Carregar apresentação
1
A geografia e a compreensão do mundo
2
A Paisagem, o espaço e lugar
3
Geografia: conceito e importância
Geo = terra ; Grafia = estudo Geografia é a ciência que estuda a terra, a interação entre os grupos humanos e destes com o meio em que vivem.
4
A Paisagem e seus elementos
“Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem (...). Não apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.” (Milton Santos) “As paisagens é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos, pois ela apresenta o registro da história das pessoas e dos grupos sociais, da cultura e das diferentes formas de produção, bem como revela suas características naturais...”
6
As Paisagens podem ser: 1 – Naturais 2 – Transformadas
02 01
7
Paisagem natural Essas são as paisagens onde a presença humana é pequena ou inexistente, havendo portanto um predomínio de elementos humanos.
8
Paisagem Transformada
Resultantes das transformações da natureza pelo trabalho humano. É a paisagem que foi modificada para atender as necessidades dos vários grupos humanos.
9
Espaço geográfico O espaço geográfico é a natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens. Ele pode ser grande ou pequeno, movimentado ou não apresentando elementos naturais ou culturais e elementos invisíveis. O espaço é construído e reconstruido permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.
11
Lugar Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos em interação com uma paisagem (...), lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que tem importância e significado para nós.
13
Cap.02 – O Trabalho e a transformação do espaço geográfico
14
O trabalho humano Devido ao trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança ou movimento. Os seres humanos trabalham, produzindo produtos para atender e satisfazer suas necessidades e assegura sua existência. Os produtos consumidos resultam do trabalho de inúmeras pessoas em diferentes lugares.
15
Divisão do trabalho A divisão do trabalho em diversas funções é chamada de divisão social do trabalho. A divisão espacial do trabalho ocorre em todos os lugares, e é dependente do meio em que é praticada. Por exemplo: No meio urbano, são praticadas atividades ligadas ao comércio e prestação de serviços, além das indústrias; já no meio rural, são produzidas matérias-primas por meio da agricultura e da pecuária.
16
Relações entre trabalho e paisagem
Se as funções realizadas pelo ser humano são diferentes, as remunerações também serão e consequentemente a distribuição dessas populações. Pessoas melhor remuneradas geralmente habitarão locais com maior demanda de serviços e opções de lazer.
17
Principais atividades econômicas
São responsáveis pela existência de diversas paisagens e pela construção do espaço. No meio urbano, irão prevalecer atividades ligadas aos setores secundário (Indústria) e terciário (Comércio e serviços) e no meio rural, irão prevalecer atividades ligadas ao setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo)
18
Orientação no espaço geográfico
19
A Orientação Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos objetos, é comum utilizarmos termos como à frente, atrás, à direita, à esquerda, para cima, para baixo, entre outros. Quando queremos nos orientar em um lugar, utilizamos pontos de referência: atrás da igreja, na frente da escola e etc...
21
Mas como nos orientar em espaços maiores, onde não existem pontos de referência?
22
Orientação pelo Sol e Lua
A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse astro surge, ao amanhecer, sempre num lado do horizonte, e desaparece, ao anoitecer, no lado oposto, e a Lua também. Baseado nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de referência, os pontos cardeais: Norte(N), Sul(S), Leste(E ou L) e Oeste(W ou O).
23
Observando a imagem percebemos que o sol nasce sempre do mesmo lado (Leste) e se põe (Oeste).
24
Pontos Cardeais, Colaterais e subcolaterais
25
Orientação pela bússola
A Bússola é um instrumento de orientação que se parece com um relógio. Possui uma agulha imantada na ponta que gira sobre um eixo, onde está desenhada uma rosa-dos-ventos. A Agulha imantada aponta sempre para o pólo norte magnético, que atua como um grande imã.
27
GPS (Global Positioning System)
Sistema de posicionamento global, um receptor conectado a uma rede de satélites artificiais, informando a localização exata de um ponto na superfície do planeta através de uma extensa rede de paralelos e meridianos espalhados pelo planeta.
29
Cap.04 - Localização no espaço geográfico
30
Os paralelos e meridianos
Coordenadas geográficas – Conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os mapas e globos que representam a superfície da Terra. Essas linhas são chamadas de Meridianos e Paralelos. Paralelos – Linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta no sentido Leste-Oeste, dividindo o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. O Principal paralelo é a Linha do Equador.
31
Meridianos – São linhas imaginárias verticais que circundam o planeta no sentido Norte-Sul, dividindo o planeta em dois hemisférios: Oriental (Leste) e Ocidental (Oeste). O principal meridiano é o de Greenwich.
33
Latitude e Longitude Latitude – é a distância em graus de qualquer ponto da terra em relação a linha do Equador. As latitudes variam entre 0º e 90º ao norte e ao sul. Longitude – é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0º a 180º ao leste e ao oeste.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.