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Prof.PAULO AMARAL 1. 2 Sistemas Transacionais (Operacionais/Estruturados) SIG Sistemas de Informações Gerenciais SAE SAD SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Exemplos.

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1 Prof.PAULO AMARAL 1

2 2 Sistemas Transacionais (Operacionais/Estruturados) SIG Sistemas de Informações Gerenciais SAE SAD SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Exemplos : Política de Preços Orçamento Análise de Investimentos Controle de Estoques Fluxo de Caixa Controle Orçamentário Contabilidade / Folha Contas a Pagar / a Receber SAE SAD SIG Sistemas de Informações Gerenciais Alta Gerência Gerência Intermediária Área Operacional

3 Prof.PAULO AMARAL 3 Fin. Mktg. Prod. etc... Dimensão Funcional Dimensão Hierárquica Planejam. Estratégico Controle Gerencial Controle Operacional A PIRÂMIDE DOS SISTEMAS Sistemas Transacionais Tipo de Problema ou Decisão Estruturado Semi- Estruturado Não Estruturado

4 Prof.PAULO AMARAL 4 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRANSACIONAIS (SIT) Primeiras aplicações de computador desenvolvidas nas empresas O SIT é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos para registrar transações de negócios completadas (ex : Folha de Pagamentos). Processamento Contracheque Entrada Saída Folha Horas trabalhadas Taxas de pagamento

5 Prof.PAULO AMARAL 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRANSACIONAIS Dão apoio à realização e monitoração das negociações (operações) de uma organização e gera e armazena dados sobre estas negociações. O processamento dos SIT consiste na coleta de dados de entrada, na realização de cálculos, no armazenamento de informações em arquivos ou bancos de dados, e na produção de vários documentos e relatórios empresariais. O SIT está intimamente interligado com as atividades da rotina diária que ocorrem no curso normal dos negócios, dando suporte às mesmas. Normalmente, o SIT é usado e dá suporte às atividades do pessoal da área não-gerencial e pelos níveis da administração operacional da organização. É também uma valiosa fonte de dados de entrada para outros sistemas de informação da empresa.

6 Prof.PAULO AMARAL 6 CARACTERÍSTICAS DO SIT As características gerais do SIT incluem : Grande quantidade de dados de entrada Grande quantidade de saída, inclusive arquivos de dados e doctos. Necessidade de processamento eficiente para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas Rapidez nos recursos de entrada e saída Alto grau de repetição no processamento Computação / Cálculos simples Grande necessidade de armazenamento Necessidade de edição e atualização dos dados Necessidade de auditoria p/assegurar que a alimentação dos dados, processamento, procedimentos e saída estejam corretos, precisos e válidos Impacto do sistema sobre um grande número de usuários Impacto grave e negativo sobre a organização em caso pane no SIT ou falha de operação Alto potencial de problemas relacionados com segurança

7 Prof.PAULO AMARAL 7 MÉTODOS DE PROCESSAMENTODE TRANSAÇÕES Coleta de Dados de Entrada Saída Processamento em Batch Saída Processamento online Terminal

8 Prof.PAULO AMARAL 8 COMPONENTES DO SIT Entrada de Dados on-line Arquivos e BDs Atualizados Relatórios Operacionais Arquivos editados de transações Documentos de rotina Outras saídas SIT Processamento Comunicação com outros sistemas

9 Prof.PAULO AMARAL 9 EXEMPLOS DE SIT Folha de Pagamentos Contabilidade Processamento de Pedidos Faturamento Controle de Estoques Contas a Receber Contas a Pagar Compras Recebimento Expedição etc...

