A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Rio de Janeiro – Brasil

2 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: Amplo desenvolvimento das TICs EXPECTATIVA: Crescimento do bem-estar social (Cultura, Educação, Saber, Entretenimento, Eficiência na administração pública)

3 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Cenário: Sobrecarga de Informações Exclusão digital Disseminação de notícias inverídicas Roubo de Informação Difamação

4 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Evolução e Apropriação das TICs Difusão das TICs – usar/dominar a tecnologia. Economia do conhecimento e do aprendizado (Inovação) – novos modelos de relacionamento com os centros de investigação Capitalismo cognitivo – trabalho imaterial Reestruturação produtiva

5 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
“A competição está indo além das antigas fronteiras. Com ênfase na expansão nas zonas de livre comércio, a eliminação sistemática de barreiras comerciais, a mobilidade dos trabalhadores da informação, e a disponibilidade de redes de informação baratas, está se espalhando pelos mercados globais uma nova forma de concorrência. A TI (Tecnologia da Informação) facilita e também é facilitada pela globalização.” (WANG, 1988).

6 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
“- O rápido desenvolvimento e difusão das TICs, as quais permitem processamento, armazenagem e transmissão de grandes quantidades de dados a baixo custo e alta velocidade, e propiciam – entre outras aplicações - a formação de todo tipo de redes conectadas por estes novos meios eletrônicos e formatos digitais, em tempo real e numa escala planetária; - O novo papel do conhecimento, aprendizagem e inovação como fatores estratégicos de produtividade, competitividade, diferenciação – e desigualdade – de trabalhadores, empresas, setores econômicos, países e regiões, tanto quanto do desenvolvimento econômico e social.” ( MACIEL, ALBAGLI, 2009).

7 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Países em Desenvolvimento: - A difusão do conhecimento oferecido pela crescente expansão das TICs propiciam novas formas de polarização social e exclusão econômica. - O acesso desigual às novas oportunidades para adquirir conhecimento e habilidades criam abismos/diferenças/gaps na sociedade. O problema não está apenas no acesso e uso das TICs, mas principalmente na capacidade de aprender, absorver e gerar novo conhecimento e inovação.

8 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Paul Otlet e Henri La Fontaine – Instituto Internacional de Bibliografia (Bruxelas)- preconizavam uma rede universal de informação disponibilizada para todos e movida pelos princípios de “totalidade, simultaneidade, gratuidade, voluntariedade, universalidade e mundialidade”.

9 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Ética da responsabilidade visa contemplar o bem-estar de toda a sociedade e não apenas de minorias, criando uma consciência das atitudes a serem tomadas pelos indivíduos a partir da reflexão das possíveis consequências de seus atos.

10 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
PROPRIEDADE INTELECTUAL: “espécie de propriedade sobre bem imaterial. É um conjunto de princípios e regras jurídicas que regulam a aquisição, o uso, o exercício e a perda de direitos sobre ativos intangíveis diferenciados que podem ser utilizados no comércio” (PIMENTEL, 2007). Questões: Propriedade da informação Plágio Desenvolvimento colaborativo

11 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
PRIVACIDADE: “A situação em que se está protegido do acesso indesejável por parte de outrem, seja acesso psicológico ou físico, a informações pessoais ou observação indesejável” (BOK, 1987 apud MCGARrY,1999). Questão: Privacidade X Acesso livre

12 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
SEGURANÇA: “Onde existe um computador, ainda há uma chance de burlá-lo” (HACKERS, 2011). Questão: Projetos de Segurança e de Contingência (firewalls, senhas, detector de intrusos, antivírus, criptografia).

13 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES: “É um processo longo para o ser humano até que ele atinja um amadurecimento, permitindo-lhe filtrar e discernir sobre a enxurrada de informação de seu cotidiano” (DELGADO, 2003). Questões: Capacidade de discernimento Diminuição de produtividade Stress

14 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
EXCLUSÃO DIGITAL: “A exclusão digital se refere às consequências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual no acesso a computadores e internet” (SORJ; GUEDES, 2005). Questão: Para quem e que uso Alteridade Políticas Públicas/Sociais

15 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
“Ter comunicação com os diferentes, corrigir as desigualdades e democratizar o acesso a patrimônios interculturais tornaram-se tarefas indissociáveis para escapar deste tempo de abundância mesquinha.” (CANCLINI, 2007).

16 ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Rio de Janeiro – Brasil


Carregar ppt "ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google