A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico

Cópias: 1
Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico

2 Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico
O conceito de Cartografia tem suas origens intimamente ligadas às inquietações que sempre se manifestaram no ser humano, no tocante a conhecer o mundo que ele habita. O vocábulo CARTOGRAFIA, etimologicamente - descrição de cartas, foi introduzido em 1839, pelo segundo Visconde de Santarém - Manoel Francisco de Barros e Souza de Mesquita de Macedo Leitão, ( ). A despeito de seu significado etimológico, a sua concepção inicial continha a idéia do traçado de mapas. No primeiro estágio da evolução o vocábulo passou a significar a arte do traçado de mapas, para em seguida, conter a ciência, a técnica e a arte de representar a superfície terrestre.

3 Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico
O conceito da Cartografia, hoje aceito sem maiores contestações, foi estabelecido em 1966 pela Associação Cartográfica Internacional (ACI), e posteriormente, ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos e fenômenos.

4 Representação Cartográfica
Globo - é a representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa. Mapa - Mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos. (Esc. 1/ ) Carta - é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais - paralelos e meridianos - com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala. (Esc. > 1/50000) Planta - é um caso particular de carta. A representação se restringe a uma área muito limitada e a escala é grande, conseqüentemente o número de detalhes é bem maior. Carta que representa uma área de extensão suficientemente restrita para que a sua curvatura não precise ser levada em consideração, e que, em conseqüência, a escala possa ser considerada constante. (Esc. 1/500 – 1/20000)

5 Cartas ou Mapas – Classificação
Especiais - são mapas avulsos ou de uma pequena série, como os de um Atlas, e, geralmente, de escalas pequenas. exemplos: mapa-mundi e atlas (globos) Sistemáticos - são os que, de forma séria e organizada, cobrem um país ou uma região através de dezenas ou até milhares de cartas produzidas. cartas topográficas e planimétricas cartas temáticas: vegetação, náutica, meteorológica e aeronáuticas, uso da terra, geológica, etc ..

6 SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Numa esfera todos os pontos são idênticos entre si. Quando essa esfera é superfícies terrestre é costume tomar como referência certos pontos notáveis: Centro do planeta (ponto “C” ); Pólos norte (PN) e sul (PS); Equador e Meridiano de Greenwich, que vai de pólo a pólo passando pelo observatório astronômico da cidade de Greenwich, na Inglaterra.

7 Coordenadas geográficas – Latitude e Longitude
A latitude é contada de 0º a 90º a partir do equador em direção aos pólos, sendo positiva para o norte e negativa para o sul. Normalmente, se indica a letra N (norte) ou S (sul) em vez de dizer “positiva” ou negativa”,respectivamente. Cada grau é subdividido em 60 minutos, e cada minuto em 60 segundos. O ângulo E-C-A identifica 50º graus de arco, e o ponto “A” se localiza no paralelo de latitude 50º norte. Graus de Latitude (e longitude) são medidas referentes ao ângulo no centro da esfera

8 Longitude Perpendiculares ao plano do equador existem os planos longitudinais. O primeiro plano, passa pela cidade de Greenwich na Inglaterra. Todos os outros planos formam um ângulo com o plano de Greenwich, ao longo do eixo polar. O meridiano de Greenwich recebe, por convenção, o valor de zero graus (0º), portanto, seu anti-meridiano é a longitude de 180º (sendo que 360º completa um circulo). A longitude é contada de 0º a 180º a partir do meridiano de origem, positivamente para o leste e negativamente para o oeste. A longitude pode ser expressa em tempo.

9 Formas da terra

10 Tabela das Dimensões Básicas da Terra.

11 Cálculo de coordenadas geográficas em uma carta topográfica
Comprimento de um grau de longitude = co-seno da latitude do lugar X 111 km 96,2 111 Exercícios: Quantos kilometros são 1 minuto na latitude 0? E um segundo ? Quantos kilometros são 1 minuto na latitude 60? E um segundo ? Quantos kilometros são 1 minuto na latitude 27? E um segundo ?

12 Cálculo da Latitude 1- Observar qual dos paralelos possui o
menor valor e qual é a direção de aumento (para baixo no hemisfério sul, ou para cima no hemisfério norte ; 2- Subtrair o menor valor ou maior, obtendo a diferença total (DT) em graus (ou em minutos); 3- Medir perpendicularmente a distância entre dois paralelos para obter a medida total (MT); 4- Medir perpendicularmente a distância entre o paralelo menor e o ponto do qual se deseja calcular a latitude, isto dá a medida parcial (MP); 5- Armar uma régra-de-três para calcular a diferença parcial (MP); A direção do aumento é para cima, portanto, a zona está no hemisfério Norte; °-10°=10° cm Do paralelo menor para o ponto A, a distância é de 2.4 cm; º X = 2,4 X 10 = 6° X – 2, ° + 6° = 16° 6- Somar o resultado obtido (DT) com o valor do menor paralelo.

13 Cálculo da Longitude 30’ – 4 X = 2,3 X 30 = 17’ X – 2,3 4
Baseada na mesma metodologia aplicada na latitude, porém agora na direção horizontal. A única diferença é que a medida total (MT) (entre os dois meridianos) deve ser calculada à altura do ponto do qual desejamos saber a longitude (C). Isto é porque a convergência dos meridianos resulta em medidas totais (MT) diferentes quando feitas na latitude superior, inferior ou na latitude do ponto © 30’ – X = 2,3 X 30 = 17’ X – 2, A longitude do ponto C =50°17'

14 Verifique seu aprendizado
27 30’ 14” S ’ 15”O 27 44’ 58” S ’ 26” O

15 Determine as Coordenadas da ponte.
SOLUÇÃO

16 Distância ente dois pontos Latitude e longitudes

17 ATIVIDADES EM GRUPO DE 2- Para casa explorar o Google EARTH/Maps como determinar ou interpetar?
Faça o printscreen do exercício e entregue na próxima aula com memorial de cálculos. escalas gráficas. Localização de qualquer ponto através de suas coordenadas geográficas (Latitude e Longitude) Determinação das coordenadas geográficas de qualquer ponto do mapa Cálculo da distância entre pontos marcados pelo usuário Cálculo da distância entre dois pontos, dadas as suas coordenadas geográficas Possibilidade de configurações, tais como: formato das coordenadas (decimal ou graus, minutos e segundos), unidade de medida de distância (metros, quilômetros, milhas ou milhas náuticas), cor, largura e transparência das linhas de distância, separador e quantidade de casas decimais, etc Determinar o comprimento da pista do aeroporto Hercílio Luz e da ponte Hercílio Luz, a latitude e longitude de cada um , e a escala de sua impressão de cada um.

18 Para casa:Buscar no site do IBGE
Cartas de solo: (temática) Cartas de vegetação : (temática) Cartas de uso da Terra: (temática) Todos para a ilha de Florianópolis


Carregar ppt "Conceitos de Cartografia e Noções de desenho cartográfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google