A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional
Prof. Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro

2 A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias psicológicas pré-existentes - o behaviorismo e a psicanálise - embora não quisesse revisá-las ou adaptá-las, mas dar uma nova contribuição à psicologia.

3 Os principais constituintes deste movimento são: Carl Rogers ( ) e Abraham Maslow ( ).

4 Psicologia humanista As críticas ao comportamentalismo – behabiovismo - giravam em torno de sua abordagem estreita, artificial e estéril da natureza humana, que reduzia o homem à máquinas e animais propensos ao condicionamento. A divergência à psicanálise se mostrava no questionamento à ênfase no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, no estudo de pessoas neuróticas e psicóticas e na compartimentalização do indivíduo.

5 O humanismo teve influência das seguintes filosofias: existencialista e fenomenologia.
O existencialismo tem o homem como ponto de partida nos processos de reflexão. O ser e a existência passam a ter centralidade; A fenomenologia investiga a experiência consciente: o fenômeno; busca chegar ao fenômeno em sua essência, considerando a sua totalidade e visando, deste modo, a incorporação de uma atitude crítica perante a realidade.

6 Pressupostos Básicos A Psicologia Humanista é centrada na pessoa e não no comportamento, enfatiza a condição de liberdade contra a pretensão determinista. Visa a compreensão e o bem-estar da pessoa não o controle. Segundo esta concepção, a psicologia não seria a ciência do comportamento, seria a ciência da pessoa.

7 Pressupostos Básicos Dá ênfase às qualidades humanas como: escolha, criatividade, avaliação e auto-realização; Preocupação e valorização da dignidade e valor do homem e interesse no desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa. Considera-se central neste ponto de vista a pessoa tal como ela descobre o seu próprio ser e se relaciona com outras pessoas e grupos sociais.

8 A Psicologia Humanista propõe que o foco de atenção se volte ao ser humano em sua totalidade, considerando-o como uma entidade complexa de natureza biológica, psicológica e vivendo em sociedade; Como pessoa, o ser humano tem a propriedade de ter consciência de quem é ou do que é nas relações que se envolve, quer seja consigo mesmo ou nas relações com os outros.

9 Objetivos da Psicologia Humanista
Faz uso da intuição e da reflexão, procurando aprofundar o significado da existência humana; Tentam buscar um enfoque científico humano, qualitativo (não apenas quantitativo) para a Psicologia. Tentam ser fiel ao fenômeno do homem como ser humano. Isto significa que o princípio básico do ser do homem não pode ser reduzido a um organismo humano.

10 Aprendizagem e humanismo - pressupostos
Aprendizagem centrada no aluno e não no ensino; - Aprendizagem escolar como um aspecto do processo de auto-realização "Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização." Abraham Harold Maslow ( ) 10

11 O PAPEL DO PROFESSOR Educação assume um papel amplo, educar o homem como um todo; - O professor não ensina, apenas cria condições para que o aluno aprenda; 11

12   ”  Rogers... está convencido que, tal como ocorre com uma planta que, mesmo em locais insalubres, luta em busca do sol e da vida, embora os meios lhe sejam adversos, nós, os seres humanos, temos um impulso inerente ao organismo como um todo para nos direcionarmos ao desenvolvimento de nossas capacidades tanto quanto for possível, quer sejam físicas, intelectuais ou morais, em conjunto “ (Guimarães) 12

13 Aprendizagem A aprendizagem que envolve a pessoa ou o aluno na experiência existencial ou educacional é uma aprendizagem significativa; Essa aprendizagem é dinâmica e propaga-se de forma que “o estudante envolvido no processo de aprendizagem significativa participa dele ativamente, assimilando conteúdos que lhes são significativos, transferindo-os às situações posteriores.” (GUEDES, 1981).

14 A aprendizagem significativa envolver o aluno como um todo: cognitiva, afetiva e socialmente, possibilitando-o a perceber a relevância dos conteúdos pedagógicos, a participar do processo, compreender os significados, e a transferir a aprendizagem para outras situações que vivenciar.

15 Desse modo, o processo educacional vivido pelo aluno será revestido de um clima de crescimento mútuo, pois o professor, ao apresentar as situações, poderá fazê-lo de forma a facilitar a autonomia e o autodirecionamento; O professor deixa de ser a tradicional figura que centraliza o conhecimento ou que detém o saber, para compartilhar essa busca com seu aluno. Ambos aprendem.

16 A ação pedagógica baseada neste princípio compreende que os alunos, que serão incentivados e desafiados pelo professor, possuem um potencial cognitivo e afetivo a ser desenvolvido no processo, e que está relacionado com o trabalho do professor, a fim de que possam crescer e integrar-se no contexto sócio-cultural ao qual pertencem (GUEDES, 1981).

17 BIBLIOGRAFIA BARROS, C.S.G. Pontos da Psicologia Escolar. 5ª. Ed. Ed. Ática HIPÓLITO,J. Pessoa como Centro. " Revista de Estudos Rogerianos. nº. 3 Primavera-Maio,1999 M ILHOLLAN, Frank; FORISHA, Dill E. Skinner x Rogers maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus, 1978. ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4.ed. Martins Fontes, 1991. .___Liberdade para aprender. 2ª. Ed., BH, Interlivros, 1977 17


Carregar ppt "Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google