A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE AMBIENTAL

2 Introdução O tema do nosso trabalho consiste na importância que relaciona a arte com o ambiente. Quisemos também saber mais e melhor sobre o PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte e informar os nossos colegas do mesmo.

3 O QUE É O PREAA? O PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte, pretende dinamizar a Educação Ambiental utilizando as expressões artísticas. O Plano 1997/2000 foi a Operação Lágrimas Negras, o Plano 2000/2003 os “Guardiães da Água do Algarve” e o plano 2003/2006 os "Guardiães da Água do Sul”. Tem como destinatários as escolas de todos os níveis de ensino e jardins-de-infância do Algarve. Pretende este programa que as escolas, através das expressões artísticas sensibilizem a sua comunidade local para uma necessidade ou problema no âmbito dos patrimónios natural ou histórico-culturais algarvios; proponham à população mudanças de atitude sobre a consciência dos indivíduos que actuam na vida real, transformar os transformadores. A arte é um processo de construção da identidade, apresenta-se como revelação e possibilita a regularização do sujeito. Se o sujeito resulta das relações sociais às quais está submetido, a linguagem por sua vez acompanha as transformações do mundo dinâmico. A arte, como linguagem simbólica, reflecte essas relações.

4 A linguagem une, constitui e representa uma sociedade, e através do fazer artístico o homem desvela o mundo e a si mesmo. A arte transmite conhecimento através dos sentidos, da percepção e da cognição, e revela a organização interna da realidade, possibilitando a instauração de novos parâmetros de valorização, que aprimorem a ética das relações e viabilizem a construção da identidade dos sujeitos.

5 O potencial narrativo das imagens visuais e sua exploração negativa pela mídia contemporânea são elementos que justificam a prioridade de formação de indivíduos capazes de descodificarem os códigos da nova pragmática da imagem virtual. A manipulação de grande parte da opinião pública torna necessário mobilizar todos os meios formativos, que possam contribuir no crescimento do desejo criativo, no desenvolvimento do senso crítico e no discernimento cultural do indivíduo. Frente a uma realidade escolar que revela uma aprendizagem pobre e limitada sobre arte e sua história e ao despreparo dos professores em sala de aula, torna-se necessário destacar a relevância de contextualizar arte e educação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de um olhar mais crítico e sensível, capaz de apreciar e compreender aquilo que foge aos padrões visuais instituídos culturalmente. A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma educação crítica e reflexiva. Convivendo num mundo globalizado pelas novas tecnologias, caracterizado pelo desaparecimento das referências culturais e pela crise das referências éticas e estéticas, necessitamos de uma política educacional, onde uma sólida cultura geral e humanística, nos leve a pensar criticamente o passado histórico e possibilite avaliar a nossa posição actual, para que dessa conjunção surjam alternativas para o futuro, baseadas em nossa realidade híbrida.

6 “OPERAÇAO CAPITÃO LITRO E MEIO”
Na Escola Secundária Tomás Cabreira, decorreu a Operação Capitão Litro e Meio, no âmbito do Programa Regional Educação Ambiental Pela Arte (PREAA) da Direcção Regional de Educação do Algarve. Esta Operação pretendeu sensibilizar a população estudantil e a população algarvia para a necessidade da aquisição de comportamentos que conduzam a uma eficiente gestão da água na nossa região. Assim, os alunos do 11º ano da turma 06 colocaram uma garrafa de litro e meio cheia de água dentro dos autoclismos de cada casa de banho da escola tendo em vista a poupança deste volume de água em cada descarga. Outros alunos doutras turmas também executaram a Operação Capitão Litro e Meio nas suas casas. Preencheram o folheto que pretende a contabilização das descargas efectuadas em cada agregado familiar. se todos os cidadãos do Algarve participassem, a água poupada durante um ano equivaleria à capacidade da barragem do Funcho. Todas as câmaras da região se associam a este projecto, bem como escolas de diferentes níveis de ensino dos vários concelhos, onde se integra a nossa escola.

7 Imagens relacionadas com o PREEA

8 Conclusão Com este trabalho concluímos a definição da PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte; referimos a Operação Capitão Litro e Meio, realizada na Escola Secundária Tomás Cabreira. Tivemos dificuldades na pesquisa e na realização do trabalho, principalmente porque não havia muita informação sobre o tema, mas apesar de tudo conseguimos concluir.

9 Trabalho realizado por: João Santana nº10
Luís Cavaco nº14 Patrícia Bandeira nº18


Carregar ppt "ARTE AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google