A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010

2 Organização do Sistema Nervoso
Divisão Órgãos Funções gerais Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e Medula espinhal Processamento e integração de informações Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetores(músculos), por ex.)

3 Neurônios Principal componente do sistema nervoso.
Existem aproximadamente 15 bilhões no corpo. Existem diversos tipos mas com os mesmos componentes básicos.

4 Estruturas do Neurônio
Corpo celular: dá o suporte metabólico a células. Axônio: responsável pela condução do impulso nervoso para o próximo neurônio. Dendritos: responsáveis pela comunicacão entre os neurônios através das sinapses.

5 Estrutura básica do neurônio
dendritos axônio Corpo celular mielina núcleo axônio Bainha de Mielina Nódulos de Ranvier

6 Sinapse Região de transmissão de impulsos nervosos entre as células.
A transmissão se dá através de neurotransmissores.

7

8 Encéfalo (SNC) Cérebro Cerebelo Bulbo

9 O cérebro Centro da inteligência e do aprendizado
Parte externa: substância cinzenta Parte interna: substância branca Áreas conhecidas: visão, audição, olfato, paladar, movimentos e emoções hemisfério direito - a criatividade e habilidades artísticas Hemisfério esquerdo - habilidades analíticas e matemáticas Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto  Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002.

10 Cerebelo: responsável pelo equilíbrio corporal e precisão dos movimentos. Bulbo: responsável pelo controle da respiração, mudanças da quantidade de CO2 do sangue, freqüência dos batimentos cardíacos, espirros, tosse e secreção da saliva.

11 Encéfalo: formado pelo cérebro, cerebelo e bulbo
Área motora voluntária Tato e outras áreas sensoriais Lobo parietal LOBO FRONTAL Pensamento, emoções Área de interpretação ÁREA DE BROCA Parte motora da fala Lobo occiptal: visão Lobo temporal audição Cerebelo: equilibrio Ponte e bulbo: respiração e batimentos cardíacos

12 Proteção do SNC Meninges: são membranas que envolvem o encéfalo e a medula, separando-os das estruturas ósseas (crânio e a coluna). Líquido cefalorraquidiano: preenche os espaços existentes entre os ossos do crânio e da coluna e as meninges, funcionando como um amortecedor que protege o sistema nervoso contra choques.

13 - A dura–máter, a camada mais externa, é espessa, dura e fibrosa, e protege o tecido nervoso do ponto de vista mecânico. - A aracnóide, a camada intermédia, é mais fina, sendo responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano. - A pia-máter, a camada mais interna, é muito fina e é a única membrana vascularizada.

14 Medula espinhal Começa logo abaixo do bulbo e estende-se pelo canal da coluna vertebral. Substância cinza é interna e a branca é externa. Centro de atos involuntários e condutor de impulsos nervosos. Partem 31 pares de nervos chamados de Raquidianos, que se ramificam ligando a medula ás várias partes do corpo.

15

16 Sistema nervoso periférico (SNP)
É constituído por: Nervos cranianos e raquidianos (motores e sensitivos) Gânglios (são acúmulos de neurônios fora do SNC) Terminações nervosas (localizada nas extremidades de nervos sensoriais e motores). Dividido em: SNP – somático SNP - autônomo

17 Nervos cranianos: São 12 pares de nervos com funções motores e sensoriais, que fazem conexão com o encéfalo. Os nervos motores são responsáveis pelo movimento da língua, dos olhos e movimentos laterais e posteriores do pescoço. Os nervos sensitivos são responsáveis aos órgãos dos sentidos.

18

19 SNP somático autônomo Relaciona o organismo com o meio: de modo geral pelos movimentos que executamos Controla as funções internas e vitais, de forma automática parassimpático Simpático

20 Sistema nervoso autônomo

21 Atos voluntários: controlados pelo sistema nervoso somático.
Ex: andar, pegar as coisas, etc Atos involuntários (reflexos): ocorrem sem a nossa vontade. Ex: mão em panela quente

22 O percurso total do impulso: Arco reflexo
Encostar braço na panela quente Estímulo das terminações nervosas Impulso nervoso que percorre dendritos, corpo celular e axônio na medula espinhal (sensorial) O impulso segue para o neurônio motor O impulso chega as células musculares que se contraem em resposta ao estímulo Afastar o braço – Ato reflexo O percurso total do impulso: Arco reflexo

23 Arco Reflexo Substância Branca Substância cinzenta Neurônio sensitivo
Corpusculo de Pacini Neurônio motor medula Músculo efetor

24 Cuidados para evitar danos ao sistema nervoso
Choques mecânicos: quedas, traumas, etc Uso de substâncias químicas: drogas em geral. As substâncias psicotrópicas causam alterações no comportamento, no humor, na cognição e dependência.

25 Drogas Lícitas: produção e consumo são liverados por lei. Ex:cigarro, álcool, solvente, etc. Ilícitas:produção e consumo proibidos por lei. Ex: maconha, cocaína, crack, etc.

26 Drogas depressoras: provocam um funcionamento lento do SNC, ocasionado sono e reflexos lentos. Ex: álcool, cola de sapateiro, remédios para dormir, depressão, etc. Drogas: estimulantes: aumentam a atividade do SNC. Ex: cocaina, crack, ecstasy, moderadores de apetite. Drogas pertubadoras: causam delirios e alucinações: Ex: maconha, LSD e chá de cogumelo.

27


Carregar ppt "Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV -2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google