A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento da Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. A geração dessas ordens foi realizada com base nos prazos de fabrico ou de encomenda e ignorou por completo quaisquer constrangimentos de capacidade do sistema produtivo. Em última análise as ordens foram geradas para um sistema produtivo de capacidade infinita. Contudo, o MRP pode ser utilizado também para proceder ao planeamento das necessidades de capacidade.

2 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. Se as ordens propostas e firmes forem explodidas de acordo com as suas gamas de fabrico específicas, pode ser gerado um perfil detalhado das cargas induzidas em cada centro de trabalho pelas ordens de produção necessárias para cumprir o PDP. Esse perfil de cargas, ao ser comparado com as capacidades disponíveis, permite a identificação das sobre e das sub-cargas.

3 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Considere-se mais uma vez o exemplo do produto final “Banco A”. Suponha-se que os artigos de nível 1 estão todos disponíveis e analise-se apenas a montagem do produto final. Artigo: Banco A Ordens de produção propostas 200 unidades na semana 2 200 unidades na semana 3 200 unidades na semana 4 200 unidades na semana 5 200 unidades na semana 6 200 unidades na semana 7 A montagem de um “Banco A” requer a montagem das “Pernas A” ao “Assento” e a inserção das “Borrachas”, realizadas no centro de trabalho CT01 e a inspecção visual e a protecção para transporte, realizadas no centro de trabalho CT11. Ordens de produção propostas do “Banco A”

4 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A gama de fabrico associada à montagem do “Banco A” possui informação fundamental para o cálculo da carga induzida nos dois centros de trabalho, nomeadamente: tempo de set-up tempo unitário de processamento A carga induzida em cada centro de trabalho por uma ordem de proposta de 200 unidades pode então ser Determinada. Artigo: Banco A Gama de Fabrico Operação nº 10 Descrição: Montagem Centro de Trabalho: CT01 Tempo de set-up: 20 min Tempo de processamento: 8 min/unid Operação nº 20 Descrição: Inspecção e Acondicionamento Centro de Trabalho: CT11 Tempo de processamento: 5 min/unid tempo de set-up, isto é, o tempo de preparação de cada centro de trabalho para executar as operações em questão

5 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A carga total no centro de trabalho será a soma de todas as cargas originadas por todas as ordens de produção no período considerado. Para determinar o período em que a carga é induzida é necessário referenciar esse período em relação ao início ou ao fim da ordem proposta. No exemplo que tem vindo a ser analisado considere-se que as cargas são induzidas na semana de início da ordem de produção e que também o artigo “Banco B” induz carga nos centros de trabalho CT01 e CT11.

6 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Neste contexto apresentamos as ordens de fabrico previstas no horizonte de planeamento no centro de trabalho CT01. Centro de trabalho CT Capacidade: 40 horas/semana Ordem de Produção Artigo Semana Carga (horas) OP227 Banco A 2 (sem. de início da OP) 27 OP245 3 (sem. de início da OP) OP257 4 (sem. de início da OP) OP266 5 (sem. de início da OP) OP268 6 (sem. de início da OP) OP278 7 (sem. de início da OP) OP249 Banco B 17 OP267 Ordens de fabrico planeadas no centro de trabalho CT01

7 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O gráfico evidencia o perfil de carga associado no centro de trabalho CT01 Repare-se que, quando o prazo de execução de uma ordem de proposta é superior a uma semana, a carga pode ser induzida em semanas distintas nos diferentes centros de trabalho (embora sempre no intervalo entre o início e o fim da ordem proposta). A análise do perfil de cargas planeado permite identificar dois pontos de sobre-carga, que requerem a tomada de acções no sentido de os eliminar.

8 Planeamento da Produção
Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Eliminar uma sobre-carga: - aumentar a capacidade - horas extraordinárias ou transferência de recursos (pessoal e equipamentos) de outras secções do sistema produtivo. - reduzir a carga - atrasar ou o antecipar do lançamento de ordens de fabrico, alteração das gamas de fabrico de forma a envolver centros de trabalho alternativos ou subcontratação de parte do trabalho envolvido e tem como objectivo a uniformização do perfil de cargas. Em última análise está em causa a transferência do trabalho de uma semana correspondente a uma sobre-carga para uma semana de sub-carga. Convém contudo referir que o atraso do lançamento da ordem de fabrico implica a não satisfação do PDP e, muitas vezes, pode significar o não cumprimento de entregas já comprometidas com clientes. Por outro lado, a antecipação da ordem de produção implica que os artigos envolvidos na montagem final estejam também eles disponíveis mais cedo. Se tal não for possível a antecipação da montagem final é de todo inviabilizada.

9 Planeamento da Produção

10 Planeamento da Produção


Carregar ppt "Planeamento da Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google