A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Damas3D Programação em Lógica Nelson Jorge Silva Rodrigues – ei00070

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Damas3D Programação em Lógica Nelson Jorge Silva Rodrigues – ei00070"— Transcrição da apresentação:

1 Damas3D Programação em Lógica Nelson Jorge Silva Rodrigues – ei00070
Ricardo Jorge Marques Veloso – ei00125

2 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões

3 Enquadramento Damas3D Este trabalho enquadra-se na proposta para o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, feita para a cadeira de programação em lógica (módulo de lógica) e laboratório de computação (módulo de visualização).

4 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões

5 Introdução ao jogo Damas3D O jogo resume-se a um tabuleiro de 8x8 casas, alternadamente brancas e pretas, ordenadas alfabeticamente nas colunas e numeradas nas linhas. Regras Cada jogador começa com 12 pecas, de uma determinada cor, brancas ou pretas. O jogo efectua-se movimentando as peças sobre as casas pretas e nas diagonais, em direcção ao adversário.

6 Introdução ao jogo Damas3D Objectivo do jogo
Jogada simples: Movimentação das peças para a casa seguinte; Jogada de comer: Comer uma peça adversaria, avançando assim duas casas. Este tipo de jogada pode ser encadeado; Jogada de dama: Quando uma peça atinge a última linha do lado oposto, obtém-se a dama que se representa pela sobreposição de duas peças normais. Uma dama pode percorrer mais de uma casa e em qualquer sentido, diagonalmente. Objectivo do jogo O objectivo do jogo é impedir que o adversário tenha jogadas possíveis. A maneira mais fácil de conseguir este objectivo é comer as peças todas do adversário.

7 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões

8 Módulo de lógica Damas3D Programa desenvolvido em Prolog.
Este módulo contém o motor do jogo, implementando todos os predicados para a validação e efectuação de uma jogada, assim como a implementação de um modo em que o computador actue como um ou ambos os jogadores. Representação do tabuleiro “_” (underscore) – casa vazia “0” – Peça simples branca – Peça simples preta “B” – Dama branca “P” – Dama Preta

9 Módulo de lógica Damas3D Interface no módulo de lógica
O jogador a efectuar a jogada é representado como “brancas” ou “pretas” Destaca-se na imagem o modo de introdução das jogadas: ColunaInicialLinhaInicial…ColunaFinalLinhaFinal

10 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões

11 Módulo de visualização
Damas3D Módulo desenvolvido utilizando a linguagem Java com as extensões que possibilitam a criação e visualização de mundos 3D (Java3D). O ambiente de jogo consiste essencialmente de um tabuleiro de damas em 3 dimensões, um marcador do número de jogos ganhos por cada jogador, e um temporizador que marca o tempo para efectuar uma jogada. A interacção com o utilizador baseia-se na utilização do rato para movimentar as peças no tabuleiro de jogo, devendo no caso de jogadas compostas o utilizador passar por todas as casas que compõem a jogada.

12 Módulo de visualização
Damas3D Existe a possibilidade de mudar o aspecto do ambiente de jogo e de ver o filme do jogo.

13 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões

14 Comunicação entre os módulos
Damas3D A comunicação entre o módulo de lógica e o módulo de visualização efectua-se utilizando o Jasper, uma interface fornecida pelo ambiente de desenvolvimento SICStus Prolog, que permite construir uma aplicação que facilmente integra duas linguagens de programação: Prolog e Java.

15 Damas3D Enquadramento Introdução ao jogo Módulo de lógica
Módulo de visualização Comunicação entre os módulos Conclusões Melhoramentos

16 Melhoramentos Damas3D Utilização de sockets para comunicação entre os dois módulos Melhorar funções de avaliação do mini-max; Melhorar o próprio algoritmo para cortes Alpha-Beta.

17 Conclusões Damas3D A linguagem de programação Prolog adequa-se perfeitamente ao tipo de aplicação que pretendiamos desenvolver, tendo sido bastante facil a sua aprendizagem. O Java3D embora seja muito fácil de utilizar sofre de sérias lacunas ao nível da performance. A interface utilizada para ligar as duas linguagens de programação, o Jasper, revelou-se muito dificil de utilizar, bem como pouco robusta.

18 Questões? Damas3D Nelson Jorge Silva Rodrigues – ei00070@fe.up.pt
Ricardo Jorge Marques Veloso –


Carregar ppt "Damas3D Programação em Lógica Nelson Jorge Silva Rodrigues – ei00070"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google