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O Comércio Electrónico e os Novos Modelos e Processos de Negócio Junho 2003 Anabela Gonçalves FEUP - MGI.

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1 O Comércio Electrónico e os Novos Modelos e Processos de Negócio Junho 2003 Anabela Gonçalves FEUP - MGI

2 Conhecer o Comércio ElectrónicoConhecer o Comércio Electrónico Identificar as suas principais vantagens e desvantagensIdentificar as suas principais vantagens e desvantagens Identificar os seus Modelos e Processos de NegócioIdentificar os seus Modelos e Processos de Negócio Identificar e analisar o principal entrave ao seu crescimento e desenvolvimentoIdentificar e analisar o principal entrave ao seu crescimento e desenvolvimento Responder à questão - Será que o C.E. algum dia se sobreporá ao Comércio Tradicional?Responder à questão - Será que o C.E. algum dia se sobreporá ao Comércio Tradicional? Objectivos do Trabalho 2 Analisar o impacto do C.E. a nível mundialAnalisar o impacto do C.E. a nível mundial

3 FEUP - MGI Tema actualTema actual Tema relacionado com a minha área profissionalTema relacionado com a minha área profissional Várias referências ao tema durante aVárias referências ao tema durante a parte escolar do Mestrado 3 Âmbito do Trabalho

4 FEUP - MGI Agenda O Comércio ElectrónicoO Comércio Electrónico –Impacto no meio envolvente –Comércio Electrónico vs e-Business O e-BusinessO e-Business Tipos de Modelos e Processos de NegócioTipos de Modelos e Processos de Negócio A Confiança nas Transacções InternetA Confiança nas Transacções Internet ConclusõesConclusões Principais ContribuiçõesPrincipais Contribuições Sugestões de Trabalhos FuturosSugestões de Trabalhos Futuros 4

5 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Impacto do Comércio Electrónico EconomiaIndústriaEmprego 5

6 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Impacto do C.E - na Economia Criação das chamadas empresas dot.com Criação mercado sem fronteiras (eliminação de barreiras geográficas) Criação de negócios à escala mundial Competição à escala global - pequenas empresas que competem com multinacionais 6

7 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Impacto do C.E - na Indústria Maiores impactos verificados na Indústria Informática e Automóvel Grande relevo dos produtos intangíveis na Indústria Informática Automatização dos processos na Indústria Automóvel Criação de e-Marketplaces 7

8 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Impacto do C.E - no Emprego Criação de novas funções e redefinição de outras Aumento da procura de profissionais com conhecimentos em Tecnologias Web Alteração das competências e funções exigidas que levou a uma, ainda maior, necessidade de aprendizagem contínua 8

9 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Evolução Histórica do C.E. vs Expectativas Confiança 9

10 FEUP - MGI O Comércio Electrónico Comércio Electrónico Transacções Comerciais de troca de bens e serviços E-Business Totalidade das várias transacções possíveis de realizar na Internet SUBTIPO Comércio Electrónico e e-Business - Conceitos e Diferenças 10

11 FEUP - MGI O e-Business e-Business Leilõeson-line e-Gamblinge-Directoriese-Trading e- Commerce e-Banking 11

12 FEUP - MGI O e-Business Vantagens do e-Business Acessibilidade global Eliminação de barreiras Envio de amostras grátis de bens intangíveis Redução de custos - logística, pessoal, armazéns, etc. Oferta de novos serviços Possibilidade de entregar conteúdo ilimitado Permite expandir para novos mercados e desenvolver os actuais Proporcionar valor acrescentado ao cliente Não existe a necessidade por parte do comprador de possuir um enorme e complexo catálogo impresso 12

13 FEUP - MGI O e-Business Desvantagens do e-Business Falta de Confidencialidade Falta de Regulamentação ainda existente Falta de Segurança Falta de Garantias Menor protecção do direito de autor - Copyright Falta de Privacidade Distanciamento dos países ricos face aos países pobres Imposição de um dada cultura/desvalorização das raízes culturais Desintermediação 13

14 FEUP - MGI A entrada no mercado de e-Business Avaliar as actuais competências da empresa Não criar um projecto de e-Business independente da estratégia global Utilizar estratégias separadas de acordo com a indústria, a geografia e a cultura Considerar meios alternativos para atingir os objectivos estratégicos/Planos alternativos de acção Estabelecer um programa que meça rigorosamente a eficácia das iniciativas de e-Business Construir conhecimento sobre os seus potenciais clientes Desenhar o e-Business, definindo o plano de acção 14 O e-Business

