A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática no Projeto e no Desenho/EGR/CCE

2 CAD e seu Desenvolvimento
Localização temporal - terceira geração de computadores ( ). Circuitos Integrados- Chips contribuem para a redução em termos de custo e tamanho dos computadores. Estes ficam mais acessíveis aos órgãos governamentais e instituições de pesquisa e educação. Linguagens de alto nível são desenvolvidas, ex. algol e fortran, motivando o desenvolvimento de softwares em diversos campos da engenharia.

3 CAD e seu Desenvolvimento
No inicio dos anos 60, Ivan E. Sutherland desenvolve o sistema SketchPad no Laboratório Lincoln do MIT. Implementado em um computador TX-2 financiado pela Agência de Projetos Avançados de Pesquisa do Departamento de Defesa do EUA, o SketchPad é considerado como o marco fundamental no desenvolvimento de sistemas CAD.

4 Sistema Sketchpad O SketchPad, naquela época, já possuía características dos atuais software gráficos, tais como desenhar círculos perfeitos em qualquer escala, copiar, cortar e colar.

5 Sistema Sketchpad Este consistia de um terminal gráfico interativo, o qual permitia ao projetista manipular desenhos que apareciam nas telas em “tempo real” através de uma caneta de luz e um teclado. Naquela época computadores não eram interativos, consistiam em mainframes alimentados por programas escritos à mão e transcritos em cartões perfurados ou fitas magnéticas.

6 Sistema Sketchpad Estes programas eram levados a um centro computacional e rodados em batch-mode. O esquema “time sharing”, na qual várias pessoas poderiam usar a mesma máquina simultaneamente via terminais estava apenas sendo introduzido.

7 Terminais Gráficos Interativos
No inicio do desenvolvimento de CAD, tubos de raios catódicos (CRT) revestidos com fósforo de baixa persistência eram usados como terminais gráficos.

8 CAD e seu Desenvolvimento
A tecnologia de computadores eram muito cara nas décadas de 60 e 70. CAD exigia computadores bastante potentes e caros. Naturalmente, a pesquisa em CAD desenvolveu-se devido a investimentos de órgãos governamentais ou instituições grandes e ricas.

9 CAD e seu Desenvolvimento
O desenvolvimento de CAD concentrou-se basicamente na indústria automobilística e aeroespacial do que em outras áreas, como por exemplo arquitetura.

10 CAD e seu Desenvolvimento
Razões: diferença de tamanho e riqueza das firmas; o custo de projeto em relação ao custo do produto; capacidade das firmas em amortizar o custo de equipamento caro.

11 Computer Aided Architecture Design
Pesquisa em CAAD - Computer Aided Architecture Design começa a desenvolver-se principalmente nas Universidades e centros de pesquisas. Na Inglaterra, o desenvolvimento de CAAD está ligado à grandes projetos do setor público na área de edificações (hospitais, habitação, escolas).

12 Computer Aided Architecture Design
Sistemas CAAD típicos daquela época: tentativa de automatizar a tarefa do designer, em termos de gerar soluções e avaliá-las; o papel do designer ficava reduzido a entrada de dados e, ao ajuste da solução ótima gerada pelo computador à realidade de outros requisitos que não foram considerados pelo sistema. Ex. Whitehead e Eldars(1964)- Rotina de alocação de espaços em hospitais.

13 Computer Aided Architecture Design
Críticas a este tipo de sistemas CAAD foram bastante severas, quanto a consideração a muito poucos requisitos de projeto e também quanto a retirada do projeto das mãos do designer.

14 CAD e seu Desenvolvimento
Enquanto isso, a 4a. Geração de Computadores ( ) trazia o VLSI - Very Large Scale Integration, a integração em um único chip de um processador completo. A redução em tamanho e custo trouxe os minicomputadores e os desktop microcomputadores, permitindo a popularização deste em todas as áreas de nosso dia-à-dia.

15 CAD e seu Desenvolvimento
A 4a. Geração de computadores trouxe muitos desenvolvimentos na tecnologia de videos, dispositivos de entrada e saída. A 2a. , 3a. e 4a. fases de desenvolvimento de CAD aconteceram durante a 4a. Geração de computadores.

16 Segunda fase do CAAD Minicomputadores (time-sharing).
tubos de imagens avançados (tubos de raios catódicos-CRT revestidos com fósforo de alta persistência). digitalizadores(pulsos elétricos em uma grade de fios/ som ultrasonico em uma linha de microfones) ComputerAided Building System, ex. HARNESS (hospitais), CEDAR (environment)

17 Terceira fase do CAAD 32 bits sistemas operacionais multi-usários
videos para gráficos raster. Desenvolvimento de softwares de rendering, shading e hidden surface removal. Muitos dos softwares atuais de CAAD começaram nesta época. Sistemas modeladores 3D que permitem a integração da informação em um único banco de dados.

18 Quarta fase do CAAD Micro-computadores e estações gráfica isoladas (ex. SUN, Apollo) Custos baixam substancialmente motivando a pesquisa e tornando possível o emprego deste em firmas de arquitetura de grande e médio porte. Criação de bureaus de serviço tornavam CAAD possível para pequenas firmas. Nos anos 80, os investimentos foram drasticamente reduzidos para pesquisa. Inicio dos CAAD atuais.

19 Fase Atual do CAAD Inicia com a 5a. Fase de desenvolvimento de computadores. Computadores baseados em processadores de conhecimento e não mais em processadores de informação. CAAD com sistemas de suporte à decisão usando técnicas de inteligência artificial. Realidade Virtual e Artificial no desenvolvimento de modelos.


Carregar ppt "PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google