A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Napoleão Bonaparte Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em 15.08.1769 e era filho de uma nobreza local; Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Napoleão Bonaparte Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em 15.08.1769 e era filho de uma nobreza local; Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris."— Transcrição da apresentação:

1 Napoleão Bonaparte Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em e era filho de uma nobreza local; Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris e em 1785 foi servir na Artilharia;

2 Em 1789 o tenente foi destacado para reprimir uma revolta no país (camponeses revoltados invadiam castelos, queimavam documentos e saqueavam igrejas); Esse movimento deixou Napoleão confuso, porém acabou optando pela revolução; Em 1791 Napoleão ingressou no Clube dos Jacobinos, onde foi nomeado para combater os ingleses, obtendo vitória e promoção;

3 Período Napoleônico (1799-1815) Do Consulado ao Império
Com a crise do Diretório, Napoleão toma o poder na França com a ajuda do exército e dos girondinos no golpe do 18 Brumário e cria o CONSULADO; O Consulado era um governo composto por três cônsules, porém Napoleão era o principal, tendo em suas mãos o poder de fato (nomeando funcionários e tendo o controle total do exército); Em 1801 proibiu as greves, perseguiu os jacobinos, controlou a imprensa e reatou com a igreja católica.

4 Coroação de Napoleão (Imperador)
Napoleão é coroado Imperador do Franceses em 2 de dezembro de 1804, e, em 26 de maio de 1805, recebe a coroa de Rei da Itália. Sua sagração foi um espetáculo de propaganda. Para começar, o Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa, como os imperadores germânicos: ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. A própria coroação foi ainda mais singular: Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo, de frente para o público (e de costas para o Papa). Depois, coroou a imperatriz Josefina. O Papa limitou-se a proclamar "Vivat Imperator in aeternum!". Esta encenação, destinada a demonstrar que Napoleão devia seu título a si mesmo e a mais ninguém, havia sido prévia e minuciosamente acertada com Pio VII, que, portanto, não foi pego de surpresa, como reza a lenda (à véspera da coroação, Napoleão chamou o tabelião que havia desaconselhado Josefina a casar-se com ele e, mostrando-lhe a espada de Carlos Magno e o manto da coroação, disse-lhe: “Lembra-se do conselho que deu a Josefina? Pois bem, eis minha espada e meu manto”).

5

6

7

8 A sagração de Napoleão foi meramente simbólica: seu cargo já era vitalício e hereditário antes da proclamação do Império. Napoleão incorpora símbolos que remetem à Roma imperial, aos reis merovíngios e a Carlos Magno: as águias e abelhas que se vêem no brasão imperial são ecos deste passado com o qual se tenta criar um vínculo sólido.

9 Política Interna: Promoveu grandes reformas administrativas, nomeando pessoas de sua confiança, criando uma pequena corte ao seu redor; Criou o Banco da França, controlando a inflação; Desenvolveu a economia, fortalecendo a indústria e o comércio; Reformulou a educação, alterando o conteúdo de disciplinas ditas “perigosas”, como História e filosofia.

10 Sua obra mais importante foi o código civil (Código Napoleônico);
Neste código continha os princípios revolucionários de igualdade perante a lei e abolição dos privilégios feudais. OBS. O governo de Napoleão, representou a consolidação da BURGUESIA no poder!!

11 Política Externa: O objetivo fundamental de NAPOLEÃO era fazer com que a França se tornasse uma grande potência, porém sua maior rival era a Inglaterra; A Inglaterra era uma grande potência marítima-comercial e isso atrapalhava os interesses franceses.

12 Bloqueio Continental:
Apesar dos sucessos militares, a França ainda não havia conseguido derrotar a Inglaterra e, visando enfraquecê-la economicamente, Napoleão determinou o BLOQUEIO CONTINENTAL, por meio de um Decreto, estabelecendo a proibição de comércio entre os países europeus e a Inglaterra;

13 Napoleão pretendia desenvolver a indústria francesa, eliminando a concorrência inglesa e garantindo para a França o mercado europeu

14 A Invasão a Portugal: A Invasão de Napoleão a Portugal, provocou a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o qual foi apoiada pela Inglaterra, que tinha interesse no mercado consumidor brasileiro; Como conseqüência dessas invasões francesas, o Brasil, que era até então colônia, tornou-se sede do império português.

15 Decadência do Império Napoleônico:


Carregar ppt "Napoleão Bonaparte Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em 15.08.1769 e era filho de uma nobreza local; Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google