10 Prof.PAULO AMARAL 10 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) SIG é um agrupamento de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos usados para oferecer informações de rotina aos administradores e tomadores de decisão. O SIG focaliza a eficiência operacional. O SIG fornece tipicamente relatórios pre-programados gerados com dados e informações do SIT Banco de Dados Comum SIT SIG de MKTG SIG de MKTG SIG de MKTG SIG de MKTG SIGs Funcionais

11 Prof.PAULO AMARAL 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS A finalidade principal de um SIG é ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar com mais eficácia. Normalmente, o SIG gera relatórios resumidos obtidos pela filtragem e análise de dados detalhados dos arquivos transacionais e apresentam os resultados aos administradores. Estes relatórios ajudam os administradores, fornecendo-lhes informações para a tomada de decisões. Um importante papel do SIG é fornecer a informação certa à pessoa certa da maneira certa e no momento certo.

12 Prof.PAULO AMARAL 12 CARACTERÍSTICAS DOS SIG Produzem relatórios programados, sob solicitação e de exceção Geram relatórios de saída com formatos fixos e padronizados Produzem relatórios impressos e em tela de computador Usam dados internos armazenados nos sistemas do computador Os relatórios são desenvolvidos e implementados basicamente pelo pessoal de Informática. Os usuários são apenas envolvidos no projeto dos relatórios Necessitam de uma solicitação formal por parte dos usuários para serem desenvolvidos Fornecem suporte aos administradores em seu trabalho para atingir as metas empresariais e geralmente se tornam uma vantagem competitiva Cada área funcional da empresa utiliza seu próprio conjunto de subsistemas de funções específicas, que interagem com o SIT assim como com o SIG Os SIG funcionais precisam ser integrados através de um banco de dados comum e compartilhado por todas as áreas da organização

13 Prof.PAULO AMARAL 13 EXEMPLO DE SIG : SIG FINANCEIRO Missão estratégica Sistema de Informações Transacional Fontes Externas Previsão Financeira Dados Financeiros dos Deptos. (lucros / perdas / custos) Auditoria Auditorias Internas e Externas Previsões Financeiras Extratos Financeiros Usos e Gerenciam. de Verbas Estatísticas Financeiras para Controle ENTRADAS SUBSISTEMAS SAÍDAS

14 Prof.PAULO AMARAL 14 SISTEMAS DE APÓIO À DECISÃO (SAD) SAD é um grupo organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos usados para dar apoio à tomada de decisões referentes a problemas específicos. O SAD focaliza a eficácia da tomada de decisão. O SAD é usado quando o problema é complexo e a informação necessária à melhor decisão é difícil de ser obtida e usada, e envolve o julgamento gerencial. Os elementos essenciais do SAD incluem uma série de modelos de apoio aos tomadores de decisão ou usuários (base de modelo), uma coleção de fatos e informações para assistir na tomada de decisões (banco de dados) e sistemas e procedimentos (interfaces com o usuário) e que ajudam os usuários a interagir com o SAD. Gerador De SAD Interface com o Usuário Base de Modelo Banco de Dados

15 Prof.PAULO AMARAL 15 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CARACTERÍSTICAS : Dão suporte a problemas pouco ou não estruturados, não rotineiros Manipulam normalmente grandes volumes de dados. Permitem que os tomadores de decisão busquem informações em bancos de dados. Obtêm e processam dados de fontes diferentes Proporcionam flexibilidade de relatórios e de apresentações Possuem orientação tanto textual quanto gráfica Executam análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados Dão suporte às abordagens de otimização e satisfação (o sistema pode achar uma ótima solução, não necessariamente a melhor) Executam análise de simulações, estudo de alternativas e análise de cumprimento de metas São mais flexíveis que os SIG e têm o potencial de auxiliar os tomadores de decisão em uma grande variedade de situações

16 Prof.PAULO AMARAL 16 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO COMPONENTES : BDs Externos Banco de Dados Acesso a outros sistemas computacionais Acesso externo ao banco de dados Interface com o usuário Banco de Dados SGM Gerador de SAD SGBD LEGENDA : SGBD – Sistema de Gerenciam. de Banco de Dados SGM – Software de Gerenciam. de Modelos

