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Medidas de Erro AE CE VE E
APRENDIZAGEM - PERFORMANCE TIPOS de CURVAS de DESEMPENHO PLATAFORMAS de DESEMPENHO ANÁLISE de DADOS (Blocos de Ensaios) Medidas de Desempenho: PROCESSO Medidas de Desempenho: PRODUTO chcbvcnvbnbvmnbv Medidas de Erro AE CE VE E
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Não observável (observável indirectamente através da performance)
APRENDIZAGEM PERFORMANCE Não observável (observável indirectamente através da performance) Observável Efeitos duradouros Efeitos momentâneos Traduz-se em transformações internas (sistema nervoso central, etc.) Resulta em manifestações externas Resulta da prática É uma execução Processo de transformação Alteração de estado chcbvcnvbnbvmnbv
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estas curvas podem apresentar diversas formas (tipos de curvas)
Para medir a aprendizagem utilizam-se CURVAS DE DESEMPENHO ou CURVAS DE PERFORMANCE estas curvas podem apresentar diversas formas (tipos de curvas)
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POSITIVAMENTE ACELERADA
EFEITO de TECTO 40 “S” ou SIGMÓIDE 30 metros 20 LINEAR 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ensaios POSITIVAMENTE ACELERADA NEGATIVAMENTE ACELERADA EFEITO de SOLO
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PLATEAUX ou PLATAFORMAS de DESEMPENHO
10 20 30 40 1 2 3 4 5 6 7 8 9 11 12 13 14 15 ensaios
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PLATEAUX ou PLATAFORMAS de DESEMPENHO
CAUSAS SOLUÇÕES POSSÍVEIS
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A aprendizagem implica a análise de 3 fases distintas AQUISIÇÃO
RETENÇÃO TRANSFER efeitos imediatos performance efeitos duradouros
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ENSAIOS BLOCOS de ENSAIOS
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medidas de desempenho PROCESSO
(aspecto qualitativo ou forma do movimento, i.e., avaliação das componentes críticas do padrão motor) deslocamento de segmentos corporais velocidade ou rapidez do movimento padrão de aceleração/desaceleração do movimento posicionamento angular dos segmentos corporais análises electromiográfica e electroencefalográfica
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PRODUTO (resultado quantitativo)
medidas de desempenho PRODUTO (resultado quantitativo) magnitude da resposta motora (e.g., distância em metros) medidas temporais de velocidade: tempo de reacção, tempo do movimento, tempo dispendido para efectuar uma tarefa medidas sobre a precisão da resposta (e.g., tempo sobre o alvo no pursuit rotor, número de ensaios correctos ou, em oposição, o número de erros cometidos) erros de desempenho (AE, VE, CE e E)
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12 pontos A=B Quem tem melhor desempenho ? sujeito B parece ter melhor
desempenho pois é mais regular (erra mas sempre para o mesmo lado)
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AE VE CE E + + + - - - Sujeito A Sujeito B Sujeito C 3 3 3 2 2 2 1 1 1
A1 -1 -1 -1 -2 -2 -2 - -3 - - -3 -3 Sujeito A Sujeito B Sujeito C
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ERRO ABSOLUTO (AE) PRECISÃO da RESPOSTA
+ ERRO ABSOLUTO (AE) PRECISÃO da RESPOSTA 3 2 1 A2 ENSAIO desvio, em módulo (sem sinal), entre o objectivo e o resultado no ensaio A1: 0 (objectivo) -1 (resultado) = 1 A1 -1 -2 - -3 Sujeito A BLOCO de ENSAIOS o valor médio absoluto (em módulo), de desvio do resultado do conjunto dos ensaios em relação ao objectivo
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ERRO CONSTANTE (CE) MAGNITUDE e DIRECÇÃO do ERRO da RESPOSTA
+ ERRO CONSTANTE (CE) MAGNITUDE e DIRECÇÃO do ERRO da RESPOSTA 3 2 1 A2 ENSAIO desvio (com sinal) entre o objectivo e o resultado no ensaio A1: 0 (objectivo) -1 (resultado) = -1 A1 -1 -2 - -3 BLOCO de ENSAIOS media da diferença entre a resposta e o critério de êxito na tarefa
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+ ERRO VARIÁVEL (VE) MEDIDA da VARIABILIDADE ou CONSISTÊNCIA da RESPOSTA que TRADUZ os RESULTADOS em TORNO da RESPOSTA MÉDIA 3 2 1 A2 A1 -1 -2 - -3 BLOCO de ENSAIOS variabilidade do desempenho do sujeito num bloco de ensaios em relação à sua performance média (valor médio de CE) nesse mesmo grupo de ensaios ENSAIO não se aplica a um único ensaio
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VARIABILIDADE TOTAL (E)
+ VARIABILIDADE TOTAL (E) COMBINA os ERROS CONSTANTE e VARIÁVEL, e EXPRESSA a VARIABILIDADE TOTAL de um CONJUNTO de RESPOSTAS em RELAÇÃO ao VALOR CRITÉRIO da TAREFA 3 2 1 A2 A1 -1 -2 - -3 quando os valores de VE e CE são similares a variabilidade total é considerada uma medida representativa da precisão global da resposta
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+ + - B mais regular (menor variabilidade da resposta) que A
3 -3 + + 1 - B mais regular (menor variabilidade da resposta) que A C maior precisão da resposta B sobrestimativa da resposta (erra sempre na direcção de sinal positivo)
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Considere os dados relativos ao desempenho individual e da turma na tarefa de posicionamento linear da aula teórico-prática 1 (15 ensaios na aquisição, 3 ensaios na retenção e 3 ensaios no transfer) Determine os valores de AE e CE para cada ensaio Calcule o AE e CE por blocos de 3 ensaios Trace as curvas de desempenho individuais e da turma (curvas com todos os ensaios e por blocos de três ensaios) para cada medida do erro Analise as curvas, classificando-as quanto à sua forma e caracterizando a performance individual ou da turma face ao AE e CE
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