A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO: ARQUITETURA E URBANISMOS DISCIPLINA: MEIOS DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO II PROFESSOR: REGINALDO SANTOS PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL Como já analisado anteriormente, o projeto consiste em um conjunto de elementos com representações prévias de um produto a ser alcançado ao final de seu processo. Na construção civil, para alcançar o objetivo, que é a edificação em pleno estado de uso e funcionalidade, se faz a utilização de vários tipos de projetos que estão listados a seguir: • Projeto Arquitetônico; • Projetos Complementares; • Hidráulico; – Estrutural – Elétrico; – Prevenção Contra Incêndios; – ProjetoTopográfico

2 Além dos projetos citados, é de grande valia outros elementos utilizados para complementação destes projetos como: • Memorial Descritivo; • Orçamento; • Cronograma Físico/Financeiro; • Caderno de Encargos; • Diário da Obra. Estes conjunto de elemento citados, formam o projeto da edificação.

3 PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. É o projeto “pai”, ou seja, é o balizador para todos os outros projetos (projetos complementares e especificações), os projetos complementares utilizam informações contidas no projeto arquitetônico, em relação à forma de edificação, seu provável uso, materiais a serem empregados etc.

4 • NBR-6492 - Representação de projetos de arquitetura;
É importante relembrar que os projetos complementares e especificações devem estar em conformidade com o projeto arquitetônico, mas isto não quer dizer que o projeto arquitetônico não possa ser alterado por força de um projeto complementar, desde que a haja uma retroalimentação da informação para todos os outros elementos do projeto. NORMA REGULAMENTADORA DE DESENHOS ARQUITETÔNICOS • NBR Representação de projetos de arquitetura; • NBR – Princípios gerais de representação em desenho técnico.

5 O projeto arquitetônico de uma edificação compreende no mínimo:
PLANTA BAIXA É um corte transversal a edificação, a uma altura de 1,50 metros. Através da planta baixa, podemos visualizar os ambientes que compõem o projeto. Feche os olhos e imagine uma casa, visualizando da rua, agora imagine se fosse possível tirar o telhado e visualizá-la de cima, esta é a visão de uma planta baixa. A planta baixa serve de base para a execução dos cortes, fachadas, planta de cobertura, planta de localização, tabela de esquadrias e planilha de estatísticas.

6 - Representar os textos e a cotagem.

7 Elementos que compõe uma planta baixa:
Paredes; Janelas; Portas; Cotas; Cotas de Nível; Projeções; Indicações de Cortes; Indicações de Norte; Escadas; Rampas; Indicações dos Cômodos; Indicação da Área dos Cômodos; Indicação da Pavimentação.

8

9 CORTES São obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes, com a finalidade de permitir esclarecimentos que venham facilitar a execução da obra. • As linhas indicando onde devem ser feitos os cortes são traçados SEMPRE nas plantas do projeto. • Se desenharmos a vista do edifício secionado em um plano vertical, teremos um desenho demonstrativo das diferentes alturas de peitoris, janelas, portas, vergas e das espessuras das lajes do piso, do forro, dos detalhes de cobertura e dos alicerces.

10 Quase sempre uma única seção não é suficiente para demonstrar todos os detalhes do interior de um edifício, sendo necessários, no mínimo dois cortes. Por esse motivo, sempre que apresenta-se um projeto, representamos duas seções: LONGITUDINAL E TRANSVERSAL. Deve-se sempre passar um dos cortes por um dos compartimentos ladrilhados, cujas paredes sejam revestidas por azulejos. Indicamos as seções nas plantas por traços grossos interrompidos por pontos e terminados por setas que indicam a situação do observador em relação ao plano da seção. Assinalamos os cortes por letras maiúsculas. As paredes secionadas devem ser representadas tal como aparecem nas plantas.

11 Passos para montagem de um corte
- Demarcar os limites inferior e superior do corte (contrapiso, laje de forro, etc.); - Demarcar as paredes nos cortes; - Representar as esquadrias; - Representar as louças sanitárias; - Representar os azulejos; - Representar as vigas de fundação; - Representação do telhado; - Representar os textos e a cotagem; - Estimar o tamanho dos desenhos.

12 Cortes

13 CORTES

14 CORTES

15

16 As escalas indicadas para a planta de locação são as 1:100 ou 1:200
PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Indica a posição da construção dentro do terreno. Pode-se fazer um desenho único com a locação e a planta de cobertura. A planta de locação não se limita a casa ou construção. Ela deve mostrar os muros, portões, árvores existentes ou a plantar, a calçada ou passeio e, se necessário as construções vizinhas. As escalas indicadas para a planta de locação são as 1:100 ou 1:200 PLANTA DE SITUAÇÃO Deve-se tomar cuidado para não confundir os conceitos de planta de localização, vista anteriormente, e planta de situação. A planta de situação situa o terreno em relação aos terrenos e quadras vizinhas, na planta de situação é imprescindível a localização do norte e as cotas que demonstram as dimensões do terreno, também é necessário o código de identificação do terreno, esta planta será muito útil na confecção da planilha de estatísticas.

17 PLANTA DE SITUAÇÃO

18 PLANTA DE COBERTURA É na planta de cobertura que será indicado o caimento da cobertura da futura edificação, nela também conterá o tipo de apoio utilizado para as telhas, o tipo do telhamento utilizado, as dimensões do beiral, inclinação das tesouras, calhas e rufos, se existirem.

19 PLANTA DE COBERTURA

20 TABELA DE ESQUADRIAS Legenda a qual possui informações sobre aberturas, portas e janelas. Quando a referência é para janela, denomina-se com a letra J, e quando a referência for para portas, a denominação é a letra P. Estas representações por letras são complementadas por outros caracteres que servem como referência para a legenda e também podem indicar uma das dimensões do objeto ou o material a ser empregado em sua execução, como no exemplo abaixo:

21 Como se pode observar nas descrições das janelas, seus códigos fazem referência ao material utilizado, mas não fazem referência alguma a suas dimensões, e nos códigos das portas, alguns fazem referência ao tipo de material, mas todos fazem referência a dimensão de comprimento das portas.


Carregar ppt "PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google