15 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Modelos de Negócio Conjunto de características que descreve a forma como um negócio vai operar Business-to-Consumer (B2C) Caracteriza-se pelas transacções de C.E. realizadas entre uma empresa e o consumidor final Business-to-Business (B2B) Caracteriza-se pelas transacções de C.E. realizadas entre empresas Define também, as transacções on-line realizadas entre uma empresa ou um organismo do Estado e um outro agente económico 15

16 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Business-to-Consumer Empresas pioneiras Amazon.com e Ebay Sector chave para o sucesso deste modelo Mercado bens Soft Venda directa ao consumidor final Oferta de serviços direccionados para cada cliente em particular Relações do tipo um-para-um Fidelização 16

17 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Business-to-Business Empresas pioneiras Cisco e General Electrics Sector chave para o sucesso deste modelo Sector das TI Sector Viagens Relações de longo prazo do tipo parceiro comprador/fornecedor/empresa Todos trabalham para os mesmos interesses –Baixos custos –Aumento oferta de produtos e serviços Criação de e-Marketplaces 17

18 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Principais entraves ao sucesso dos modelos B2C B2B Falta de Confiança Questões Culturais Estratégias mal definidas Preocupação exagerada em angariar novos clientes, descurando a fidelização Falta de agilidade, flexibilidade e segurança das aplicações Má definição de processos Incapacidade para ultrapassar obstáculos políticos 18

19 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Modelos Aplicacionais Conjunto das aplicações Web suportadas pelos Modelos de Negócio. Brokerage Advertising Infomediary Merchant Manufacter Affiliate Community Subscription 19

20 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Confiança Acreditar na qualidade, atributo de uma pessoa ou objecto ou na verdade de uma declaração Estar na expectativa de que algo realmente acontecerá, esperança Dicionário de Oxford Confiança sugere benevolência, integridade e capacidade numa transacção negocial Confiança faz diminuir o risco de uma transacção negocial, pois garante que quaisquer problemas que ocorram serão resolvidos 20

21 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Confiança vs Risco Nos negócios on-line é necessário correr riscos mas apenas os riscos necessários!!!! Confiar Arriscar Confiar Correr o risco de acreditar que tudo irá correr como planeado Quanto < risco < é a necessidade de Confiar Se eu não confio Risco 21

22 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Principais preocupações associadas ao factor Confiança Éticas Privacidade Copyright Influência no desenvolvimento da cultura tradicional Influência no desenvolvimento pessoal dos cidadãos Web Monopólio da Informação Poluição da Informação Segurança da Informação Pública/livre acesso Informação enganosa 22

23 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Principais preocupações associadas ao factor Confiança Outras Receio de que a informação seja lida/acedida e/ou modificada por quem não de direito Receio de que a Confidencialidade da informação seja comprometida Receio de que ocorram quebras na segurança das comunicações Receio de que os bens ou serviços adquiridos possam ser interceptados Invasão da privacidade associado ao uso indevido de cookies 23

24 FEUP - MGI Variáveis da Confiança Carácter Técnico Carácter Psicológico 24 A Confiança nas Transacções Internet

25 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Variáveis da Confiança Carácter Técnico Credibilidade/Ser Fidedigno Segurança Autenticidade Integridade 25

26 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Variáveis da Confiança Carácter Psicológico Reputação/Marca Confidencialidade Privacidade 26

27 FEUP - MGI A Confiança nas Transacções Internet Um possível modelo de Confiança Segurança CONFIANÇA Credibilidade/ Fidedigno Integridade Autenticidade Reputação Confidencialidade Privacidade 27

28 FEUP - MGI Conclusões A Internet e a WWW deram origem a dois novos conceitos - Sociedade de Informação e Economia Digital Foi dado um novo significado às Transacções Comerciais que permitiram o aparecimento do C.E. As empresas sentiram a necessidade de avançar para os negócios on-line fazendo nascer novos Modelos e Processos de Negócio - B2B e B2C Cenário de globalização Competição à escala global 28

29 FEUP - MGI Conclusões No segmento B2C continua a existir a necessidade de se usarem os 5 sentidos na compra de bens tangíveis, levando a acreditar que neste segmento só o mercado de bens intangíveis parece poder vir a prosperar Questões como a falta de Confiança/Segurança continuam a ser um entrave ao desenvolvimento deste segmento de mercado, juntamente com as questões de ordem cultural e com a falta de incentivo nos países menos desenvolvidos 29

