A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clorofluorcarbonetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clorofluorcarbonetos"— Transcrição da apresentação:

1 Clorofluorcarbonetos

2 Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são um grupo de hidrocarbonetos halogenados usados em aerossóis, gases para frigorífico, solventes e extintores de incêndio, ar condicionado. São derivados dos hidrocarbonetos saturados obtidos mediante a substituição de átomos de hidrogénio por átomos de cloro e flúor.

3 CFCs compostos por: carbono cloro flúor

4 As moléculas de ozono flutuando na alta atmosfera acabam por encontrar as moléculas de CFCs. O clorofluorcarboneto é uma molécula estável em condições normais de temperatura e pressão atmosférica, porém, excitado pela radiação UV, acaba destabilizando e liberta o átomo de cloro. Em 1960 eram libertados um milhão de toneladas de CFCs por ano.

5 Alternativas: Existem actualmente vários projectos para diminuir a utilização dos CFCs, mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração. Uma das alternativas têm sido os hidroclorofluorcarbonetos (HCFC), haloalcanos em que nem todos os hidrogénios foram substituídos por cloro ou flúor. O seu impacte ambiental tem sido avaliado como sendo de apenas 10% do dos CFC. Outra alternativa são os hidrofluorcarbonetos (HFC) que não contêm cloro e são ainda menos prejudiciais ao meio ambiente.

6 Em resumo: Clorofluorcarbonetos são um grupo de gases inodoros, não tóxicos, não inflamáveis e quimicamente inertes que contêm cloro, flúor, carbono e, por vezes, hidrogénio. Os CFCs têm sido usados como propulsores nas latas de aerossóis, nos frigoríficos e sistemas de ar condicionado e no fabrico de esferovite. Quando os CFCs são libertados para a atmosfera, sobem lentamente na direcção da estratosfera, onde, sob a influência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, se decompõem em átomos de cloro que destroem as moléculas de ozono, como consequência aumenta a quantidade de radiação nociva oriunda do Sol que atinge a Terra.

7 ATENÇÃO Como os efeitos dos CFCs duram muito tempo, temos que agir já, caso contrário,poderá ser tarde demais!!!!!


Carregar ppt "Clorofluorcarbonetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google