A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites."— Transcrição da apresentação:

1 Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites e a gravidade da doença é variável em função disso e também dos danos já causados ao fígado quando é descoberta. Dependendo do seu tipo a hepatite pode ser curada de forma simples, apenas com repouso, ou pode exigir um tratamento mais prolongado e algumas vezes complicado e que nem sempre leva à cura completa, muito embora se consiga em muitos dos casos controlar e estagnar a evolução da doença.

2

3 Hepatite A È uma infecção aguda quase sempre auto-limitada, isto é, evolui para a cura sem o recurso de nenhum medicamento nem nenhuma atitude particular. A transmissão é fecal-oral, através de alimentos crus mal lavados, águas contaminadas, mariscos, etc… Raramente se transmite através do sangue ou por contacto sexual. Pode provocar mau estado geral, dor de cabeça, dor abdominal, febre geralmente não muito alta, falta de apetite, náuseas, vómitos, amarelecimento da parte branca dos olhos, urina vermelho escuro e fezes brancas. 

4 Hepatite B È transmitida principalmente pelo sangue. A transmissão por via sexual é frequente assim como a transmissão vertical (de mãe para filho). A infecção aguda pode causar icterícia (cor amarela dos olhos e pele), falta de força (astenia), falta de apetite, náuseas, dor abdominal, dores das articulações e artrites assim como lesões da pele semelhantes à urticária.

5 A hepatite crónica B pode evoluir para cirrose e cancro do fígado.
Deve evitar-se a partilha de agulhas e seringas assim como instrumentos que possam estar contaminados com sangue (escovas de dentes, instrumentos de manicura, laminas). Devem também evitar-se relações sexuais de risco, usando preservativo. O convívio social, beijos, apertos de mão ou a partilha de utensílios de cozinha não envolve riscos.

6 Hepatite C È transmitida principalmente pelo sangue, sobretudo na partilha de seringas infectadas com o vírus. A cocaína intra nasal, o piercing e a hemodiálise são outros possíveis meios de transmissão. A transmissão por via sexual é pouco frequente, assim como, a transmissão vertical ( da mãe para o filho ).

7 A infecção aguda dá icterícia em 20% dos casos mas em 80% dos casos não aparece icterícia. A falta de força (astenia), falta de apetite (anorexia), náuseas e dores abdominais são muito ligeiros. Deve evitar-se a partilha de agulhas e seringas assim como instrumentos que possam estar contaminados com sangue (escovas de dentes, instrumentos de manicura, laminas)e ainda relações sexuais de risco, devendo sempre usar o preservativo. O convívio social, beijos, apertos de mão ou a partilha de utensílios de cozinha não envolve riscos.

8 (4) mas protegido com vacina contra o vírus de hepatite B.
Hepatite A Hepatite B Hepatite C Hepatite D* Alimentação Sim Não Beijos Sim (2) Relações sexuais Sim (3) Actos de toxicomania (Injecção & Sniff) Partilha de objectos pessoais Casas de banho (WC) Sim (1) Contactos humanos (Tocar) Vacinas Não (4) Uma pessoa não pode ser contaminada pelo vírus da hepatite D se ela já é portadora do vírus da hepatite B. (1) se em contacto com o tampo da sanita. (2) no princípio da infecção . (3) se houver contacto de sangue com sangue durante o acto sexual. (4) mas protegido com vacina contra o vírus de hepatite B.


Carregar ppt "Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google