Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ANÁLISE DE CARGOS / JOB ANALYSIS
RECURSOS HUMANOS ANÁLISE DE CARGOS / JOB ANALYSIS
2
ANÁLISE DE CARGOS Introdução Conceitos e definição
Processos de análise de cargos
3
ANÁLISE DE CARGOS Introdução Conceitos e definição
Processos de análise de cargos
4
Representa a unidade de trabalho mais pequena, sem
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Elemento: Representa a unidade de trabalho mais pequena, sem analisar os processos mentais. Ex.: elaboração de um exercício de treino.
5
Conjunto de elementos realizados sequencialmente
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Tarefa: Conjunto de elementos realizados sequencialmente e produzindo um resultado significativo e identificável. Ex.: elaboração de uma sessão de treino.
6
Conjunto de tarefas com um objectivo comum. Ex.: treinar.
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Dever: Conjunto de tarefas com um objectivo comum. Ex.: treinar.
7
Conjunto de tarefas e deveres a serem realizados por um
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Posição: Conjunto de tarefas e deveres a serem realizados por um único indivíduo na organização. Ex.: treinador principal.
8
Conjunto de posições que são semelhantes nas tarefas
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Cargo: Conjunto de posições que são semelhantes nas tarefas e nos deveres e por isso têm a mesma designação. Ex.: treinador.
9
Conjunto de dois ou mais cargos com tarefas e deveres semelhantes.
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Família de cargos: Conjunto de dois ou mais cargos com tarefas e deveres semelhantes. Ex.: treinador adjunto, treinador de guarda-redes, treinador principal, etc...
10
Cargo ou conjunto de cargos existentes num grupo de
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Ocupação/profissão: Cargo ou conjunto de cargos existentes num grupo de diversas organizações. Ex.: treinador em geral.
11
Sequência de posições, cargos e ocupações que uma
ANÁLISE DE CARGOS Conceitos e definição Carreira: Sequência de posições, cargos e ocupações que uma pessoa tem ao longo da sua vida profissional. Ex.: jogador, treinador, director técnico, director geral, presidente, etc...
12
Análise de cargos (McCormick -1979):
Conceitos e definição Análise de cargos (McCormick -1979): É o processo de obter informação detalhada sobre os cargos.
13
Análise de cargos (Cascio, W -1995):
Conceitos e definição Análise de cargos (Cascio, W -1995): Constitui-se como o ponto de partida para muitas das outras funções relacionadas com a gestão dos RH’s.
14
ANÁLISE DE CARGOS Introdução Conceitos e definição
Processos de análise de cargos
15
Especificação de cargos; Padrões de rendimento; Funções de RH’s.
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Bohlander -1998: Fontes de dados; Métodos de recolha; Dados do cargo; Descrição de cargos; Especificação de cargos; Padrões de rendimento; Funções de RH’s.
16
Identificação das fontes de dados:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Fontes de dados: Identificação das fontes de dados: Analista de cargos; Supervisor; Funcionário; Entidade externa; ...
17
... Não existe a “melhor maneira”...
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Métodos de recolha: CNP; Entrevista; Questionário: Observação; Registos existentes; ... Não existe a “melhor maneira”...
18
CNP - Classificação Nacional das Profissões;
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Métodos de recolha: CNP - Classificação Nacional das Profissões;
19
Análise funcional do cargo:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Métodos de recolha: Análise funcional do cargo: Inventário de actividades de trabalho, p/ todos os cargos; Utiliza a observação e entrevista ao funcionário Classifica a informação em 3 funções gerais existentes em todos os cargos: dados, pessoas e “coisas”; Cada uma das funções gerais é subdividida represen- tando uma percentagem da actividade no cargo.