17 Prof.PAULO AMARAL 17 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO BANCO DE MODELOS : Proporciona aos tomadores de decisões acesso a uma variedade de modelos e auxilia-os no processo decisório. O Banco de Modelos pode incluir um software de gerenciamento de modelos (SGM) que coordena o uso de modelos no SAD. Os modelos podem ser Financeiros, de Análises Estatísticas, Gráficos, e de Gerenciamento de Projetos. INTERFACE COM O USUÁRIO : A Interface com o usuário, também chamada de Gerenciador de Diálogo ou recurso de Gerenciamento de Diálogo, possibilita que os usuários interagem com o SAD para obter informações. O Gerenciador de Diálogo auxilia em todos os aspectos das comunicações entre o usuário e o SAD. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS : O SGBD consiste num grupo de programas que executa a manipulação real do Banco de Dados e fornece uma interface entre o BD e o usuário ou entre o BD e os programas aplicativos.

18 Prof.PAULO AMARAL 18 SISTEMAS DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) O SSE fornece diversas ferramentas de modelagem e análise para capacitar os usuários a analisar problemas de forma integral, ou seja, possibilita que o usuário responda perguntas. O SSE é uma ferramenta interativa e útil que permite que o executivo focalize, filtre e organize dados de modo que possa fazer uso mais efetivo deles. EXEMPLO : Sistema usado pela HERTZ, empresa de aluguel de carros, que permite que os executivos examinem as tendências de aluguel e leasing relativas a uma determinada área geográfica tocando num mapa, a fim de fazer uma análise da política de taxas corporativas (identificando as empresas que geram negócios suficientes para terem direito a um certo desconto).

19 Prof.PAULO AMARAL 19 SISTEMAS DE SUPORTE EXECUTIVO O SSE é um SAD especializado que auxilia os executivos da organização no seu processo de tomada de decisões. É também chamado de Sistema de Informações Executivas (SIE). Os SSE são geralmente desenvolvidos sob medida para executivos individualmente, enquanto os SAD não são destinados a um usuário específico. CARACTERÍSTICAS : Facilidade de uso Permitir o acesso e a utilização de uma vasta gama de recursos computacionais (hardware, software, bancos de dados). Manipular uma variedade de dados internos e externos, qualitativos e quantitativos Executar sofisticadas análises de dados Oferecer alto grau de especialização Fornecer flexibilidade Oferecer recursos abrangentes de comunicações Dar suporte a todos os aspectos da tomada de decisões São sistemas de alto risco e elevado retorno

20 Prof.PAULO AMARAL 20 SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) Os sistemas de IA incluem as pessoas, procedimentos, hardware, software, dados e conhecimento necessários para desenvolver sistemas computacionais e máquinas que demonstram características de inteligência. Têm a capacidade de imitar ou replicar as funções do cérebro humano. O objetivo do sistema de IA não é substituir completamente a tomada de decisões humana, e sim reaplicá-la em certos tipos de de problemas bem definidos.

21 Prof.PAULO AMARAL 21 COMPARAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NATURAL

22 Prof.PAULO AMARAL 22 COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Sistemas Especialistas : Um SE age ou comporta-se como um ser humano em um campo ou área. Robótica : Envolve o desenvolvimento de dispositivos mecânicos ou baseados em computador para realizar tarefas que exigem alto grau de precisão ou são tediosas ou perigosas para seres humanos.Combina os recursos das máquinas de alta precisão com um sofisticado software de controle. Sistemas de Visão ou Perceptivos : Sistemas que incluem hardware e software que possibilitam aos computadores capturar, armazenar e manipular imagens visuais e figuras. Podem ser usados em conjunto com robôs para prover visão a estas máquinas.Simulam os sentidos humanos. Processamento de Linguagem Natural : Possibilita que o computador compreenda e reaja a instruções e comandos emitidos em uma linguagem natural, como o português ou inglês. Podemos falar com o computador para dar instruções ou armazenar dados.

