A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais

2 MATERIAIS No fabrico de objetos, utilizamos os mais variados materiais
MATERIAIS No fabrico de objetos, utilizamos os mais variados materiais. Dividem-se em dois grupos: Naturais e artificiais

3 Materiais artificiais
Materiais Naturais Materiais artificiais Origem Exemplos Obtidos por processos de transformação de matérias-primas. Animal Lã, seda, couro, etc. Plásticos Fibras têxteis Papel Vidro Ligas metálicas … Vegetal Algodão, sisal, linho, juta, borracha, madeira, etc. Mineral Ferro, alumínio, ouro, prata, cobre, calcário, etc.

4 Materiais Naturais Foi à Natureza que o Homem recorreu para encontra as matérias-primas necessárias à produção dos seus objetos.

5 Materiais Naturais Os materiais cerâmicos são conhecidos desde a antiguidade. Os primeiros objetos cerâmicos terão surgido quando o homem primitivo descobriu que determinadas matérias-primas, a argila ou barro, poderiam ser moldadas quando adicionadas a água. As peças obtidas, depois de secas ao sol, endureciam a mantinham a sua forma Barro ou argila Mais tarde, descoberto o fogo, o homem terá verificado que as peças cerâmicas que fazia podiam ver a sua resistência acrescida por ação do calor. Peças cerâmicas

6 Materiais Naturais Depois o Homem descobriu os materiais metálicos, como o ouro, o cobre, o bronze, o ferro, a prata, que foram e são a base de muitos dos nossos objetos que utilizamos no dia a dia.

7 Materiais Naturais Os metais mais abundantes na Terra são o cobre, o alumínio, o ferro, o chumbo, o zinco e o estanho. Ligas Metálicas As ligas metálicas podem ser de dois tipos: Ligas metálicas ferrosas, (aços e ferros fundidos) Ligas metálicas não ferrosas, ( bronze, latão, …)

8 É um material orgânico de origem vegetal.
Materiais Naturais Madeira É um material orgânico de origem vegetal. Toros de madeira Barrotes de madeira aparelhados

9 Materiais Naturais Os derivados da madeira são produtos que se obtêm da madeira, e pretendem colmatar as limitações desse material, bem como adaptar a madeira a usos mais específicos. Contraplacados Aglomerados Platex Folheados

10 Pasta de papel É atualmente a matéria-prima utilizada no fabrico de papel, proveniente da madeira do pinheiro e do eucalipto, constituída em grande parte por celulose. Papel Reciclado: Os papeis usados, juntamente com aparas de papéis que sobram das indústrias, após um processo de branqueamento, são a matéria-prima para a produção de novo papel no processo de reciclagem.

11 Pasta de papel A pasta de papel dá origem a diversos tipos de papel cartões e cartolinas que utilizamos no dia a dia.

12 Cartões e Cartolinas

13 Materiais Naturais Cortiça
A cortiça é a casca de uma árvore que se chama sobreiro. A indústria corticeira utiliza diretamente a cortiça no fabrico de peças ou transforma-a em placas de aglomerado.

14 Fibras de origem vegetal
Materiais Naturais Fibras de origem vegetal Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. É um dos materiais naturais mais usados na indústria têxtil, em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e os jeans. Algodão Sisal

15 Meada, novelo de Linho. Tecido de Linho Juta

16 Materiais Naturais Fibras de origem animal Seda
Fibra de origem animal, retirada do casulo que a larva de um inseto (bombix mori - chamada bicho-da-seda) constrói em volta de si mesma. Fibra animal, retirada de diversos animais, como as ovelhas, cabras lhamas, camelos e até coelhos.

17 Materiais Naturais Fibras de origem mineral O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), etc.

18 Materiais Artificiais
Origem sintética – Materiais sintéticos são formados por componentes que não são encontrados na natureza. Ex: Plásticos Cuidado!!!

19 Vidro O vidro é um material inorgânico fabricado a partir de areia pura à qual se junta aditivos. Alguns tipos de vidro: Vidros planos Cristal Pirex

20 Materiais compósitos Compósito é a designação dada a um material que é constituído por dois ou mais tipos de substâncias. Contraplacado e Poliestereno; Fibra de vidro impregnada de resina fenólica; Polímero/resinas e cimento; Fragmentos de quartzo e mármore; Fibras celulósicas e produtos agrícolas renováveis; Nylon, poliuretano, poliéster e rayon; Chifon de poliéster e mistura de algodão e seda

21 Como podemos constatar, os materiais sempre estiveram e continuam a estar ligados à história da humanidade. Estão intimamente relacionados com a emergência de civilizações e ascensão do homem, que acabaram por marcar a história da sua evolução em períodos marcantes, como a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. A utilização das matérias-primas e a transformação em materiais tem sido fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A ciência a tecnologia e a engenharia dos materiais continuarão a dar as respostas às nossas necessidades. Existem novos materiais como o Grafeno, por exemplo, que vão operar autênticas revoluções no mundo tecnológico.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google