A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Data Warehouse Tuning O que é um Data Warehouse? Índices Bitmap

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Data Warehouse Tuning O que é um Data Warehouse? Índices Bitmap"— Transcrição da apresentação:

1 Data Warehouse Tuning O que é um Data Warehouse? Índices Bitmap
Índices Multidimensionais Vistas Materializadas Índices Join

2 Um Data Warehouse é... ...uma fonte única e integrada de informação de suporte à decisão que é formada recolhendo dados de múltiplas fontes, quer internas ou externas à organização, e que transforma e sumariza essa informação para permitir o melhoramento da tomada de decisões.

3 Motivação Objectivo – Acumular informação para produzir indicadores de negócio que permitam tomar decisões. Finalidade - Possibilitar aos utilizadores um acesso fácil a grandes quantidades de informação, sendo este acesso normalmente, suportado por ferramentas especializadas em análise de dados.

4 Contexto (em comparação com os Sistemas Operacionais)
Introduzir uma nova encomenda Obter as 10 encomendas de maior valor que não foram entregues

5 Cubo de Dados Formato lógico que permite modelar e visualizar dados sob várias perspectivas É constituído por: Tabelas de dimensões Tabela de factos Representam o tema central do cubo Consiste em medidas numéricas pelas quais queremos analisar as relações existentes entre as dimensões

6 Índices Bitmap Constroiem-se para uma coluna de cada vez. Quando usar?
Tabelas que não têm ou têm poucos Inserts / Updates são boas candidatas.

7 Índices Bitmap Adequam-se melhor a múltiplas condições sobre vários atributos que tenham cardinalidade baixa(poucas valores únicos).

8 Índices Bitmap Constrói-se um vector bi-dimensional AxB sendo A os valores distintos que a coluna indexada tem e B o número de registos da tabela. Cada índice desse vector corresponde a um campo da tabela e está a 1 se a linha que estamos a considerar possui esse valor na coluna indexada.

9 Índices Multidimensionais – Bitmap
Operações de comparação, join e agregados são mais eficientes porque se reduzem a operações de aritmética binária

10 Índices Multidimensionais – R-Tree

11 Índices Multidimensionais – R-Tree

12 Índices Multidimensionais – R-Tree
É uma árvore com pesos (height-balanced tree) com índices registo nos nós folha que contêm apontadores para os objectos de dados. Os nós folha têm entradas da forma (I, id_tuplo), sendo I o rectângulo mais pequeno que contêm, espacialmente, o objecto de dados n-dimensional representado pelo tuplo indicado. Nos nós não-folha as entradas são da forma (I, ponteiro_filho) onde I é o rectângulo mais pequeno que cobre todos os rectângulos do nó filho.

13 Vistas Materializadas
create materialized view vendorOutstanding build immediate refresh complete enable query rewrite as select orders.vendor, sum(orders.quantity*item.price) from orders,item where orders.itemnum = item.itemnum group by orders.vendor;

14 Vistas Materializadas
Basicamente, o que é feito é prá-calcular a soma das quantidades a multiplicar pelo preço. É criada uma tabela real como resultado da materialização da vista e esta tabela pode ser indexada.

15 Vistas Materializadas
Existe um compromisso entre rapidez no processamento de querys e manutenção das vistas. Quando é necessário manter um grande número de vistas, temos um problema. Uma vista pode ser computada a partir de outra.

16 Join Índices Quando temos índices separados sobre colunas referenciadas numa query. Para optimizar o processamento podemos fazer a junção dos índices, combinando-os para encontrar só os registos que satisfazem a query Identificam tuplos de uma forma pouco dispendiosa

17 Bibliografia www.dbazine.com/datawarehouse/dw-articles/shasha1
Database Tuning, Shasha & Bonnet – Capítulo 10 Apontamentos de Sistemas de Apoio à Decisão


Carregar ppt "Data Warehouse Tuning O que é um Data Warehouse? Índices Bitmap"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google