A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rádio: Gênero publicitário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rádio: Gênero publicitário"— Transcrição da apresentação:

1 Rádio: Gênero publicitário
SPOT, JINGLE E VINHETA OUTUBRO

2 Nesta aula: Definição: spot, jingle e vinheta Dicas úteis

3 SPOT RECLAME OU COMERCIAL DE RÁDIO; MENSAGEM PUBLICITÁRIA SONORIZADA.
São elementos de um bom comercial: Uso inteligente de recursos sonoros Locução convincente

4 JINGLE PEÇA MUSICAL COM FORMATO COMERCIAL; MÚSICA CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA DIVULGAR UM PRODUTO E/OU EMPRESA. Principais Características: Melodia simples Refrão curto Apelo popular (“música da moda”) Uso de clichês e fórmulas repetitivas

5 VINHETA PEÇA SONORA DE CURTA DURAÇÃO E CARÁTER MARCANTE; MENSAGEM PUBLICITÁRIA CRIADA PARA IDENTIFICAR UMA EMISSORA, PROGRAMA OU ATRAÇÃO. A vinheta pode ser apresentada na abertura, no encerramento e nos intervalos ou breaks da produção.

6 DICAS Apresentar com clareza e objetividade aquilo que está sendo anunciado; Utilizar os elementos estritamente necessários para não saturar o ouvinte; A duração de um comercial não deve ultrapassar 30´´: o que vale não é o tamanho ou complexidade da mensagem , mas a sua capacidade de inflexão; O humor é um dos recursos mais poderosos de sedução.

7 Em sala de aula e na escola
Reconstruir a história da propaganda e da publicidade com o objetivo de desenvolver a consciência crítica Por meio da produção de comerciais, entender os processos de produção e seus efeitos Exercitar a criatividade e a capacidade de expressão na criação de spots, jingles e vinhetas Desenvolver a percepção e a sensibilidade musical Usar jingles para memorizar conteúdos Promover festivais/concursos de jingles

8 Referência bibliográfica
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, (Coleção Como usar na sala de aula)

9 Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização
Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço


Carregar ppt "Rádio: Gênero publicitário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google