A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO"— Transcrição da apresentação:

1 UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO

2 SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL
Uma Fonte Valiosa De Células Estaminais O transplante de medula óssea é uma das terapias usada para curar doenças hematológicas, oncológicas e genéticas. Contudo tem algumas limitações: Encontrar um dador compatível de medula óssea; Risco de reações imunológicas dador/paciente; Risco de infecções oportunistas Com o intuito de reduzir este tipo de complicações, vários cientistas têm vindo a procurar tecnologias terapeuticas alternativas. Diversos estudos demonstram que o sangue do cordão umbilical, quando recolhido imediatamente após o parto, contém células estaminais que permanecem viáveis após criopreservação. Após quimioradioterapia meloablativa, o transplante de células estaminais pode repor e substituir funcionalmente as células da medula.

3 Uma alternativa Comparado com a medula óssea de um adulto, o sangue do cordão umbilical é mais rico em células estaminais hematopoléticas. Estas células possuem uma capacidade superior de proliferação e de expansão. As características únicas das células estaminais do sangue do cordão umbilical permitem que a reconstituição do sistema hematopolético de pacientes, após tratamento mieloblativo, necessite de um número de celulas nucleadas do sangue do cordão umbilical 10 vezes inferior, relativamente ao transplante de medula óssea. O transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical permite ainda uma melhor reconstituição do sistema hematopoiético, comparativamente ao transplante de celulas da medula óssea

4 SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL
Uma Fonte Importante de Células Estaminais para Transplantação Historial Em 1988, uma equipa de cientistas franco-americana efectuou em Paris o primeiro transplante de células estaminais do cordão umbilical numa criança com anemia de Fanconi. Um ano mais tarde, 98% do sistema linfático do doente era originário das células do dador. Esta experiência veio despertar interesse sobre o potencial das células estaminais do sangue do cordão umbilical no tratamento de doenças sanguíneas benignas ou malignas. Em 1993, foi efectuado o primeiro transplante de um dador não relacionado com o paciente. Até 2002 foram realizados mais de 200 transplantes deste género tanto em crianças como em adultos. Em suma, diversos estudos apontam para o sangue do cordão umbilical como uma fonte alternativa de células hematopoiéticas para crianças e adultos com doenças sanguíneas benignas ou malignas.

5 Aplicações Das Células Estaminais Do Sangue Do Cordão Umbilical
Leucemia mielóide aguda Leucemia mielóide crónica Leucemia mielóide crónica juvenil Síndrome Mielodiaplástico Tumores Sólidos Adrenoleucodistrofia Trombocitopenia amegacariocitica Sindroma Blackfan-Diamond Disqueratosis congénita Anemia de Fanconi Leucodistrofia celular globóide Doença de Gunter Sindroma de Hunter Sindroma de Hurler Anemia aplástica idiopática Sindroma de Kostman Sindroma de Lesh-Nyhan Osteopetrose Doença de Hodgkin refractária Meloma múltiplo Deficiências imunitárias combinadas severas Talassémia Sindroma Linfoproliferativo ligado ao cromossoma X Sindroma de Wiskott Aldrich14 As doenças referidas a seguir (lista recentemente publicada na revista Biology of Blood and Marrow Transplatation, da Sociedade Americana para Transplantação de Medula e Sangue e no British Medical Journal) foram já tratadas com transplantes de células estaminais do cordão umbilical:

6 TRANSPLANTAÇÃO COM CÉLULAS ESTAMINAIS
Uma Tecnologia Inovadora

7 e o seu Potencial na Terapia Genética Células Estaminais Como Fonte de
OUTRAS APLICAÇÕES DAS CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL As Células Estaminais e o seu Potencial na Terapia Genética Células Estaminais Como Fonte de Diferentes Tipos De Tecido Estas permitem a possibilidade de realizar engenharia ex vivo nestas células. As potenciais aplicações clínicas poderão envolver no futuro tecnologias de transferência de genes, remoção direccionada de tumores, imunoterapia e expansão de uma população celular especifica. O sangue do cordão umbilical não possui apenas células estaminais hematopoiéticas. Tal como a medula óssea, possui células estaminais mesenquimais, células com a capacidade de se diferenciarem em linhagens mesodérmicas, como o endotélio. Foi recentamente isolada uma subpopulação de células estaminais mesenquimais pluripotente da medula óssea, ou seja, capaz de se difernciar em todos os tipos celulares do organismo adulto.

8 CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL Vantagens
O sangue do cordão umbilical é recolhido imediatamente após o parto e em 48 horasas células estaminais são criopreservadas. A criopreservação das células estaminais do cordão umbilical oferece um conjunto de vantagens, tais como: • disponibilidade imediata de células para transplantação; • ausência de risco para o dador; • menor risco de infecção com agentes infecciosos; • menor risco de doença do transplante contra o hospedeiro(GVHD) aguda, comparativamente com células estaminais adultas da medula óssea; •tolerância de 1 a 2 discrepâncias no teste de compatibilidade HLA, o que permite a doação das células estaminais a um grupo mais alargado de pacientes; • possibilidade de expansão. A Crioestaminal é o primeiro banco português de sangue do cordão umbilical para uso autólogo.

9 COMO É QUE AS CÉLULAS ESTAMINAIS SÃO CRIOPRESERVADAS NO LABORATÓRIO
Em primeiro lugar, é feito um teste bacteriológico à amostra de sangue. De seguida, procede-se ao isolamento das células estaminais e a um exame envolvendo difrenciação de leucócitos.A qualidade da amostra é definida medindo a percentagem de células progenitoras hematopoiéticas presentes. Toda a informação acerca das células estaminais é armazenada na nossa base de dados em nome do bébé. A cada amostra é atribuída uma etiqueta identificadora com um código de barras exclusivo. As células são guardadas num equipamento especial com azoto líquido a -196ºC. Alguns estudos demonstram que as células estaminais do sangue do cordâo umbilical criopreservadas durante 15 anos mantêm todas as suas propriedades.

10 Telefone: ou /05 Website: Fax: Correio electrónico: Morada: Rua Pedro Nunes, IPN, Coimbra


Carregar ppt "UMA OPORTUNIDADE ÚNICA PARA PROTEGER A VIDA DO SEU FILHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google