20
Questionário de análise das posições:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Métodos de recolha: Questionário de análise das posições: Analisa as actividades nos cargos através de 194 tarefas ou elementos; Estas 194 tarefas encontram-se distribuídas por 6 categorias; Método dos incidentes críticos: Tenta identificar as tarefas críticas do cargo: o que é excepcional/ bom ou mau e que pode levar ao sucesso ou insucesso no cargo.
21
Os dados são transformados em informação obtendo-se: Tarefas;
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Dados do cargo: Os dados são transformados em informação obtendo-se: Tarefas; Responsabilidades; Técnicas; Conhecimentos; Deveres; Padrões de rendimento; Representa o que faz o ocupante do cargo.
22
características dos cargos analisados.
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Descrição de cargos: É elaborada a partir dos dados do cargo e representa uma lista de tarefas, deveres e responsabilidades características dos cargos analisados. Representa o que deverá fazer o ocupante do cargo.
23
Especificação de cargos:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Especificação de cargos: É elaborada, uma vez mais, a partir dos dados do cargo e representa uma lista dos conhecimentos, das técnicas, das habilidades e de outros aspectos que o ocupante de um cargo deverá possuir. Representa o que deverá saber o ocupante do cargo.
24
Padrões de rendimento:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Padrões de rendimento: Representam o nível de rendimento esperado e os critérios utilizados para avaliar esse mesmo rendimento. Representa o que deverá saber fazer bem o ocupante do cargo.
25
Descrição, especificação e avaliação de cargos:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Descrição, especificação e avaliação de cargos:
26
Descrição e análise de cargos (Chiavenato):
Processos de análise de cargos Descrição e análise de cargos (Chiavenato): Descrição de cargos: processo de enumeração das tarefas que compõem um cargo, ou seja do conteúdo do cargo - aspectos intrínsecos do cargo. Análise de cargos: processo de identificação dos requisitos/exigências que o cargo solicita ao seu ocupante - aspectos extrínsecos do cargo.
27
Tarefas ou atribuições
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Descrição e análise de cargos (Chiavenato): a) Nível do cargo; b) Subordinação; c) Supervisão; d) Comunicações 1. Título do cargo; 2. Posição do cargo no organograma; 3. Conteúdo do Cargo; Descrição de = cargos: Aspectos intrínsecos Diárias; Semanais; Mensais; Anuais; Esporádicas. Tarefas ou atribuições
28
Descrição e análise de cargos (Chiavenato):
Processos de análise de cargos Descrição e análise de cargos (Chiavenato): a) Instrução necessária; b) Experiência; c) Iniciativa; d) Aptidões necessárias Requisitos mentais Análise de = cargos: a) Esforço físico necessário; b) Concentração; c) Constituição física; Aspectos extrínsecos Requisitos físicos Factores de especificações; a) Por supervisão; b) Por materiais/equipamentos; c) Por dinheiro, segurança, etc..; Responsa-bilidades Condições de trabalho a) Ambiente de trabalho; b) Riscos envolvidos;
29
I – Referencial de actividades:
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Perfil profissional (INOFOR): I – Referencial de actividades: Designação; Outras designações utilizadas; Profissões empregos agregados; Missão; Local de exercício da actividade; Condições de exercício; Área funcional; Actividades – representam as intervenções profissionais, por áreas de intervenção e segundo uma sequência funcional
30
Perfil profissional (INOFOR):
ANÁLISE DE CARGOS Processos de análise de cargos Perfil profissional (INOFOR): II – Referencial de competências mobilizáveis (dizem respeito aos saberes): saberes-fazer técnicos: referem-se à utilização de métodos e instrumentos e à operacionalização de saberes técnicos, tecnológicos e científicos; saberes: referem-se a conhecimentos relativos a um domínio disciplinar científico, técnico ou tecnológico; saberes-fazer sociais e relacionais: referem-se a atitudes e qualidades pessoais e relacionais, relativas à disposição p/ agir e reagir aos outros e ao trabalho; III – Formação e experiência: IV – Especificidades do mercado de trabalho: V - Elementos de prospectiva:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.