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Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.

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Apresentação em tema: "Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
Abr 2009

2 Introdução Do lado dos produtores existe um conceito semelhante ao do excedente do consumidor. Trata-se do excedente do produtor, que é dado por: Excedente do produtor Valor recebido Custo de produção 2

3 Custos dos produtores Cada uma das unidades de produção que respondem pela oferta de bens e serviços numa economia de mercado possui custos e despesas diferenciados entre si. Seus custos fixos, tais como aluguel, depreciação, custos com mão-de-obra indireta de fabricação, salários do pessoal administrativo e outros assumem valores que estão condicionados aos preços do mercado local, ao tamanho e composição do parque industrial, ao custo de vida na região, ao custo dos transportes e tantos outros.

4 Custos dos produtores. Também seus custos variáveis dependem da própria localização do empreendimento, mais próximo ou mais distante dos centros abastecedores das matérias-primas e demais insumos utilizados na linha de produção. Da mesma forma, o custo da mão-de-obra diretamente envolvida no processo de produção varia de região para região, de especialidade para especialidade.

5 Custos dos produtores. Há considerar também a cobertura das despesas administrativas, comerciais e financeiras que cada produtor irá requerer, bem como seu lucro líquido, que considera o capital aplicado nas máquinas e equipamentos de produção, nas instalações e demais imobilizações, além do operacional, ou seja, aquele destinado ao giro do negócio.

6 Custos dos produtores. Haverá, então, um valor total de cada fabricante para cada produto oferecido no mercado, isto é, um preço de oferta, que aqui será denominado custo de produção para facilitação do processo de entendimento das condições da oferta. Vamos considerar a existência de quatro produtores, ou seja, as firmas E, F, G e H. Para um mesmo produto, com características homogêneas, existirá um custo de produção diferenciado por firma, conforme se denota na tabela a seguir:

7 Custos de produção por produtor
Custos dos produtores. Custos de produção por produtor Produtor Preço E $900 F $800 G $600 H $500

8 Custos dos produtores. Cada produtor apresenta condições de produção que exigem preços que vão de $500 a $900 pelo produto. Como demonstrado no caso da demanda, também neste caso é evidente que o produtor H aceitará qualquer preço acima do que ele está disposto a receber pelo produto. Pode-se notar, então, que existirão quatro produtores dispostos a oferecer seus produtos a $900, três a venderem a $800 — o produtor E quer receber $900 —, dois dispostos a receberem $600 e um disposto a negociar seu produto por $500. Apresentados em uma tabela estes dados resultam em:

9 Preço e Quantidade Ofertada
Custos dos produtores. Preço e Quantidade Ofertada Faixa de Preço Número de potenciais produtores Quantidade ofertada Acima de $900 4 Entre $801 e $900 3 Entre $601 e $800 2 Entre $501 e $600 1 $500 ou menos Quando apresentados em um gráfico, estes dados resultam em:

10 E F G H Custos dos produtores. Preço 1 2 3 4 5 100 200 300 400 500 600
100 200 300 400 500 600 700 800 900 1000 Preço Quantidade Custo de Produção de E Custo de Produção de F Custo de Produção de G Custo de Produção de H H E F G 1000 700 1

11 Excedente do produtor. O excedente do produtor é identificado no gráfico a seguir. Quando o preço de mercado praticado for $600, o produtor H terá um excedente indicado pelo retângulo P1abc.

12 Excedente do produtor, a preço $ 600.
1 2 3 4 5 100 200 300 400 500 P1 = 600 700 800 900 1000 Preço Quantidade Excedente do Produtor H H E F G a b d c

13 Excedente do produtor, a preço $ 800.
Se, por algum motivo, o preço aumentar para $800, o produtor H será beneficiado com um excedente adicional de $200. O produtor G irá usufruir de um excedente igualmente de $200, pois seus custos de produção estão no nível de $600. A nova área que delimita o excedente do produtor aparece no gráfico a seguir:

14 Excedente do produtor, a preço $ 800.
1 2 3 4 5 100 200 300 400 500 P1 = 600 700 900 1000 Preço Quantidade Excedente do Produtor H inicial ($100) H E F G P2 = 800 Excedente do Produtor G ($200) Excedente do Produtor H ao novo preço ($200) Excedente do Produtor Total ($500) 5

15 Curva De Oferta Generalizando, obteremos a Curva de Oferta, expressa no gráfico a seguir:

16 Curva De Oferta c a P1 Q1 b Q1 Oferta Oferta Preço Quantidade
Excedente do Produtor Oferta Oferta Q1

17 Curva De Oferta O gráfico aponta que, para um dado preço P1 existirá uma quantidade Q1 que será ofertada. Uma vez estabelecida a curva de oferta para o bem ou serviço, a determinados preços corresponderão determinadas quantidades que os produtores, no seu conjunto, estão dispostos — e aptos — a oferecerem. Este será, então o preço de mercado que irá regular o interesse de produtores. A este preço P1 existirá um excedente do produtor definido pelo triângulo abc.

18 A Curva de Oferta. São diferentes as estruturas de custos das empresas e, assim, cada uma delas, estará disposta a oferecer produtos e serviços a preços diferentes. A soma de todos os desejos dos ofertantes é o próprio conceito da oferta. Em algum ponto da curva de oferta haverá um excedente do produtor.

19 A Curva De Oferta Se, por razões diversas, o preço de mercado se elevar a P2, a quantidade oferta será de Q2, maior do que a quantidade inicial Q1. Todos os produtores iniciais serão beneficiados pelo aumento do preço de P1 para P2, obtendo um excedente demonstrado pelo retângulo P1P2de. E os novos produtores também irão usufruir de um excedente, conforme triângulo def.

20 Curva De Oferta e f P2 d P1 Q1 Q1 Q2 Oferta Oferta Preço Quantidade
Excedente adicional para os Produtores iniciais Oferta Q2 P2 Excedente dos Produtores iniciais Excedente para os novos Produtores Oferta Q1

21 Excedentes do produtor e do consumidor.
Assim, de um lado temos um excedente do consumidor e outro, um excedente do produtor. Na demanda, reflete a elevação do grau de satisfação do comprador, quando ele adquire um bem ou serviço por um preço inferior ao preço que ele está disposto a pagar. Na oferta, indica o grau de satisfação do produtor é maior quanto mais ele recebe pelo produto oferecido, gerando excedentes em relação ao preço que corresponde ao seu custo de produção. Verificaremos posteriormente como se dá a interação entre a demanda e a oferta.


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