30 FEUP - MGI Conclusões O segmento B2B demonstra um maior potencial de crescimento mas, de forma condicionada, dada a necessidade de conhecimento de negócio em áreas que os investidores não dominam. Este segmento está assim dependente da criação de parcerias, alianças estratégicas. É igualmente necessário que haja uma regulamentação que possa ser aplicada à escala mundial Ao mesmo tempo, a falta de Confiança sentida nas Transacções Internet associada à falta de Segurança existente grandes investimentos em TI 30

31 FEUP - MGI Conclusões Apesar da aceitação confirmada a nível mundial do Comércio Electrónico e das suas perspectivas de crescimento, factores como os atrás referidos condicionaram e continuam a condicionar o seu crescimento A curto prazo, o C.E. não se sobreporá ao Comércio Tradicional 31

32 FEUP - MGI Principais Contribuições Analisou-se o Comércio Electrónico e o seu estado actual Analisou-se o impacto que a Internet e o Comércio Electrónico têm surtido a nível mundial 32 Identificaram-se as principais vantagens e desvantagens associadas ao Comércio Electrónico e o que as empresas necessitam considerar quanto decidem empreender negócios suportados na Internet

33 FEUP - MGI Principais Contribuições Analisou-se o problema da falta de Confiança e de Segurança nas Transacções Internet e o porquê de ser considerado como factor impeditivo do crescimento do Comércio Electrónico. 33 Identificaram-se e analisaram-se os principais modelos de negócio e modelos aplicacionais suportados pelo Comércio Electrónico e o tipo de empresas que operam de acordo com cada um dos modelos Identificaram-se também as principais variáveis que contribuem para esses sentimentos

34 FEUP - MGI Desenvolvimentos Futuros Analisar o que podem os governantes dos diferentes países fazer, por forma a inverter a tendência actual de abrandamento no crescimento do Comércio Electrónico, em especial no que refere às questões éticas e de ordem cultural Analisar de que forma o Comércio Electrónico está a afectar as raízes culturais e hábitos de consumo dos países menos desenvolvidos 34

35 FEUP - MGI Desenvolvimentos Futuros Identificar e analisar as maiores iniciativas de Comércio Electrónico a nível nacional Analisar se de futuro nas Transacções Internet, os novos empreendedores conseguirão alterar a percepção actual dos consumidores no que concerne às questões de Segurança e Confiança Analisar até que ponto a criação de e-marketplaces poderá ser benéfica para o segmento B2B 35

36 O Comércio Electrónico e os Novos Modelos e Processos de Negócio Junho 2003 Anabela Gonçalves FEUP - MGI

37 Tipos de Modelos e Processos de Negócio Modelos Aplicacionais Conjunto das aplicações Web suportadas pelos Modelos de Negócio. Brokerage Advertising Infomediary Merchant Manufacter Affiliate Community Subscription

38 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Brokerage Auction Broker Reverse Broker Auction Broker Reverse Broker Exemplo: Etrade

39 FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio Advertising Fornece conteúdo e serviços, nomeadamente e-mail e chat e a possibilidade de menus publicitários (banners) Rentável apenas com elevado volume de tráfego Exemplo: Generalized Portal - Yahoo Personalized Portal - My Yahoo

40 Infomediary Funciona como fornecedor de informação Algumas empresas funcionam como intermediários, compilando e vendendo informação Exemplo: Registration Model FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio

41 Merchant Caracterizam-se por e-Taileres, os quais geralmente não têm presença fisíca numa loja de Comércio Tradicional Exemplo: Virtual Merchant - Amazon Catalog Merchant - La Redoute Click & Mortar - Barnes & Noble FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio

42 Manufacter Fabricantes que contactam directamente com os compradores - eliminando os retalhistas FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio

43 Affiliate Site principal com links para os sites dos afiliados O site afiliado paga uma comissão, sempre que se gerarem vendas FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio

44 Community Caracteriza-se pela existência de uma comunidade de utilizadores, os quais geralmente contribuem com informação e dinheiro para o site São também chamados de Knowledge Networks ou Expert Sites FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio

45 Subscription Acesso ao site só é permitido através do pagamento de uma quota Rentável apenas quando possui conteúdo relevante e com interesse para um grande universo de utilizadores que estejam dispostos a pagar para acederem a conteúdos Web. FEUP - MGI Tipos de Modelos e Processos de Negócio


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