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PublicouMartim Figueiredo Alterado mais de 11 anos atrás
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1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação
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2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação
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3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Avaliação
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4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Temas dos trabalhos de grupo TEMA: LIVRE Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos na performance e aprendizagem duma tarefa motora TAREFA DE FITTS Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos na tarefa de Fitts MEMÓRIA MOTORA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos no teste de memória TRANSFER BILATERAL Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos no teste de transfer INSTRUÇÃO E DEMONSTRAÇÃO Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: PRATICA DISTRIBUIDA E MASSIVA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: VARIABILIDADE DAS CONDIÇÕES DE PRATICA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora INFORMAÇÃO DE RETORNO SOBRE O RESULTADO: FREQUÊNCIA RELATIVA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora TEMA: LIVRE Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos na performance e aprendizagem duma tarefa motora TAREFA DE FITTS Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos na tarefa de Fitts MEMÓRIA MOTORA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos no teste de memória TRANSFER BILATERAL Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos no teste de transfer INSTRUÇÃO E DEMONSTRAÇÃO Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: PRATICA DISTRIBUIDA E MASSIVA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: VARIABILIDADE DAS CONDIÇÕES DE PRATICA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora CONDIÇÕES DE PRATICA: INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora INFORMAÇÃO DE RETORNO SOBRE O RESULTADO: FREQUÊNCIA RELATIVA Objectivo: comparar dois grupos de sujeitos numa tarefa motora
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5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Metodologia Experimental
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6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Problema Dúvida / Interrogação
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7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Hipótese Afirmação: Previsão dos resultados a obter Afirmação: Previsão dos resultados a obter 14 17
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8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Variáveis: Independente: O que controlamos O objecto de estudo Independente: O que controlamos O objecto de estudo Dependente: Cujos resultados dependem da manipulação experimental das variáveis independentes Dependente: Cujos resultados dependem da manipulação experimental das variáveis independentes
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9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Amostra Indivíduos de uma população sujeitos à experiência Indivíduos de uma população sujeitos à experiência
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10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Grupos Conjunto de indivíduos da amostra divididos em função do objectivo da experiência Conjunto de indivíduos da amostra divididos em função do objectivo da experiência
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11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Tarefa O que os sujeitos realizam no decorrer da experiência O que os sujeitos realizam no decorrer da experiência
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12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Procedimentos Situação Número de ensaios Aquisição, Retenção, Transfer Forma de recolha de dados Situação Número de ensaios Aquisição, Retenção, Transfer Forma de recolha de dados
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13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Tratamento de dados Análise Estatística Análise Estatística
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14 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Conclusões Resposta às dúvidas Confirmação ou negação da hipótese hipótese
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15 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Recomendações Quais os caminhos a seguir Que novas hipóteses podem ser formuladas Quais os caminhos a seguir Que novas hipóteses podem ser formuladas
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16 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Como encontrar um problema relevante? Os resultados anteriores abrem novas perspectivas de análise. Questões emergentes da prática. Pensamento científico. A criatividade. Como encontrar um problema relevante? Os resultados anteriores abrem novas perspectivas de análise. Questões emergentes da prática. Pensamento científico. A criatividade.
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17 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Do problema à hipótese O estudo da bibliografia que versa o tema em estudo, faz prever determinados resultados Do problema à hipótese O estudo da bibliografia que versa o tema em estudo, faz prever determinados resultados (hipótese).
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18 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Âmbito do estudo Variável única Variáveis integradas (pertencentes a um mesmo âmbito disciplinar). Estudo multidisciplinar (variáveis pertencentes a âmbitos disciplinares diferentes). Âmbito do estudo Variável única Variáveis integradas (pertencentes a um mesmo âmbito disciplinar). Estudo multidisciplinar (variáveis pertencentes a âmbitos disciplinares diferentes).
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19 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Método de estudo Experimental (manipulação de variáveis) Observação (Sem interferência no contexto a estudar). Inquérito/Entrevista (Perguntas realizadas aos sujeitos). Método de estudo Experimental (manipulação de variáveis) Observação (Sem interferência no contexto a estudar). Inquérito/Entrevista (Perguntas realizadas aos sujeitos).
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20 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Características temporais do estudo Longitudinal: Acompanhamento da amostra ao longo de um tempo prolongado. Transversal: O tempo não é a variável importante no estudo. Simulação longitudinal: Num tempo curto simula-se um estudo longitudinal. Características temporais do estudo Longitudinal: Acompanhamento da amostra ao longo de um tempo prolongado. Transversal: O tempo não é a variável importante no estudo. Simulação longitudinal: Num tempo curto simula-se um estudo longitudinal.
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21 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Tipo de Amostra (Grau de aproximação à população) Grande Pequena Estudo de caso Tipo de Amostra (Grau de aproximação à população) Grande Pequena Estudo de caso
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22 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Objectivo Descritivo: Pretende descrever os fenómenos observados. Comparativo: Pretende verificar o resultado da manipulação experimental produzida. Normativo: Pretende elaborar o padrão tipo da variável estudada. Objectivo Descritivo: Pretende descrever os fenómenos observados. Comparativo: Pretende verificar o resultado da manipulação experimental produzida. Normativo: Pretende elaborar o padrão tipo da variável estudada.
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23 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Instrumentos de investigação em Controlo e Aprendizagem Instrumentos de investigação em Controlo e Aprendizagem
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24 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Teste de Destreza de Minnesotta
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25 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Dispositivo de Posicionamento linear Dispositivo de Posicionamento linear
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26 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Dispositivos de Bio-feedback
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27 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Dispositivo de Antecipação-Coincidência Dispositivo de Antecipação-Coincidência
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28 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Dispositivo de Posicionamento angular Dispositivo de Posicionamento angular
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29 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Pursuit Rotor
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30 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Teste de Sensibilidade ao peso Teste de Sensibilidade ao peso
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31 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Eye Mark Recorder
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