23 Prof.PAULO AMARAL 23 COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Sistemas de Aprendizagem : É uma combinação de software e hardware que permite ao computador modificar a maneira como ele funciona ou reage a situações com base no retorno que recebe. Redes Neurais : Um rede neural é um sistema de computador que pode funcionar como o cérebro humano ou simular seu funcionamento.As redes neurais podem processar muitos dados de uma vez e aprender a reconhecer padrões.Os sistemas então se auto- programam para resolver por si mesmos problemas relacionados. Suas características são : Capacidade de recuperar informações mesmo que alguns nós neurais falhem. Modificação rápida de dados armazenados como resultado de novas informações Capacidade de descobrir relacionamentos e tendências em grandes bancos de dados Capacidade de resolver problemas complexos para os quais não se dispõem de informações completas.

24 Prof.PAULO AMARAL 24 SISTEMAS ESPECIALISTAS (SE) O SE é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos para usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma decisão em uma área ou disciplina. Funcionam como um profissional especializado com muitos anos de experiência em um determinado campo de conhecimentos. São compostos de três elementos : Uma Base de Conhecimento que é um conjunto de dados e informações sobre um campo ou área; Uma Base de Regras que consiste numa série de regras ou relações usadas para ajudar a tomar boas decisões; Um Motor de Inferência que interage com a Base de Conhecimentos e a Base de Regras, a fim de formular conclusões, fazer sugestões, e fornecer pareceres especializados como os profissionais especialistas. Uma interface com o usuário dá ao tomador de decisões acesso ao SE.

25 Prof.PAULO AMARAL 25 SISTEMAS ESPECIALISTAS Folha BASE DE REGRAS MOTOR DE INFERÊNCIA BASE DE CONHECIMENTO Sistema Especialista INTERFACE COM O USUÁRIO EXEMPLOS : Desenvolvimento de Plano de Marketing para um novo Produto; Novas estratégias de Investimentos; Planejamento de Recursos de Capital; Análise de Pedidos de Empréstimos; Bolsa de Valores; Gestão Financeira; Produção; Pesquisa de Petróleo; Diagnósticos médicos etc...

26 Prof.PAULO AMARAL 26 SISTEMAS ESPECIALISTAS CARACTERÍSTICAS : Capacidade de explicar seu raciocínio e as decisões escolhidas Apresentar comportamento inteligente (propor novas idéias ou abordagens para a solução de problemas) Manipular informações simbólicas (imagens visuais) e tirar conclusões Tirar conclusões de relacionamentos complexos (avaliando dados relacionados de modos altamente complexos) Proporcionar conhecimento portátil (absorvendo e preservando o conhecimento humano) Poder lidar com a incerteza (conhecimento incompleto ou não totalmente preciso) Não amplamente utilizados ou testados nas organizações Difíceis de serem usados Limitados em sua maioria a problemas relativamente simples Não podem lidar facilmente com base de conhecimento mesclado (que combine regras e casos diferentes) Possibilidade de erro e dificuldade de manutenção e atualização Incapacidade de refinar o próprio banco de dados de conhecimentos (adquirir conhecimentos diretamente) Podem ter custos elevados de desenvolvimento Levantam questões legais e éticas

27 Prof.PAULO AMARAL 27 Banco de Dados De Transações Rede Neural Identificar padrões de atividades fraudulentas ou suspeitas Lojas / Bancos / Empresas de cartão de crédito Comerciantes / Proprietários de cartão de crédito / Criminosos Incidências de uso fraudulento de cartões de crédito Reduzir fraudes de cartão de crédito Reduzir custos EXEMPLO DE USO DE REDES NEURAIS SISTEMA DE DETECÇÃO DE FRAUDES EM CARTÕES DE CRÉDITO – (MASTERCARD)

28 Prof.PAULO AMARAL 28 SIGLAS E TIPOS DE SI


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