDADE?
São atividades de cunho anaeróbico. Acúmulo de fosfatos inorgânicos; Acúmulo de íons H+ no interior da fibra muscular.

22 MOLÉCULA DE ENERGIA ATP =ADP + Pi + ENERGIA. (ponte cruzada)
GICOGÊNIO GLICOSE PIRUVATO LACTATO Íons H Ca+

23 FADIGA MUSCULAR ATIVIDADES PROLONGADAS? Atividade de cunho aeróbico.
Falha na Excitação – Contração; Redução na Liberação do Ca+ .

24 FISIOLOGIA DO TRABALHO
Os comportamentos do homem no trabalho podem ser estudados sob dois ângulos: Sistema de transformação de energia. Sistema de recepção e tratamento de informação.

25 FISIOLOGIA DO TRABALHO
Sistema de Transformação de Energia: Atividades Motoras (ou musculares) de Trabalho, que Permitem a Transformação da Energia Físico-muscular em Energia Mecânica de Aplicação de Forças, de Deslocamentos, de Movimentos, de Manutenção de Posturas.

26 FISIOLOGIA DO TRABALHO MUSCULAR
A descrição do trabalho muscular permite evidenciar as relações existentes entre o ser humano e seu posto de trabalho; salientamos a existência dos músculos sinérgicos e dos músculos de controle: Os Músculos Sinérgicos: atividades dinâmicas. Os Músculos de Controle: nas contrações prolongadas.

27 FISIOLOGIA DO TRABALHO MUSCULAR
O tecido muscular é um tecido adaptado à contração. Distingue-se: A Contração Estática ou Isométrica; A Contração Dinâmica ou Anisométrica.

28 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

29 FISIOLOGIA DO TRABALHO MUSCULAR
Toda atividade profissional necessita um trabalho muscular, mais ou menos importante, segundo as tarefas a serem realizadas. Este trabalho muscular é necessário tanto para a manutenção de uma simples postura, quanto para a execução de gestos e movimentos de trabalho.

30 FISIOLOGIA DO TRABALHO MUSCULAR
O conhecimento da fisiologia muscular é a base dos estudos ergonômicos do homem como um sistema de transformação de energia, onde um arranjo físico do posto de trabalho pode diminuir os gastos energéticos e a fadiga física produzida pela realização de uma tarefa com forte solicitação muscular. o

31 PRINCÍPIOS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO: condição dada pela capacidade de ajustes orgânicos a partir de uma organização dos sistemas afim de se adequar a nova realidade de estímulo.

32 CONDIÇÃO DE ALERTA

33

34 CONSIDERAÇÕES OBS: A maioria das lesão são provocadas pela falta de recuperação suficiente do organismo, seja nas dimensões morfológicas ou fisiológicas do corpo. Santarém, 2000.

35 CONSIDERAÇÕES FINAIS Em razão do papel dos músculos esqueléticos na determinação das atividades motoras, é importante que profissionais como Prof. de Ed. Física, o Fisioterapeuta, o Técnico e o Cientista ligados aos exercícios compreendam a função e a fisiologia da contração muscular.

36 OBRIGADO!


Carregar ppt "FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google