A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre."— Transcrição da apresentação:

1 Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre sem depender da água para a respiração ou para a reprodução.

2 Adaptações para a vida na terra
Pulmões mais eficientes, isto é, com maior número de alvéolos suficiente para as atividades respiratórias: Ovos com casca e com um equipamento que permite o desenvolvimento do embrião no seu interior; Pele seca, sem glândulas e mucosas, recobertas por escamas ( cobras e lagartos) ou placas córnea s (jacarés e crocodilos) ou ossos dérmicos (tartarugas).

3 Classificação dos répteis
Crocodilianos Quelônios Escamados

4 Características Gerais
Tegumento – Corpo coberto por carapaças, escamas e placas ou placas córneas,não possui glândulas; Alimentação – quelônios e certos lagartos herbívoros, a maioria são carnívoros; Respiração pulmonar; Temperatura do corpo – são ectotérmicos (aquecem seu corpos por meios externos de calor, como o Sol ou a superfície quente de uma rocha); Sistema digestório – completo e termina numa cloaca;

5 Coração dividido em 3 cavidades (átrio direito, que recebe o sangue venoso, átrio esquerdo, que recebe o sangue arterial, e um ventrículo, no qual os sangues venoso e arterial se misturam.

6

7 Reprodução - Sexos separados; Fecundação interna, isto é, os machos, durante a cópula, lançam os espermatozóides no interior do corpo da fêmea. Na maioria são ovíparos, põem ovos com casca e com estruturas que facilitam a sobrevivência do embrião no interior do ovo e, portanto, fora da água. Gema ou vitelo – contém proteínas e gorduras que nutrem o embrião; Bolsa d’água ou âmnio – impede a desidratação do embrião e protege contra choques mecânicos; Alantóide – acumula excreta do embrião, retira oxigênio do ar, elimina gás carbônico e retira cálcio da casca do ovo; Os répteis possuem desenvolvimento direto. Algumas cobras são ovovivíparas, isto é, os ovos são chocados no interior do corpo da fêmea, e na postura os filhotes já estão desenvolvidos.

8 Jibóia: cobra vivípara

9

10

11 Cobras peçonhentas no Brasil
Cobras peçonhentas = secretam sustâncias tóxicas conhecidas como veneno Cobras peçonhentas no Brasil Gênero Botrops (jararaca e urutu); Gênero Crotalus (cascavel); Gênero Lachesis (surucucu); Gênero Micrurus (coral verdadeira).

12

13

14 DENTIÇÃO NAS COBRAS DENTIÇAO ÁGLIFA – dentes iguais, não apresenta canal ou sulco para inocular veneno. Não apresentam perigo(jibóia e sucuri). DENTIÇÃO OPISTÓGLIFA – dente inoculado na região posterior do maxilar superior( coral falsa e cobra cipó). DENTIÇÃO SOLENÓGLIFA - dente inoculador com canal interno por onde o veneno passa, sendo introduzido na vítima. O dente se projeta para frente na hora do bote (cascavel). DENTIÇÃO PROTERÓGLIFA – dente inoculador com um sulco na parte anterior superior do maxilar (corais verdadeiras).      

15 O veneno das cobras peçonhentas produzem efeitos específicos
O veneno das cobras peçonhentas produzem efeitos específicos. Mas podemos considerar dois tipos de efeito: - Ação local: forte dor na região da mordida, podendo causar necrose dos tecidos próximos; - Ação geral: ocorre quando o veneno, levado pelo sangue, afeta o sistema nervoso, e em conseqüência, outras sistemas. São mais afetada a circulação e a respiração. Em casos de acidentes com picadas de cobra, a vítima deve ficar deitada em repouso, com o membro em posição mais elevada; Levar a vítima par o serviço de saúde mais próximo para tomar o soro específico. EXTRAÇÃO DO VENENO

16


Carregar ppt "Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google