Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÁgatha Alberto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº 16665 LECN
Capítulo 7 Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
2
Sociedade Humana Este capitulo descreve sete aspectos chave, da sociedade humana nos termos do comportamento do individuo e do grupo, de organizações sociais e dos processos de mudança social. As sugestões aqui apresentadas foram baseadas principalmente na investigação de estudos científicos sociais, os quais visam o estudo do comportamento humano numa variedade de perspectivas, culturais, politicas, económicas e psicológicas usando aproximações qualitativas e quantitativas.
3
Sociedade humana Efeitos culturais no comportamento
Comportamento do grupo Mudanças sociais Trade-Offs sociais Sistemas políticos e económicos Conflitos sociais Interdependência global
4
Efeitos culturais no comportamento
Cultura pode definir-se como o total de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano, portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, aos seus costumes, leis, crenças, tradições, outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem, como membro da sociedade, transmitidas de geração para geração que a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo. Comportamentos considerados aceitáveis e normais numa cultura podem ser inaceitáveis noutra.
5
Comportamento do grupo
As pessoas para além de pertencerem aos ajustes sociais e culturais em que nascem, juntam-se voluntariamente em grupos baseados na partilha de ocupações, crenças, interesses, tais como partidos políticos ou clubes. Estes grupos impõem expectativas e regras que fazem com que o comportamento dos membros de um grupo seja mais previsível e permitem a cada grupo funcionar e reter a sua identidade. Dentro de cada grupo as atitudes dos membros, que incluem frequentemente uma imagem do seu grupo como sendo superiores a outras, ajudam a assegurar a coesão dentro do grupo mas podem também conduzir ao conflito sério com os outros grupos.
6
Mudanças sociais As sociedades, caracterizam-se por uma dinâmica interna de evolução própria. Estas forças internas podem ser por exemplo desenvolvimentos tecnológicos ou tradições políticas. São vários os factores que podem contribuir para a mudança social tais como: - políticos - factores externos - comunicação e transporte - o tamanho da população humana
7
Trade-Offs sociais Os trade-offs (custos/benefícios) sociais constituem um método de análise e comparação dos potenciais benefícios de alternativas sociais, para fazer face a desafios de politicas económicas e sociais, por exemplo quanto mais se gastar em projectos governo-financiados, tais como estradas e escolas, menos se pode gastar na defesa. A forma de como os trade-offs devem ser feitos, varia consoante os povos uma vez que resulta de diferentes interesses e das quantidades relativas de recursos e poder que dispõem. Os trade-offs não são sempre económicos ou materiais as vezes levantam-se escolhas que têm que ser feitas entre os nossos interesses privados e o bem comum do público, leis a respeito de fumar em locais públicos, limites de velocidade na estrada por exemplo restringem a liberdade individual nalguns povos para o beneficio do outro.
8
Sistemas políticos e económicos
Na maioria dos países do mundo, o poder e a autoridade nacionais são associados aos vários indivíduos e grupos com a política, geralmente por meio de compromissos e acordos. Com a política os governos são elegidos tendo o poder de fazer, interpretar e reforçar as regras e as decisões que determinam como os países funcionam. Em termos de economia de uma nação é útil pensar nesta tendendo para um ou outro de dois modelos teóricos principais, um representando um sistema puramente capitalista e outro um sistema puramente socialista.
9
Conflitos sociais Os conflitos sociais existem em todas as sociedades humanas e todas as sociedades têm sistemas para regulá-los, podem ser: - o conflito entre povos ou grupos (levanta-se frequentemente da competição para recursos, poder e status) - membros da família (competem para a atenção) - competição entre os indivíduos (trabalhos e riqueza) - competição entre as nações (território e prestigio) - mudanças sociais (grupos com interesses diferentes competem entre si)
10
Interdependência global
As nações são cada vez mais dependentes umas das outras estabelecendo processos de inter-relação e interdependência, as relações que estabelecem entre si são muito variadas podendo ser formais e informais. Actualmente há um consenso crescente entre os líderes da maioria das nações, estando estas dependentes umas das outras por sistemas económicos internacionais e partilha de problemas que se colocam no mundo actual permitindo uma actuação mais eficaz na procura da riqueza segurança e do bem-estar geral de todas as nações. Contudo esta interdependência pode conduzir a consequências menos satisfatórias, as mudanças que ocorrem em qualquer lugar do mundo podem ter amplificado efeitos noutra parte, com o aumento de benefícios para alguns povos e custos aumentados para outros, há também a possibilidade de algumas mudanças produzirem instabilidade e incertezas entre as nações.
11
Conclusão Embora neste capitulo se tenha dado ênfase a estudos científicos deve-se também reconhecer que a literatura, o drama, a história, a filosofia e outras disciplinas não cientificas contribuem significativamente para a compreensão de nos próprios e podem constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida quotidiana, das suas múltiplas relações sociais e consequentemente de si mesmas como seres inevitavelmente sociais
12
Bibliografia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.